Publicidade:
 

Que a chegada da STARLINK ao mercado brasileiro foi uma revolução não se discute. Principalmente para os campistas e caravanistas, o sistema de internet de alta velocidade que funciona em qualquer local com comunicação via satélite rompeu a barreira do isolamento de comunicação em paragens longínquas. Apesar de ser infinitamente mais barata em relação aos antigos sistemas satelitais de alta capacidade, para os viajantes “pessoas físicas” ainda pode representar um custo um tanto alto. Ainda mais porque nos últimos meses a gigante de Elon Musk resolveu aumentar o valor do plano móvel, que permite o uso em movimento e em diferentes locais, o que não é admitido nas modalidades residenciais. A Kuiper, empresa do, também gigante, Jeff Bezos (da Amazon) já está programada para lançar seus satélites e operar sua internet de baixa órbita em breve. A expectativa dos brasileiros é que esta concorrência possa fazer os valores mensais do serviço diminuírem. Será?


Já na primeira versão, já houve adesão dos RVs

Se há 5 anos atrás, alguém lhe dissesse que haveria uma internet via satélite, de alta velocidade e baixa latência, com plano de uso ilimitado de dados, que funcionaria tanto numa cidade quanto na mais distante tribo no interior da Amazônia, que funcionaria com uma antena não maior do que uma pizza e que custaria pouco mais de R$ 200,00 por mês, você acreditaria? Pois o bilionário Sul Africano Elon Musk conseguiu não só tornar isto possível em poucos anos, como conseguiu tornar este produto muito popular aqui no Brasil. Não somente no meio rural, que sofria demais com os altos valores da velha internet tipo “Rughesnet” que entregava uma velocidade pífia em um plano de dados cuja franquia era de chorar, como também entre os campistas e caravanistas, que rapidamente trataram de utilizá-lo no teto de seus motor homes. O que poucos sabem, é que o, também bilionário, Jeff Bezos, dono da gigante Amazon, também já vislumbrava desenvolver um sistema muito parecido na época.

Publicidade:

SATÉLITES DE BAIXA ÓRBITA: Este é o segredo que fez com que a internet satelital se tornasse viável, rápida e acessível. Estando mais próximos da terra, os satélites podem trocar comunicação com muito mais eficiência e velocidade e dependendo de transmissores terrestres muito mais simples. Nos satélites Geo Estacionários usados há décadas, mesmo que se conseguisse grande velocidade de internet utilizando equipamentos parrudos e caros, demorava muito para um sinal sair da terra até chegar no espaço para ser replicado novamente para o destinatário. Este movimento se denomina “latência”, o que dificultava comunicações de ações rápidas, como jogos online, tele conferências e até mesmo operação de máquinas agrícolas e de mineração. Hoje, estas operações estão não somente atendidas, como também com custos de manutenção absolutamente menores assim como o custo dos equipamentos.

SOLUÇÕES MÓVEIS EMBARCADAS: Além da simples instalação ou adaptação da antena no teto de veículos, também empresas especializadas desenvolveram soluções totalmente embarcadas e preparadas para aplicação em movimento no teto de carros, máquinas agrícolas, caminhões, ônibus e motor homes. Nós mesmos aqui no MaCamp utilizamos a da mais recomendada, a PRIME FIELD que contem em um único case (intitulado MOVE2GO) todo o sistema da antena e modem, roteador e fonte embutidos, dispensando o uso de inversor e funcionando apenas ligada na tomada 12V do carro.

KUIPER VEM AÍ: Com início do lançamento de satélites ao espaço previsto para o final deste 2024 e testes, o serviço será iniciado somente em 2025, sendo iniciados nos mercados da América do Norte, Europa, Austrália e Nova Zelândia. Isto porque a empresa dividiu em três fases a sua abrangência celeste, iniciando nas regiões polares em direção à linha do Equador. Por este motivo, o Sul do Brasil deverá ser agraciado pela solução em primeiro lugar, sendo distribuído em todo o território nacional até 2026.

CONCORRÊNCIA BENÉFICA: Tanto estas quanto outras empresas que venham a operar sistemas parecidos, serão sempre bem vindas para que a briga pelos clientes possa baixar os valores tanto de equipamento quanto de planos mensais. Certamente que em pouco tempo, empresas como a Prime Field desenvolverão cases para todas elas, podendo dar liberdade de escolha para os usuários. Que venha a Kuiper!

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!