Publicidade:
 

No último domingo foi inaugurada a rota Marcia Prado que liga o circuito de bicicleta de São Paulo a Santos. Após anos de movimentos relativos à limitação que se agravava principalmente pela proibição de pedalar pelas rodovias Anchieta e Imigrantes e a dura fiscalização, é possível agora descer legalmente a Serra do Mar desde a Capital paulista em direção ao litoral mesmo com alguns percalços a serem melhorados.

A Rota Cicloturística Márcia Prado foi oficializada em 2018 pela lei Estadual 16.748/18. O nome escolhido foi uma homenagem à ciclista atropelada e morta na Av. Paulista em 2009 e que ganhou muita mídia na época – Marcia Regina de Andrade Prado. O desejo dos ciclistas pela rota era não só pela travessia, mas também pelo prazer de vencer uma das mais fantásticas serras do sudeste brasileiro. Aquela mesma cujos bandeirantes tiveram que desbravar após o descobrimento, para ganhar o interior do país. O percurso foi inspirado no trajeto da última viagem de Márcia. Entre São Paulo e Santos, passando por São Bernardo do Campo e Cubatão, o circuito totaliza cerca de 100km. A estrada de manutenção do sistema Anchieta-Imigrantes é grande parte do circuito.

Publicidade:

O trajeto ainda possui desafios para serem melhorados, como conta o video (abaixo) do canal “bike é legal“. Passa por trechos de asfalto, terra (alguns ruins), passarelas, escadas e até mesmo uma balsa que atravessa a represa da Billings. A inauguração ocorreu sem cerimônias e nem autoridades, mas sim por milhares de ciclistas. O site bikezonasul possui um artigo bem detalhado e mapeado da rota. Para acampar, o destino final e as cidades vizinhas não costumam ser fortes para campings, mas é porta de entrada para seguir para o Sul (Itanhaém e Peruíbe) e Norte (Bertioga, São Sebastião, Caraguá, Ilhabela e Ubatuba).

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!