"";

Saiu no site GAZ, sobre o 5º Encontro Rancho Móvel em Santa Cruz do Sul. Realizado no Parque da Oktoberfest, iniciou domingo (5) e vai até o do dia 12. Jogos ocorrerão no evento de olimpíadas. Veja as reportagens:

Motorhomes invadem Parque da Oktoberfest nesta semana

Evento começou nesse domingo – Foto: Maria Regina Eichenberg/Rádio Gazeta AM

Buscando a integração de proprietários de motorhomes – casa sobre rodas – e veículos de recreação, ocorre nesta semana em Santa Cruz do Sul o 5º Encontro Rancho Móvel – Olimpíadas 2018. O evento que está sendo realizado no Parque da Oktoberfest iniciou nesse domingo, 5 e segue até o próximo domingo, 12. Durante a realização do Rancho Móvel, irão ocorrer diversos jogos, como futsal, vôlei, canastra, mexe-mexe, sinuca, pingue-pongue, xadrez, bocha, entre outros.

De acordo com o presidente da Associação Gaúcha de Proprietários de Veículos de Recreação, Wilson Kirsch, essa é uma oportunidade em que os donos dos veículos poderão socializar com outros adeptos de motorhomes. “O evento busca a integração entre os proprietários e suas famílias, além da oportunidade de conhecer e trazer pessoas da região e de outros estados para confraternizar. Nesta semana, Santa Cruz vai ser o nosso lar”, comenta.

Veículos de toda a região virão para o evento – Foto: Maria Regina Eichenberg/Rádio Gazeta AM

Confirme Kirsch, cerca de 40 veículos já estão no parque. No entanto, a previsão é de que até o fim da semana pelo menos 150 motorhomes chegarão para o evento. “Quem for passear por aqui vai nos ver, e estamos à disposição do pessoal da cidade para explicar como são os veículos, alguns participantes até abrem os motorhome para as pessoas conhecerem”, explica.

Parque da Oktoberfest recebe encontro de apaixonados pela estrada

Wilson e Vera Kirsch já participaram de todas as edições da Olimpíada Rancho Móvel – Foto: Rodrigo Assmann
Olimpíada Rancho Móvel deve trazer 150 participantes ao município
O Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz, está tomado por apaixonados pela vida na estrada. Por lá, a cada passo é possível se impressionar com os motorhomes e, também, com as histórias que surgem nas casas sobre rodas.
São esperados 150 participantes, de diversos estados brasileiros, para a Olimpíada Rancho Móvel, realizada pela Associação Gaúcha de Proprietários de Veículos de Recreação, com 600 associados. De acordo com o presidente, Wilson Almiro Kirsch, até o momento há 45 motorhomes no parque. Ao longo da semana, dezenas de participantes devem chegar a Santa Cruz. Nos próximos dias eles irão disputar diversas modalidades da competição, como vôlei, canastra, futebol e pingue-pongue. “Esse é um momento de integração e de muita confraternização”, afirma Kirsch.
Ele e a esposa, Vera Kirsch, inclusive, também guardam boas lembranças do evento. “Nós participamos de todas as edições realizadas aqui. Nossos filhos foram campeões de muitas”, conta a professora aposentada. Eles, aliás, também são esperados para os próximos dias. “Muitas famílias vêm no fim de semana para aproveitar esse momento com a gente”, conta Kirsch.

Longe de casa: Mariana e Miguel Gomes não se cansam de colecionar roteiros. Ambos com 74 anos, estão há três semanas longe de casa. E não pretendem voltar tão cedo. Moradores de Goiânia (GO), vão seguir viagem após a estada em Santa Cruz. “A gente tem dia para sair de casa, mas para voltar, só Deus sabe”, brinca Mariana. Casados há 43 anos, colecionam também roteiros internacionais. A assistente social aposentada e o engenheiro civil, também aposentado, estiveram recentemente na Europa, onde rodaram por 30 dias a bordo de um motorhome alugado. Com retratos da família espalhados pelo interior da moradia ambulante, o casal celebra a liberdade de poder aproveitar a vida. Em Santa Cruz, estacionam pela segunda vez. “Gostamos tanto que resolvemos voltar”, conta Mariana.

Foto: Rodrigo Assmann

Pet tem lugar garantido no motorhome do casal Silva. Há dois anos viajando com os donos, a cachorrinha Lili, de oito anos, é pura empolgação. Ao lado de Vera Terezinha da Silva, 60, e de Roberto Antônio Tavares da Silva, 70, a companheira de quatro patas roda pelas estradas durante dez dias por mês. É esse o período que os donos, empresários do ramo de máquinas de construção, fazem o que mais gostam: pegar a estrada.

Há 20 anos é assim. Com uma estrutura de 30 metros quadrados, visitam diferentes cidades do Sul do Brasil. Para isso, contam com uma infraestrutura ímpar. Sala de visitas, cozinha completa, dois quartos e banheiro com chuveiro a gás, elaborados para dar forma ao sonho.

O casal de Novo Hamburgo, casado há 41 anos, pretende ir mais longe daqui a alguns dias. Para os dois, que já viajaram pela Argentina e o Uruguai, a próxima aventura deve se estender até o Peru. “Quem experimenta essa vida não quer mais largar. Nós começamos a passear por aí com barracas. Depois compramos o trailer e, mais tarde, o motorhome. Eu, inclusive, moraria aqui”, afirma Vera.

Roberto e Vera da Silva planejam atravessar a América, sempre com a inseparável Lili – Foto: Rodrigo Assmann
fonte das reportagem e fotos: http://www.gaz.com.br

 

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."