Publicidade:
 

Enquanto aqui no Brasil amargamos uma indústria que não está nem aí para o mercado de trailers e embarcações, na Europa e Estados Unidos, as mesmas montadoras daqui disputam este cenário forçando ao máximo as suas capacidades de reboque. Um grande exemplo é o Jeep Renegade e Fiat Toro. Em ambos os casos, os mesmíssimos carros possuem 400kg de capacidade no Brasil e 1.500kg na Europa. A necessidade de homologações e responsabilização de garantias, parecem ser os principais motivos para a indústria brasileira não se importar com isso. Esperamos que com o crescimento do caravanismo, este cenário mude. Enquanto isso na Europa, agências de notícias divulgam ótimas opções de carros de passeio a Diesel que são os mais indicados para este fim. Ah, sim, por lá ao contrário daqui, carros pequenos podem ter esta motorização, apesar dos carros a gasolina possuírem igualmente ótimas capacidades de reboques.

Apesar da Alemanha ter um anúncio de proibição de motorização a Diesel para 2030, não se sabe ao certo, pois este prazo já deveria ter sido vencido há anos. Enquanto isso a população caravanista aproveita para utilizar os motores que possuem mais força e torque, o que facilita o reboque dos trailers, além de fazer mais economia. Abaixo, os 5 carros destacados lá na gringa:

Publicidade:

Kia Sorento 2.2 Diesel ‘3’

  • Preço: £ 47.290 (R$ 344 mil) [nos EUA: US$ 31.990 (versão LX com motor a gasolina)]
  • Peso bruto: 1929 kg
  • 85% de correspondência: 1640 kg
  • Limite de reboque: 2500 kg

Mazda CX-80 3.3D Linha Exclusiva

  • Preço: £ 52.475 (R$ 384 mil) [nos EUA: US$ 45.924]
  • Peso bruto: 2165 kg
  • 85% de correspondência: 1840 kg
  • Limite de reboque: 2500 kg

Škoda Kodiaq 2.0 TDI 193 CV Sportline DSG 4×4

  • Preço: £ 50.620 (R$ 369 mil) [nos EUA: US$ 25.170]
  • Peso bruto: 1852 kg
  • 85% de correspondência: 1574 kg
  • Limite de reboque: 2400 kg

Mercedes E220 d Exclusive Premium Estate

  • Preço: £ 65.525 (R$ 480 mil) [EUA: US$ 62.450 versão sedan]
  • Peso bruto: 1970 kg
  • 85% de correspondência: 1675 kg
  • Limite de reboque: 2100 kg

Volkswagen Golf 2.0 TDI 150PS R-Line

  • Preço: £ 34.750 (R$ 254 mil) [US$ 47.100 (versão Golf R)]
  • Peso bruto: 1441 kg
  • 85% de correspondência: 1225 kg
  • Limite de reboque: 1600 kg
Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."