Publicidade:
 

A notícia do fechamento unidade de São Bernardo-SP da Ford está sendo amplamente noticiada pelas agências brasileiras, abandonando a fabricação principalmente de sua linha de caminhões. Para o mercado caravanista, os modelos mais pesados não impactam tanto, já que a linha cargo era pouco utilizada na fabricação de motor homes. Já a velha F-4000, esta sim poderá fazer falta no segmento de motor homes leves e campers. Em contato com a assessoria de imprensa da Ford, nos foi confirmado que ela não será mais fabricada.

Apesar de oferecer sua caminhonete média – a Ranger – e suas irmãs maiores, a F-250 e F-350 (que também será extinta), estas não representam a plataforma necessária para motor homes compactos Off Road e grandes campers. Isto porquê o Peso Bruto Total (PBT) e a resistência geral não atendem às expectativas dos maiores compactos caravanistas. Para estes, a velha F-4000 não só atendia às expectativas, como prova disso foi a interrupção de sua fabricação em 2012 e a posterior retomada já em 2014. “São modelos com características únicas de cabine, robustez, confiabilidade e desempenho, que não encontram substitutos em vários tipos de aplicação. “Essa renovação servirá para que a linha volte ainda mais forte” Apontava naquele ano, Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.

Publicidade:

No campo do caravanismo, a F-4000 garantia uma resistência, rodado duplo e, principalmente, opção 4×4 nos motor homes e grandes Campers. Alguns deles, provaram na pele que a F-350 não dava conta do recado. Seus últimos modelos contavam com motor 2.8 Cummins com 150Cv e 36kg de torque com bomba eletrônica e câmbio mecânico de 5 marchas. Pesando 2.800kg possuía PBT de 6.800kg. Pra quem desejar uma dessas é melhor correr pra concessionária, pois só restará o atual estoque.

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."