Alinhamento da Lança.
- Este tópico contém 16 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 4 meses atrás por Matheus S.
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22 de agosto de 2015 às 21:33 #59150Capt.A330Participante
Beleza Thomas, muito bem demostrado! Acho que muita gente (me incluo nessa), vamos começar a cuidar deste detalhe, em especial caso sentir o comportamento dinâmico de Trailer variar, especialmente se vir a oscilar em velocidades relativamente baixas. Grande abraço Thomas, esperamos mais detalhes se puder, e muito obrigado! Dardo.
23 de agosto de 2015 às 23:05 #59164THOMASParticipante[attachment=6643] Pessoal primeiramente quero antecipadamente pedir desculpas pelos erros, pois não sou bom em termos técnicos, sou completamente leigo, qualquer coisa sintam se a vontade para corrigir, perguntar, discordar e é pra isso que serve esse Fórum para tirarmos nossas dúvidas trocarmos opiniões com direito a concordar e discordar e assim incentivarmos o Campismo através deste site Macamp que gosto tanto e podem crer estarão me fazendo um grande favor e ajudando-nos uns aos outros. Continuando com o relato: Após feito serviço para alinhamento, a lança ficou conforme primeiro anexo abaixo. Foi aí que notei outro desalinhamento no mesmo tubo do amortecedor só que desta vez não na horizontal, mas sim que o tubo estava inclinado a direita cerca de 10 graus, como se pode reparar nos anexos, desta vez tendo como parâmetro o pino de travamento e destravamento do freio(foto anexo 2), pela imagem pode se reparar que na horizontal o desalinhamento foi corrigido. Esses 10 graus a direita conforme fui verificar não permitiam que a ponta da lança onde se faz o acoplamento girasse para esquerda, justamente por estar cerca de 10 graus inclinada a direita. O correto seria ela girar um pouco pra cada lado, foi aí que me dei conta o porque da ponta de engate da minha caminhoneta estar um puco inclinado a esquerda, aos poucos foi forçando o esquipamento ate inclinar um pouco. [attachment=6644]. Buenas pessoal por hoje é só, breve continuo…. Grande quebra costela.. Grande abração a todos…
25 de agosto de 2015 às 19:56 #62483Matheus SParticipanteOlá pessoal, bacana o assunto exposto, desmontei todo engate do meu trailer e retirei a lança, vou cuidar para que na montagem fique alinhado. Thomas, no engate do meu trailer após montagem notei este mesmo caso que tu relatou, a rotação do tubo se dá somente para um lado e chega no limite sem que a munheca do engate esteja totalmente alinhada ficando meio inclinada acho que para o lado do motorista. Esta pequena rotação se dá pela folga entre o corte retangular no fim do tubo do engate e a barra onde é exercida a tração. Pretendo desmontar novamente o engate antes de colocar no lugar para ver se consigo um melhor alinhamento montando a barra ao contrário (girando a barra 180°). Pretendo fazer isso quando for montar a lança no lugar, depois posto aqui o resultado. Abraço.
25 de agosto de 2015 às 21:02 #59141THOMASParticipanteMatheus, é isso mesmo a rotaçao se dá só pra um lado mesmo no meu trailer também, e é para o lado do motorista. Poste sim aqui o que fará com fotos. Grande abraço…
25 de agosto de 2015 às 22:17 #62368rodrigo rjParticipanteMUITO BACANA ESSE TÓPICO, JA VI EM UBATUBA TRAILER COM AS LONGARINAS TORTAS, EMPENADAS, EXCESSO DE PESO NA FRENTE, QUANDO MONTEI A MINHA, MEDI O CENTRO, A PONTA DO ENGATE AS EXTREMIDADES DO TRAILER NO MESMO PONTO, DEU CERTO
25 de agosto de 2015 às 22:19 #62369THOMASParticipanteBom pessoal, após alinhar a lança na horizontal, apenas ficou pendente o alinhamento do giro da munheca do engate que como o Matheus bem colocou só gira para o lado do motorista, questão essa que ainda está em estudo, vou esperar o Matheus que já tem experiência em desmontar o tubo do engate postar o que fez e se alguém tiver alguma idéia de como proceder por favor poste. Posteriormente, continuando com o intuíto de melhorar a estabilidade do trailer partimos para o balanceamento das rodas conforme anexo. Esse tipo de balanceamento o nosso amigo Dardo já comentou aqui no fórum, cito aqui apenas como complemento para explicar os passos que fiz para deixar o Rubi(Bagualito) mais estável. Após fazer o balanceamento notou-se que os pneus e rodas estavam balanceadas, mas como o balanceamento era feito no lugar, ou seja sem retirar as rodas do trailer (imagens anexas) e as rodas continuavam pulando deduziu-se que haveria mais algum problema ou nas campanas ou nas pontas do eixo. Levei o Bagualito num torneiro que já tinha experiência com trailers na cidade vizinha de Maringá verificando as pontas de eixo viu se que estavam relativamente boas, apenas duas ou três se não me engano, foram feitos pequenos ajustes. Voltei novamente a Mandaguari no outro dia na empresa de alinhamento e balanceamento, colocando o equipamento para verificar viu-se que não mudou muito, três das quatro rodas continuavam a pular e uma estava quase perfeita, deduzimos então que o problema estaria nas campanas, ligamos pra vários lugares e fui pessoalmente a outros e até pra Maringá até que em um lugar achei 3 campanas novas, voltei na empresa de balanceamento no outro dia novamente e colocamos as campanas, acabei de sair de lá me ligaram dizendo que os parafusos das campanas velhas não serviam, peguei as campanas fui num torneiro e mandei refazer as roscas para que os parafusos servissem, feito isso novamente no outro dia levei as campanas na empresa de balanceamento colocaram as mesmas, pegaram a maquina para balancear e ai tudo ok as rodas estavam girando sem nenhum desajuste, sem pular. Feito esta ultima parte, uffa 😀 no outro dia era a viagem para o VQQ nacional em Santa Catarina, Qual não foi a minha surpresa na viagem o Bagualito estava voando baixo cheguei a andar a 120 km/h e nada de efeito pendulo, balançar, arrisquei um pouco mais e cheguei a 130 km/h, a minha esposa falou nossa o que você fez no trailer, expliquei a ela tudo que tinha feito durante a viagem. Realmente foi fantástica a diferença no andar. Obs: Essas velocidades que empenhei com o Bagualito foram apenas para teste, pois não costumo andar assim, não passo dos 80 a 100 km/h. Antes qualquer caminhão, carreta que passase por nós, isso que não podiamos passar de 80km/h que já começava o efeito pendulo, dava até arrepios. Bem essa é a história bem reduzida de como melhorei a estabilidade do Bagualito. Grande abraço a todos…
25 de agosto de 2015 às 23:01 #59137Capt.A330ParticipanteBuenas Thomas! Meus parabéns pelo teu relato, sem dúvida, muito útil e esclarecedor para muitos, dentre os quais me incluo. Também, fico feliz que o Bagualito tenha ficado tão bem, e sem dúvida, acrescentou muito para a segurança, tua, e dos que vão seguir teu exemplo, caso estejam com o mesmo problema. Grande “quebra-costela” guri, e de novo, meus parabéns e muito obrigado por contribuir para aumentar o nosso conhecimento sobre Trailers. Dardo.
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