Curiosidade: No Reino Unido é Possível Acampar Numa Igreja
Publicidade:
 
Três antigas igrejas rurais inglesas abriram-se para hóspedes. Uma santa estadia, com direito a serão à luz das velas, cama e refeição. “CHAMPING” é o apelido dado. Ali não se usa barracas, mas estendem-se colchonetes no piso e o ambiente é todo iluminado pelo fogo.

Receber as chaves de uma pequena igreja rural desativada. Estender o saco de dormir entre os arcos da nave principal, junto ao altar ou num dos antigos bancos de igreja cercados por divisórias de madeira. Iluminado à luz das velas entre os sons do campo e, na manhã seguinte, um café da manhã completo entregue por um residente local.

É este o conceito do champing (“church”, igreja + “camping”, acampar), um projeto de hospedagem em regime de bed&breakfast (cama e café) em antigas igrejas rurais. A ideia foi lançada oficialmente este ano pela organização britânica Churches Conservation Trust, que expandiu o conceito a mais dois templos, depois do sucesso do projeto piloto criado em 2014 na Igreja de Todos os Santos, na vila de Aldwincle, em Northamptonshire.

“É ótimo poder ferecer aos hóspedes a oportunidade de entregar-lhes a chave de uma das nossas igrejas por um fim-de-semana, para que possam não só apreciar a beleza interior destes edifícios, mas também sair e desfrutar da beleza natural da Inglaterra rural da mesma forma que os nossos antepassados teriam feito, viajando a pé, jantando num pub local e vivendo as paisagens e os sons do campo”, afirma Peter Aiers, director da organização no sueste do país, região onde se localizam as três igrejas abrangidas pelo projecto, no site da Churches Conservation Trust.

Publicidade:

Além da Igreja de Todos os Santos, com os seus “arcos medievais de pedra calcária” e “torre esculpida no século XV”, o projeto inclui agora outros dois templos religiosos. A Igreja de Santa Maria a Virgem, em Fordwich (Kent) – que guarda no seu interior pinturas murais do século XVII e a Pedra Fordwich, que terá “sido pensada para ser um santuário para as parte do corpo, ou relíquias, de um santo, talvez Santo Agostinho de Cantuária” (mais um detalhe: Fordwich é reconhecida pelo Guinness como a menor cidade da Grã-Bretanha). E a Igreja de São Ciríaco e Santa Julita, na pequena aldeia de Swaffham Prior, em Cambridgeshire, com o seu “campanário octogonal do século XV de seis sinos” e um “elegante interior georgiano de fantástica acústica”.

O projeto inclui ainda a possibilidade de serem organizadas atividades como caminhada, canoagem ou yoga.

O pernoite custa 60 libras (R$ 285,00) por pessoa, incluindo café da manhã.

SOBRE O REINO UNIDO

O Reino Unido é uma união política de quatro “países constituintes”: Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales. O governo é regido por um sistema parlamentar, cuja sede está localizada na cidade de Londres, a capital, e por uma monarquia constitucional que tem a rainha Isabel II como a chefe de Estado. As dependências da Coroa das Ilhas do Canal (ou Ilhas Anglo-Normandas) e a Ilha de Man (formalmente possessões da Coroa), não fazem parte do Reino Unido, mas formam uma confederação com ele.

O país tem quatorze territórios ultramarinos, todos remanescentes do Império Britânico, que no seu auge possuía quase um quarto da superfície da Terra, fazendo desse o maior império da história. Como resultado da era imperial, a influência britânica no mundo pode ser vista no idioma, na cultura e nos sistemas judiciários de muitas de suas antigas colônias, como o Canadá, a Austrália, a Índia e os Estados Unidos. A rainha Isabel II permanece como a chefe da Comunidade das Nações (Commonwealth) e chefe de Estado de cada uma das monarquias na Commonwealth.

O Reino Unido é um país desenvolvido, com a sexta (PIB nominal) ou sétima (PPC) maior economia do mundo. Ele foi o primeiro país industrializado do mundo e a principal potência mundial durante o século XIX e o começo do século XX, mas o custo econômico de duas guerras mundiais e o declínio de seu império na segunda metade do século XX reduziu o seu papel de líder nos temas mundiais. O Reino Unido, no entanto, permaneceu sendo uma potência importante com forte influência econômica, cultural, militar e política, sendo uma potência nuclear, com o terceiro ou quarto (dependendo do método de cálculo) maior gasto militar do mundo. É um Estado-membro da União Europeia, tem um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas e é membro do G8, da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Comunidade das Nações.


Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!