Muito conhecidos também como Teardrops, os Mini Trailers ganharam notabilidade no Brasil já na década passada, quando ainda havia a grande dificuldade com a questão da habilitação exigida para rebocar trailers, que até 2011 era do tipo “E”.
Uma conhecida empresa ativa naqueles anos usava como objeto de divulgação exatamente o fato de existir um conforto de abrigo constante como um trailer, mas sendo enquadrado na categoria “reboque simples” perante o DETRAN, podendo ser rebocado por motorista habilitado na categoria básica tipo “B”.
Hoje passado esta questão legal, os reais benefícios dos Mini trailers devem ser evidenciadas.
Os Mini Trailers e Teardrops sempre foram muito comuns nos Estados Unidos, desde os anos 1950.
Primeiramente um Mini trailer não deve ser nunca comparado a um trailer ou equipamentos desmontáveis como barracas e carretas. Assim como os demais tipos de equipamentos do campismo, possui especificações únicas que atendem a um perfil específico de campista.
As primeiras vantagens a serem citadas aqui são mesmo o conforto de se possuir um equipamento que já chega pronto ao acampamento e com diversos acessórios igualmente disponibilizados, além da facilidade de se poder rebocar com qualquer veículo de passeio e motorização. Outra grande vantagem é poder guardá-lo em qualquer garagem ocupando apenas a área de um veículo de passeio comum.
O Mini Trailer geralmente possui uma altura menor que dos trailers comuns, o que garante maior estabilidade na estrada. O mesmo podemos falar sobre a largura. Até mesmo o desenho aerodinâmico pode entrar neste rol, principalmente quando falamos dos Teardrops.
Não sabemos se podemos criar definições específicas perante o cenário mundial deste tipo de RV, mas na prática no Brasil podemos especificar como Teardrops aqueles que possuem aquele desenho em forma de gota muito característicos e que incluem uma customização bastante pessoal e diferenciada entre os mesmos.
Desta forma o Portal MaCamp definirá os modelos com desenhos mais característicos de cada marca brasileira como “Mini Trailer” a fim de podermos conservar o romantismo construído em torno dos “Teardrops”.
MODELO HOMETRAILER
De forma básica os Mini Trailers possuem uma cabine interna com cama de casal e alguns acessórios como TV. Em um compartimento externo, como se fosse uma estrutura de “porta-malas” abriga cozinha com pia, fogão e geladeira, além de nichos e gavetas para acomodar os pertences. Duas dimensões médias variam entre 1,2m a 1,8m de largura, 2m a 3m de comprimento e com alturas até 1,5m. Há sempre porta de acesso e janelas para ventilação e iluminação e é comum a presença até mesmo de aparelho de ar condicionado.
OFF ROAD:
Os mini trailers são os representantes dos off-roaders rebocáveis. Isto porque para enfrentar a lama, é preciso ser leve e pequeno. O Brasil ganha cada vez mais opções de mini trailers para engatar nos jipes, SUV`s e companhia. Eles partem de suspensões e ângulos de saída próprios para a trilha e vão ganhando cada vez mais conforto interno. Alguns modelos, além de dormitório interno, também são equipados com barracas de teto para oferecr ainda mais lugares.
Modelo HOMETRAILER Dinky