Um importante personagem do campismo tem muito a ver com a história do alpinismo brasileiro. Ricardo Menescal, fundador do Camping Clube do Brasil falecido em 2002, estava na turma que desbravou a Chaminé Gallotti – 4ª via de acesso ao cume do morro do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro. Encontramos este filme documentário de 2004 em homenagem aos cinquenta anos da conquista.
Além de pioneiro no campismo, Menescal também protagonizou importantes conquistas no mundo do montanhismo, como a conquista do Aconcágua (em 1953), além da Gallotti. Junto com Antonio Marcos de Oliveira, Laércio Martins, Patrick White, e Tadeusz Hollup conquistaram a quarta via de acesso ao topo do Pão de Açúcar, mas não foram poupados de um fato assustador ao se certificarem que não foram os primeiros a passar por ali.
Em uma fenda no caminho eis que Antonio Marcos se depara com um corpo de um homem mumificado preso pelo queixo, inicialmente pensando tratar-se de uma mulher. As fotos abaixo foram colocadas em tamanho mínimo exatamente para não causar espanto, podendo ser ampliadas clicando sobre elas.
O acontecimento gerou um documentário que ganhou até premio vencedor do Festival Kmon de Curta Metragens de Montanha 2009. Com um tom de “pastelão” faz uma singela homenagem aos desbravadores e aos, na ocasião, 50 anos do acontecimento. Assista acima.