O Alentejo e o Ribatejo, regiões de Portugal conhecidas por suas paisagens e rica herança cultural, estão promovendo uma campanha nacional para incentivar o “autocaravanismo” (Caravanismo) responsável e seguro. A iniciativa, lançada pela Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, visa destacar cerca de 30 Áreas de Serviço para motor homes e trailers já operacionais, posicionando a região como um destino de excelência para o turismo itinerante.
A campanha, que teve início em 22 de maio em Braga, percorrerá o país durante 10 dias, com paradas em Lisboa, Almeirim, Odemira e Mértola. O objetivo é sensibilizar os viajantes e as comunidades locais sobre a importância de práticas responsáveis no caravanismo, promovendo o respeito mútuo e a sustentabilidade. Além disso, o Alentejo está servindo como região piloto para o Programa Life Campers – Autocaravanismo Responsável, promovido pelo Turismo de Portugal. Este programa busca valorizar o interior do país através do turismo itinerante, proporcionando infraestruturas organizadas, seguras e integradas nos territórios.
Essa abordagem portuguesa ressoa com a campanha brasileira #NARUAESTACIONONÃOACAMPO, promovida pelo MaCamp, que incentiva o uso consciente e responsável de áreas públicas por caravanistas. Ambas as iniciativas destacam a importância de respeitar as comunidades locais e o meio ambiente, promovendo um turismo itinerante sustentável e harmonioso. O Brasil tem sofrido muito nos últimos anos com o aumento da cultura de se acampar nas vias públicas e com reações por parte do poder púbico que promove proibições e restrições ao setor.
—baixe nosso folheto em PDF—
Com ações como essas, o Alentejo e o Ribatejo reforçam seu compromisso com o desenvolvimento de um turismo itinerante que valoriza a identidade local e os recursos naturais, servindo de exemplo para outras regiões que buscam equilibrar o crescimento do turismo com a preservação cultural e ambiental.