CAIU A LEI DO ABS!!! OS TRAILERS ESTÃO A SALVO
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20 de junho de 2015 às 00:44 #60467Jandir de TeresopolisParticipante
Muito boa notícia, mesmo… Digna de muita comemoração… Lá no encontro da MotorTrailer, estavam discutindo muito isso. O pessoal lá estava dizendo que simplesmente ficaria impossível fazer trailer no Brasil. Pelo que eu entendi é porque ficaria não só caríssimo, mas inviável mesmo: o rebocador e o trailer teriam que ter um sistema hidráulico semelhante ao que têm os cavalos mecânicos e as carretas. Quem já viu uma carreta ser engatada ou desengatada em um cavalo mecânico, sabe do que eu estou falando. Não dá para ligar freio ABS de veículo rebocado [size=x-small](trailer ou qualquer outra coisa)[/size] por tomadinha padrão Karmann Guia, que são as usadas atualmente, como a da foto a seguir: [img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=5996[/img] Para quem não sabe qual sistema que seria exigido, que as carretas usam, pode ver o vídeo a seguir, depois de 2 minutos e 35 segundos: [video=youtube]http://www.youtube.com/watch?v=y_aGjQsAZwE[/video] Evidente que não dá para aproveitar o que atualmente é usado por qualquer carreta. Assim, tal sistema para os trailers teria que ser desenvolvido do nada [size=x-small](porque não existe em lugar nenhum no mundo – será que as atuais fabricantes de trailers no Brasil bancariam todo este investimento, que deveria ficar na casa dos milhões de dólares. Certamente nenhuma multinacional, dessas que fornecem peças para montadoras de automóveis se interessaria em atender um mercado que certamente não vende muito mais de mil veículos por ano, se é que chega a esse número [/size][size=x-small][e estou incluindo nessas contas os 5ª Rodas para cavalos, que vendem mais do que trailer turístico – tem mais fábrica de 5ª roda para cavalo do que fábrica de trailer turístico][/size][size=x-small])[/size]. E temos muitas outras questões: as pick-ups não têm sistema a ar [size=x-small](carro então!!!)[/size], e mesmo que se desenvolvesse algo para substituir isso, imagina quando se quisesse simplesmente trocar o veículo rebocador que teve alto custo para ser adaptado [size=x-small](pois certamente as fabricantes de veículos também não disponibilizariam como opcional um sistema desses, apenas para veículos vendidos no Brasil)[/size], etc, etc, etc,…. Vou deixar a parte técnica para o foristas melhores nisso, como o Edintruder, o Odair Teixeira, e outros… Agora é comemorar a segunda vitória do campismo contra a burrice… E esta burrice, certamente, encerraria de vez com o segmento trailers no Brasil… [video=youtube]https://youtu.be/me_UNq-GyLQ[/video] [size=large]Este e muitos outros vídeos sobre campismo, você pode assistir clicando [/size] [size=x-large]AQUI[/size][size=large].[/size] [size=xx-small].[/size]
21 de junho de 2015 às 02:05 #60484EdintruderParticipanteJandir, esse sistema exigiria algo independente do tracionador. Necessita de 12V constante para alimentar o controlador do ABS. É um sistema muito simples e relativamente simples de ser adaptado, porém é algo muito caro e será ineficiente para os trailers, e não tem nada disponível no mercado. Como dissesses, teria que ser desenvolvido, desde os modelos de rodas fônicas para adaptar, passando por sensores, suportes e indicadores de mau funcionamento.
