O gazebo é uma ótima opção para quem tem espaço no jardim e quer uma área exclusiva de lazer e descanso. Integra-se bem na paisagem natural e pode ser usado para proteger dos raios solares, do chuvisco, do sereno, para observação da natureza, meditação, leitura e, principalmente, em recepções e festas. Os diversos modelos de gazebo se adequam em qualquer paisagem e para qualquer finalidade. Para escolher o mais adequado veja o que deve ser levado em conta:
Qual será a função? Esta deve ser a primeira pergunta a se fazer.Gazebos podem ser usados para diversas funções e em diversas condições climáticas e horário do dia ou da noite. Existem modelos dos mais simples até os mais resistentes. Para uso como garagem de carros, motos e lanchas ou como espaço coberto para festas, eventos e comércio é necessário um modelo mais espaçoso e com maior durabilidade e resistência.
Qual material? Hoje os gazebos são feitos de uma ampla variedade de materiais. Dependendo da função um tipo de material será mais adequado do que outro. A condição climática de onde será instalado também é um fato muito importante a ser levado em conta. Alguns são mais resistentes aos raios solares enquanto outros são mais resistentes ao vento. Há também os modelos impermeáveis. A frequência de montagem e desmontagem também deve ser pensada: alguns modelos são facilmente montados em poucos minutos. O peso será decisivo se você pretende transporta-lo para outros locais.
Qual tamanho? Para criar um ambiente relax, um gazebo de 2,5 a 3,5 metros de diâmetro será suficiente. Para festas ao ar livre, dependendo da quantidade de convidados, será preciso um gazebo maior ou mesmo mais de um. Para proteger veículos e comércios um modelo com 4 a 6 metros de diâmetro é o indicado.