Apresentação Paulo Rocha
- Este tópico contém 52 respostas, 19 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 3 meses atrás por Carlos Santi.
-
AutorPosts
-
9 de julho de 2015 às 23:58 #61144EdintruderParticipante
Eu sou tarado por ter um 111s todo estilizado só pra passear. Eu também adoro caminhões.
10 de julho de 2015 às 00:28 #61147leandrovarandaParticipanteMas iria manter o câmbio original do FNM? Pelos vídeos tem que ter bastante prática para cruzar as marchas nele.
10 de julho de 2015 às 01:18 #61149Paulo RochaParticipanteDeixaria sim. Já dirigi FNM, inclusive um D210 que tem 12 marchas (6 normais e 6 reduzidas). Não é tão difícil quanto parece, embora assuste quem nunca viu .
10 de julho de 2015 às 12:31 #61166leandrovarandaParticipanteSó assusta ter que tirar as 2 mãos do volante para passar as marchas cruzadas, tipo sair da 1 normal para 2 reduzida . Nesse caso a mão esquerda vai na alavanca no painel para mudar para reduzida ao mesmo tempo que a mão direita vai no câmbio para passar a marcha. [video=youtube]https://www.youtube.com/watch?v=THhFUF69fJs[/video] Os novos essa alavanca vem acoplada na manopla do câmbio, facilitando tudo. com uma mão você faz tudo na maior facilidade. De 12 marchas que vi era assim, 2 alavanquinhas na manopla do cambio. Passa as primeiras 4 marchas normal, vira uma alavanca e vai passando as outras cruzando com a 2ª alavanca. Ps.: Nunca dirigi caminhão mas sempre me interessei em saber essa questão do cambio, então pesquisei bastante. Ps.1: Quando fala reduzida em caminhão não é reduzida igual veículo 4×4, pelo que entendi ela muda a relação do pinhão com a coroa do diferencial, aumentando o torque ou dando mais capacidade de velocidade final. Então a 1 reduzida tem mais torque, ai você passa para a 1 normal para ganhar velocidade, passa para a 2 reduzida, a 2 normal e assim por diante.
11 de julho de 2015 às 01:04 #61198Paulo RochaParticipanteA ideia é essa mesmo. Mas o volante não é “realmente solto”… O ante braço esquerdo firma o volante enquanto “cambeia” a alavanca da reduzida. Mas também é possível – e muito mais seguro – operar as duas alavancas apenas com a mão direita, em dois movimentos. Segredo de alfeiro: na verdade, a gente só faz malabarismo pra ficar bonito na filmagem e assustar os desavisados… Eu, pelo menos, procuro sempre cambiar em dois movimentos. [hr] Ah, sim… Como o Alfa FNM tem “caixa seca”, a embreagem só é realmente necessária para engatar a 1ª reduzida. As demais marchas podem ser trocadas “no tempo”, sem uso de embreagem. Já vi um caboclinho dirigir um trecho longo com o pé esquerdo na janela, só pra provar que não estava usando a embreagem. Esse tipo de coisa eu não faço. Juro![hr] Em tempo: Não sou, nem nunca fui caminhoneiro. Mas tenho primos que são e foi com eles que aprendi a dirigir os “brutos”. Isto significa que, apesar de eu saber como a coisa funciona, não tenho nem de longe a experiência que um profissional tem.
11 de julho de 2015 às 02:44 #61205leandrovarandaParticipanteDeve ser bem interessante dirigir um desses. Esse FNM de 12 marchas era uma alavanca só e um cambio de 6 marchas? Tentei localizar foto ou vídeo desse cambio e não achei ainda.