21 de junho de 2015 às 15:40 #60492Odair TeixeiraParticipanteEu acho uma pena não termos ABS nos trailers. Mas a minha opinião é bem particular. Penso que os fabricantes estão olhando somente para o custo adicional no projeto. Deveriam pelo menos apresentar como opcional para os que percebem valor nesta tecnologia. Como estas inovações não são devidamente comunicadas aos clientes destes mercados, estes não percebem e muito menos reconhecem o valor. Se o cliente não percebe o valor, não compra e a indústria não adota. E aí fica como está. Vide a novela da nossa norma de desempenho para construção civil (NBR 15575). Quem conhece, sabe a dificuldade que foi para aprovar o mínimo de requisitos de desempenho, que são básicos para qualquer mercado maduro. Aqui foi um parto de anos, com idas e voltas. Voltando ao ABS, deveriam olhar para o longo prazo, e comunicar aos clientes que isto pode ser uma característica adicional de segurança em comprar um trailer. Além do mais, junto com o ABS é possível adicionar o sistema ESP no mesmo módulo. Isto não é nenhum bicho de 7 cabeças. Há anos este sistema é aplicado na indústria e não é necessário desenvolver nada específico. Até scooter chinês tem ABS hoje em dia. Aliás, as motos já usam ABS há anos e até CG 125 vai ter ABS a partir de 2016 (por imposição da lei). Acho que tudo é complicado neste país porque não temos característica empreendedora e inovadora. Esperamos sempre por imposições das legislações. Coisas típicas de um mercado emergente e ainda nada maduro. Nos mercados abertos e onde a inovação tecnológica é a essência competitiva das empresas, as inovações são mais rápidas do que a criação de leis e obrigações pelo estado. O próprio ABS começou a ser utilizado em veículos nos anos 80 e após 35 anos no Brasil é que se começou a equipar todos os veículos (por imposição da lei). Nós ficamos atribuindo ao governo a função de obrigar o uso e o desenvolvimento de tudo. Não deveria ser assim, porque nos mercados maduros não é. Ter ou não ter ABS em trailers não deveria ser pauta de legislação. Os fabricantes já deveriam ter adotado há anos. Tudo aqui vem com atraso de duas décadas, por força de lei. Ou alguém acha que ABS, ESP, EBD, TC (Controle de Tração) , Airbag e muitos sistemas de segurança ativa foram desenvolvidos por obrigação de lei? Não foram. Foi a competição de um mercado aberto. O TSP (trailer stability Program) esse sim deveria equipar todos os carros, pois é um auxiliar importantíssimo para não causar conflito com o ESP qdo o carro for afetado pelo pendulo do trailer e o ESP pode se confundir e piorar a situação. Enfim, quando estas tecnologias foram reconhecidas como importantes e salvaram muitas vidas, aí sim viraram lei. Acho que fabricar trailers em 2015 sem nenhum sistema de segurança (ABS ou ESP) nos manterá onde sempre estivemos. Lá atrás, bem atrasados. Desculpe o meu desabafo aqui, caros colegas. Evolução tecnológica aqui só acontece quando os mercados maduros consideram quase obsoleta. E não estou falando somente de mercado de camping ou automotivo. Abaixo, um sistema de ESP (Programa para controle de estabilidade) como estes que qualquer carro possui e que é vendido como acessório para instalar em trailers e que resolve o problema de pendulo, sem nenhuma interferência no projeto do trailer ou qualquer outra ação complicada. Abaixo, um estudo de ABS em trailer http://www.mrtrailer.com/a_pic/direclink_abs_for_safer_trailers.htm Neste abaixo, a adição de ESP em um trailer http://www.northcoastcaravans.co.uk/images_alko_atc/alko_atc_brochure_4web.pdf Esta é a minha opinião, que trabalho há 20 desenvolvendo e aplicando tecnologias em diferentes segmentos de mercados no Brasil e me deparo sempre com este tipo de situação. Aqui, só se inova se for obrigado por lei. Senão, fica como está. Se for para o nosso mercado de campismo crescer, que seja sem nenhum sistema de segurança. Quem sabe lá na frente, o mercado mude de opinião. Abraços Eng. Odair Teixeira
22 de junho de 2015 às 12:43 #60512leandrovarandaParticipanteNão sei como o Odair consegue, era o que eu queria dizer, mas não soube me expressar (ainda mais com essa parte técnica que sempre me instiga a querer saber mais) da resposta. Esses dias eu estava vendo esses sites que ele colocou e mais alguns sites e fóruns americanos. Muitos estão transformando o freio dos trailers (que lá são elétricos) para elétrico sobre hidráulico (que é praticamente igual ao sistema inercial, mas usa uma bomba elétrica para acionar o embolo, ao invés da inercia) justamente para colocar freio a disco e ABS. Há vários relatos de como melhorou tanto a frenagem como a dirigibilidade, ainda mais se tiver ESP. Então há soluções prontas no mercado, seria uma questão de mercado elas ficarem baratas no Brasil. Pelo que entendi de tudo que vi, basta ter um fio positivo com energia constante para o gerenciador do ABS ter energia, não tem nenhuma ligação de dados com o rebocador, é um sistema totalmente independente.
Odair Teixeira wrote:Se for para o nosso mercado de campismo crescer, que seja sem nenhum sistema de segurança. Quem sabe lá na frente, o mercado mude de opinião. Abraços Eng. Odair TeixeiraSerá que iria dar tanta diferença assim no preço final? Afinal um trailer pequeno já está na faixa dos 80 mil reais. Será que passaria de 82 mil se tivesse mais segurança? Acho que um veículo desse valor já deveria vir com todos os sistemas de segurança disponíveis no mercado. Se hoje estou vivo é graças ao ABS então, obrigatório ou não, quando eu for comprar meu trailer vou fazer questão de ter ABS.
