Publicidade:
 

Assim como qualquer refrigerador ou freezer que funcione a compressor, seja residencial ou específico para usos off-road ou recreativo, um cuidado extremamente importante a ser observado é quando o aparelho é virado de lado ou de cabeça para baixo. No caso de geladeiras e freezers residenciais, a inclinação em 90º é comum somente em momentos de transportes e mudanças. Já nos equipamentos de cunho PORTÁTIL, como geladeiras automotivas, a coisa fica mais extrema. Principalmente quando movimentamos o equipamento desligado sem uso, ou no momento daquela lavagem mais radical que é preciso virá-la para entornar a água.  É fundamental e necessário aguardar o tempo regular para que o óleo assente no compressor. Caso contrário o resultado será a morte súbita da geladeira. Por esta razão, todos os fabricantes de geladeiras consideram como fator de “perda de garantia” nos problemas no compressor oriundos da falta deste cuidado.

Publicidade:

GELADEIRAS PORTÁTEIS

Os principais usos das geladeiras portáteis no Brasil são: Uso no CAMPING, aplicação nos VEÍCULOS de passeio e modalidades Off-Road e principalmente nos CAMINHÕES. Diante deste cenário temos duas ocorrências comuns que levam aos equipamentos sofrerem tombamentos: A virada total em até 180º nos casos de lavagem e assepsia do equipamento onde se busca entornar a água que foi usada para o enxágue e no caso dos caminhões, o rebatimento da cabine ou do caminhão inteiro em casos de plataformas de descargas.

O QUE FAZER

O cuidado é muito simples. Nenhum movimento é proibido. Você pode virar sua geladeira sem problemas para lavagem ou mesmo para rebater a cabine do caminhão. Contanto que se tomem 2 cuidados:

1- DESLIGAR A GELADEIRA ANTES DO MOVIMENTO.

2- AGUARDAR 2H PARA RELIGAR (4h caso tenha sito tombada 180º)

IMPORTANTE

A virada do compressor de geladeira em 180 (de cabeça para baixo) nunca é 100% garantida, pois quanto mais tempo passar com o óleo penetrando na tubulação, maior a chance de que este não saia mais do circuito mesmo que se passem dias na posição vertical. O compressor poderá queimar. Portanto este movimento mesmo não sendo aconselhado, deveria ser extremamente rápido. Recomenda-se lavar a geladeira esfregando detergente neutro dom esponja macia e depois retirar a espuma com pano molhado até a limpeza e secagem total. Assim não será necessário o tombamento do produto.

SELO DE ADVERTÊNCIA

Nossa parceira RESFRI AR, especializada em geladeiras portáteis inclusive fixa em seus produtos um selo de advertência sobre esta ocorrência.

O QUE ACONTECE AO TOMBAR OU VIRAR A GELADEIRA?

O compressor de geladeira funciona com uma “câmara” onde o gás circula e é comprimido para percorrer a tubulação de saída e entrada. Lá dentro, além dos demais componentes do motor, existe um óleo que fica depositado no fundo e é espalhado pelos componentes enquanto o motor funciona. Na foto abaixo com um exemplo demonstrativo de câmara transparente, podemos ver o óleo depositado no fundo. Agora imagine tudo virado de cabeça para baixo. O óleo que ficará todo depositado no topo, começará a penetrar pelos tubos que podemos observar em cobre nas laterais.

USO EM OFF ROAD, LADEIRAS E TREPIDAÇÕES

Movimentos rápidos de tombamento da geladeira portátil não trarão este efeito nocivo do óleo no topo do compressor. Isto porque o líquido é viscoso e se movimenta vagarosamente no interior da câmara e o óleo acaba não indo para a tubulação. Estradas esburacadas, ladeiras íngremes, inclinações laterais radicais do mundo do off road certamente não trazem riscos para os equipamentos

 

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

6 COMENTÁRIOS

  1. Obrigado pela publicação. Chegou meu frigobar e, pra tirar da caixa, embora tenha sido rápido, ele ficou a 180 graus. Minha mãe comentou sobre não poder virar e fui pesquisar a respeito.

  2. A transportadora entregou minha geladeira de cabeça para baixo, estou preocupada, olhei pela câmera e ficou cerca de 15 minutos nessa posição, será que haverá problemas?

    • PRovavelmente não, mas é bom deixar o máximo de dias possível com ela na posição normal para que o óleo desça todo. jamais ligá-la antes disso

  3. Minha geladeira ficou virada ligada na oficina por dois dias com a cabine vasculhada será que vou ter problemas com a refrigeração? Vou deixar ela desligada por 24horas pra religar

    • dependendo da marca e da versão, existem sensores de inclinação que a desligam. se ela desvirou e continua funcionando sem problemas. senao sempre é bom desligá-la e aguardar 24 horas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!