11 de julho de 2015 às 13:13 #61209EdintruderParticipanteTem dois sistemas de redução, o sistema de diferencial aonde nos caminhões mais modernos como MB Atego, VW e Ford que é no diferencial e só pode arrancar na reduzida. Uma vez que sobe o diferencial não tem mais como reduzir em movimento, assim como os Ford F11000, F600 e Alfão. Os Scania 110 até 142 o sistema de redução é na própria caixa, com um sistema de reduzida parecida com a caixa de transferência, aonde faz 5 marchas com a reduzida e depois mais 5 com caixa “alta”. Mas nessa caixa tem um sistema de “cachorrinhos” que permite a redução com o toque de um dedo. Hoje as caixas mais modernas usam esse sistema acionado por ar, confortável e simples. Mas divertido é tocar as 16 marchas dos MB 1935 pra cima e Volvos EDC e FH até 2004. Muito dirigi carretas pois já trabalhei em 3 empresas de logística. Aqui aonde trabalho hoje tem duas caçambinhas MB 1113 que eventualmente eu brinco e pá-carregadeiras que te infla um pouco mais o ego! rsrsrs Aprendi a andar com caixa seca em MB1519 (famigerado 355 de 5 cilindros). Hoje na minha F1000 pouco uso embreagem. Passo quase sempre no tempo. Uso embreagem só para arrancar e para passar marchas quando estou com pressa. Andando de boa vai sempre no tempo. Também embreagem em carro meu dura mais que o carro!
11 de julho de 2015 às 16:38 #61215Paulo RochaParticipanteleandrovaranda wrote:Deve ser bem interessante dirigir um desses. Esse FNM de 12 marchas era uma alavanca só e um cambio de 6 marchas? Tentei localizar foto ou vídeo desse cambio e não achei ainda.Interessante e divertido, como bem salientou o Edinho! O 12 marchas é o Alfa D210, e usa 2 alavancas. Ó a foto do bruto (esse é o 210CM Cavalo Mecânico): [hr] Aqui você tem bem explicadinho como funciona o câmbio FNM, no caso, um D11000 (D 11 para os íntimos): https://www.youtube.com/watch?v=Gdulou4N_1E
13 de julho de 2015 às 06:16 #61280Jandir de TeresopolisParticipantePaulo, estou bem atrasado, mas não posso deixar de te desejar boas vindas… Voltando lá no início do tópico, por experiência própria, te indico a começar por campings “de primeira”. Se a mulherada empacar, já era… Não arrisque… E tu tens uma vantagem, tem um “camping de primeira” bem pertinho de vc, o Paineiras, que o Ronald indicou acima. Te aconselho até a usar um método que eu usei. Leva a mulherada para passar pelo menos um dia lá, ou se possível até um pernoite nas cabanas que eles têm, e procura se enturmar com o pessoal que tiver acampando. Fiz isso por aqui e deu certo. Quando teve um VQQ do pessoal aqui do MaCamp lá, tive a oportunidade de fazer alguns vídeos do local. São longos e não têm muita qualidade, pois os fiz de improviso, no celular, mas mostram bem como é tudo lá. Volta e meia o pessoal daqui, principalmente o Ronald, o Rodrigo e o Maurício, costumam ir para o Paineiras, pelo que sei. Se vc conseguir passar um final de semana nas cabanas, quando o pessoal estiver lá, tenho certeza que sua mulher e sua filha não serão mais problema. Abçs e boa sorte… Os vídeos que falei, são esses: [video=youtube]https://www.youtube.com/watch?v=z0eV1B5Xr3M[/video] [video=youtube]https://www.youtube.com/watch?v=-RTOinobktE[/video] [size=large]Estes e muitos outros vídeos sobre campismo, você pode assistir clicando [/size] [size=x-large]AQUI[/size][size=large].[/size] [size=xx-small].[/size]
13 de julho de 2015 às 12:09 #61295Dayam AdamsParticipanteOpa Paulo, Vi que entrou antes de mim. heheh uns dias antes. Mas acredito que entramos meio que Juntos. de qq forma lhe desejo um Bem vindo ao fórum também. Estou vendo que a família está crescendo bastante heheheh.. aquele abraço.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.