22 de junho de 2015 às 12:50 #60513EdintruderParticipanteOdair, lendo esse material, refaço muitas ideias a respeito desse assunto. Agradeço por expor esses links que são muito esclarecedores. O que eu imaginava ser ineficiente, após ler esses textos, verifico que são muito EFICIENTES sim. Infelizmente não temos nem mesmo sistemas de freios elétricos à venda no Brasil. O que se encontra é importado e obviamente taxado à peso de ouro na cotação do Dollar e carregado de impostos extorcivos. Só para começarmos, aonde existe para vender a tomada de conexão de 12 pinos “12S e 12N”? Depois de ler acho que o sistema oferece um nível de segurança absurdo numa frenagem de emergência, porém infelizmente não existe nenhum incentivo para ninguém produzir esse tipo de tecnologia por aqui… Talvez, com o crescimento gradual do mercado de trailers esse tipo de sistema surja de forma mais “popular”, isso se o Governo não der nenhuma rasteira no mercado…
22 de junho de 2015 às 14:03 #60523Capt.A330ParticipanteOdair, meus parabéns pela tua exposição, me fez, assim como a Leandro e Edin, rever conceitos que, embora sabendo da segurança incluída, barrava no “custo Brasil”, mas… quê custo, se como Leandro diz, os preços já estão caríssimos? Tudo bem, a maior parte são custos com impostos, gastos com funcionários, investimentos, material importado, certificações, licenças, homologações, as manutenções de todas estas que expiram em um ano ou pouco mais, mas…e a margem de lucro, incidi tão pouco assim conforme argumentam alguns fabricantes? Para pensar… Grande abraço Odair! Dardo.
22 de junho de 2015 às 15:07 #60531leandrovarandaParticipantePara quem ficou com preguiça de ler, aqui vai o vídeo com os mesmos testes demonstrados: https://www.youtube.com/watch?v=porlGrbxO6Q
22 de junho de 2015 às 16:29 #60538Andre AmericanaParticipanteA questão nem é o preço do produto, o caro é o projeto p tal aplicação. Dentro de minha experiência profissional digo que passa da casa dos milhões e nenhuma empresa estará disposta ou terá condições de bancar isso… Mas a segurança do produto é indiscutível. Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
22 de junho de 2015 às 22:41 #60548Odair TeixeiraParticipanteFala André, beleza? Concordo contigo, mas em partes. Para tecnologias novas, com sistemas e componentes não homologados, é necessário a validação técnica dos elementos, componentes e sistemas em laboratórios credenciados pelo INMETRO. Precisa ainda de investimento em verificações técnicas, ensaios, laudos e consultoria de peritos em engenharia automotiva. Aí vai uma boa grana mesmo. Eu já trabalhei alguns anos atrás com homologação de sistemas estruturais e além da grana, tomava muito tempo por não possuirmos muitos laboratórios disponíveis. Porém, para componentes que já foram homologados, a validação é mais tranquila. Já existem no mercado fornecedores com produtos homologados. Alguns fornecedores já fornecem para o mercado automotivo leve e pesado. O que tenho visto são fornecedores de sistemas ABS homologando o sistema para fornecer para clientes interessados. Posso estar errado, mas o montador de um trailer teria que exigir do fornecedor estas homologações, pois ele vai utilizar a tecnologia homologada por este fornecedor. É um trabalho de parceria. O que seria necessário de fato: – Criar uma diretriz – Elaboração de um protótipo de um trailer. – Submeter a verificações (rotina de ensaios) e validar os resultados. – Emissão de relatório técnico de avaliação elaborado por engenheiro com registro ( ART / CAT) Alguns fornecedores http://www.engatcar.com.br/images/Folheto_Sistemas.pdf http://www.wabco-auto.com/products/category-type/brake-stability-control/ http://www.knorrbremse.com.br/pt/commercialvehicles/products_1/electronicsystems/electronicsystems.jsp http://blogdocaminhoneiro.com/palavras-chave/kit-abs/ Aliás, no evento de Águas de Lindóia no começo do mês eu vi dois triciclos ByCristo (aqueles de gosto duvidoso) fabricados em São Carlos já com freio ABS. Perguntei para um dono e ele falou que comprou assim. Eu dei uma olhada por cima e só vi a roda fônica na dianteira, sensor e módulo. O dono comentou que teve um outro triciclo sem abs e a diferença era gritante. Não creio que tenha pago tanto a mais por isso. Mas eu posso estar errado pois nunca trabalhei homologando freios e estou polemizando sem necessidade. Se tiveres mais alguma info, posta aí. Abraço Odair [hr] Edi O conector 12N e 12S são basicamente os mesmos que usamos aqui e que o Jandir postou as fotos lá em cima… https://en.wikipedia.org/wiki/Trailer_Connector/ISO#7-pin_trailer_connector_Type_12N_.28ISO_1724.29 O que muda é o pino central, que em um é fêmea e o outro é macho. Não tem ciência de foguete neste negócio não… Sds Odair
23 de junho de 2015 às 01:11 #60552Andre AmericanaParticipanteFala Odair.. beleza e por ai? Nos vimos na estrada outro dia né? Seria ótimo ter ABS em todos os Trailers mas como tudo no Brasil é lento e complicado, melhor deixar assim.. Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
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