Mais um verão chegou ao fim. Sem dúvida a estação do ano mais aproveitada pelos campistas que procuram as praias e campo atrás de muito sol, mar, piscinas e cachoeiras. São apenas três meses que englobam muitos feriados nacionais, além de férias. Mas não é só de verão que vive o campismo. Nosso país tropical reserva raras belezas em seus diversificados climas que podem ser bem variados durante o ano. Seja bem vindo o outono.
Outono é tido como uma estação de renovação. A transição entre o calor do verão e o frio intenso do inverno tem como seu principal símbolo as folhas secas das árvores. Neste período de entrega, a natureza deixa ir embora o que não lhe servirá mais para conservar o mais importante e vital. No caso das árvores, deixam suas folhas que não resistiriam ao inverno cortante interrompendo bruscamente sua respiração. Então é tempo de baixarem a bola e se preparar para mais um ciclo de suas vidas.
Para o campismo o outono pode significar oportunidades de curtir lindas paragens com climas amenos. As chuvas fortes e repentinas já não são tão corriqueiras. O sono matinal já fica mais prolongado com a temperatura mais agradável e para quem curte o clima mais fresco, principalmente a noite já conta com um gostinho extra em volta da fogueira, na cozinha e no vinho preferido.
Feriados
Os feriados nacionais mais conhecidos no outono são a Páscoa, Tiradentes, primeiro de maio e Corpus Christi. Os feriados religiosos sempre caem em dias fixos da semana, a páscoa de sexta-feira e Corpus Christi de quinta e sexta.
Destinos
Para quem não abre mão do calor do verão, ainda é tempo de curtir as praias ou regiões mais quentes do interior. Já quem não vê a hora de chegar o friozinho, poderá buscar as montanhas. Cidades de Serra já contam com as noites geladinhas com o entardecer ameno e mais seco. Para buscar isolamento, a estação mais encaixada ajuda e muitos são os destinos que podem contribuir com isto.
Cuidados
Com a chegada da nova estação os principais cuidados em relação ao campismo está no checklist e no atenção com o entorno. É hora de preparar as cobertas, os sacos de dormir e principalmente os agasalhos. Não é incomum termos surpresas no acampamento após meses sem lembrar que aquele moletom existia. Outro fator importante é com a natureza. Ao mesmo tempo que a temperatura convida àquela fogueira noturna, devemos lembrar que a estação traz um clima cada vez mais seco e com muita matéria orgânica no solo devido à perda das folhas das árvores. Portanto cuidado redobrado com o fogo. Limpe a área em volta e nunca deixe a fogueira sem a supervisão de alguém.
Agora é hora de renovar também sua alma campista. Sonhar… planejar… e acampar…