Uma simples van — até olhar mais de perto. A nova Ford Transit Off‑Road, também conhecida como versão “Nugget Off‑Road”, combina tranca antifurto digital, antena externa, energia solar e rodas robustas para encarar qualquer trilha. Mais do que uma van motor home, é um verdadeiro refúgio de mato sobre rodas, desenvolvido em parceria com uma empresa especializada na Alemanha, com foco em autossuficiência e resistência em terrenos desafiadores. A Ford Transit Off‑Road (Nugget Off‑Road) não é uma versão oficial da Ford globalmente, mas sim uma transformação realizada pela empresa alemã Terranger, especializada em modificações off-road para veículos utilitários. A SIMPLICIDADE é algo que chama a atenção. É um país que preza muito pela compacidade e praticidade dos veículos de recreação. Diferente do Brasil que tem uma tendência a “aumentar” o carro em detrimento do conforto, no caso deste, o teto elevado retrátil ao estilo “Westfalia” dá um toque especial no motor home.
Elevação e reforço estrutural: A van ganha 6 cm extras de altura em relação ao solo, resultado da combinação dos pneus BFGoodrich All‑Terrain com uma modificação na suspensão que mantém as molas originais. Proteções metálicas robustas foram acrescentadas ao motor, tanque de combustível e reservatório de aditivo, além de estribos de aço nas laterais e uma barra frontal opcional que protege a frente da van.
Espaço, armazenamento e sobrevivência: Um porta-malas traseiro trancado comporta itens essenciais como pneu estepe, machado, pá, lanterna e galões d’água, todos fixados em racks externos de fácil acesso. O interior mantém a praticidade da versão original, com ambiente ventilado, cama retrátil e teto elevável que incrementa espaço e circulação de ar.
Autonomia energética: Um painel solar fixo de 170 W no teto fornece energia durante o dia, com opção de conexão de painéis móveis quando estacionado à sombra. A energia é armazenada em dois bancos de baterias de 150 Ah, totalizando 300 Ah, com carregador de 80 A. Em versões mais equipadas, a capacidade pode chegar a 450 Ah. Um inversor com sistema de prioridade de rede permite o uso contínuo de tomadas 230V, ideal para aparelhos do dia a dia, mesmo sem ligação externa.
Conectividade e segurança: A van oferece roteador dual-SIM com antena externa de longo alcance, permitindo acesso remoto à internet mesmo em áreas afastadas. Aí uma Starlink seria mais condizente com a proposta. Para segurança contra furtos, conta com tecnologia Bearlock: travas mecânicas que só são liberadas por botão ou aplicativo, tornando a van praticamente à prova de violação.
Valores e personalização: A conversão completa custa cerca de 36 mil euros, sem contar o valor da van base. No entanto, há flexibilidade: é possível solicitar apenas módulos como o sistema solar, suspensão elevada ou as trancas, conforme orçamento e necessidade.