Muito comum nos campings particulares, as barracas fixas estruturais fazem parte do rol dos campistas mensalistas. Não necessariamente são barracas tradicionais que desmonta e são guardadas em bolsas para transporte, algumas vezes são construídas com estruturas tubulares metálicas e lonas de forma definitiva. Apesar de não serem apreciadas pelas regras do Camping Clube do Brasil, acabaram se tornando comuns em alguns campings da rede garantindo uma renda mensal importante.
No último dia 23 de abril, em reunião da diretoria do CCB, discutiu-se deliberações no sentido de preservar a disciplina no uso dos diferentes equipamentos de camping com vistas a regular a padronização e a ocupação dos espaços e equilibrar os benefícios da coletividade acampada.
A primeira Resolução Nacional aprovada cuida de ratificar as normas e rotinas consagradas no Regulamento de Uso dos Campings, especialmente em seus itens 11 (coibindo o uso de equipamentos e acessórios inadequados), e 15 (ocupação correta dos espaços pré-determinados) e da Resolução Nacional nº01/86, referindo-se especialmente aos trailers, motor-homes, campers, móbil-homes e assemelhados.
A outra Resolução Nacional aprovada na reunião regulamenta a montagem e o uso das recentes “barracas estruturadas” atualmente já existentes em alguns campings da rede, disciplinando a sua forma de montagem da estrutura metálica, das coberturas e dos fechamentos laterais, no sentido de manter rigorosamente o conceito de equipamentos facilmente desmontáveis. Pela Resolução Nacional editada, a partir do dia 25 de abril passado, fica terminantemente vedado o ingresso, montagem e uso de novas “barracas estruturadas” nos campings do CCB.
A íntegra das duas resoluções aprovadas pela Direção Nacional estão disponíveis nas portarias dos campings da rede e serão publicadas na próxima edição do jornal da associação, assim como as Tabelas de Taxas que vão vigorar a partir de julho próximo.
Gostaria de saber se está ativo ainda o CCB, pois sempre sinto necessidade de acampar e não vejo ais opções seguras.