CAMPER
- Este tópico contém 11 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 6 meses atrás por Edintruder.
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14 de maio de 2015 às 00:09 #45920Zauri CarvalhoParticipante
Boa noite aos caravanistas e simpatizantes. Adquiri uma pick-up Peugeot 504 GRD em excelente estado com a finalidade de colocar sobre a mesma um Camper. Pesquisando na internet, verifiquei que na Argentina existem vários modelos de Camper específicos para essa pick-up, já que a mesma foi importada daquele país. Alguém tem alguma dica de como comprar o Camper na Argentina (ou na fronteira) ou algum site (na Argentina ou no Brasil) que trate desse assunto. Obrigado.
14 de maio de 2015 às 09:32 #59448Rodrigo RibeiroParticipanteBom dia, Zauri, seja muito bem vindo! Já tentou contato com o pessoal da Duaron ? Eles São feras e com certeza, terão alguma idéia para seu veículo. http://camperduaron.com.br/2013/?page_id=10577 Abraços, boa sorte!
14 de maio de 2015 às 17:00 #59457leandrovarandaParticipanteComprar na Argentina vai te dar muito problema pois vai ser quase impossível regularizar no Brasil.
14 de maio de 2015 às 20:27 #59466EdintruderParticipantePelo tamanho da caçamba podes colocar um modelo da F1000 da duaron. Fica excelente. Podes ainda comprar usado se encontrares em bom estado. Pelo custo e documentação, eu parti para o trailer. O Camper tem vantagens e desvantagens. – Com o camper ganhas em mobilidade e perdes em espaço. Com o trailer ganhas em espaço e podes trocar o rebocador sem te preocupar com o trailer… – O trailer tens como documentar um home made a baixo custo, um camper não… – O camper não te dá quase nada de manutenção, o trailer te demanda mais espaço para guardar e com manutenção… – Trailer tem documentos e camper não… Quanto a trazer da Argentina, não sei se compensará, pois podes simplesmente colocar em cima e cruzar na cara de pau. Com sorte passa de boa, mas com azar perdes o camper e ainda responde processo por contrabando e descaminho. Outro detalhe, não basta colocar o camper na caçamba e sair usando, tem que instalar em empesa credenciada e passar pelo Inmetro para colocar nos documentos a observação de “carroceria intercambiável”. Coisas que só existem no Brasil…
15 de maio de 2015 às 02:35 #59481Zauri CarvalhoParticipanteInicialmente agradeço aos Rodrigo, Leandro e Edintruder pelas dicas. Sou campista a longo tempo, iniciando com uma carreta barraca CampingCar e depois um MH pequeno. Atualmente, por um tempo, tenho pesquisado bastante e concluí que o Camper para o momento (só para 2) é o mais indicado. Conheço o Camper Duaron e inclusive visitei a fábrica no ano passado, bem como a Apolo Trailer e a Victória MH. Sem dúvida o produto da Duaron é moderno, leve e tem bom acabamento porém o valor é bastante alto, talvez pelo custo de produção (coisas de Brasil). Quanto aos Campers antigos a venda, acho que os proprietários se entusiasmaram com os preços do Duaron e ultimamente inflacionaram o mercado dos usados, até os que não estão em bom estado. Provavelmente vou optar por um projeto pessoal (já estou fazendo) e construir através de uma fábrica aqui do sul (sou de Canela-RS) pois além das fábricas de renome, tem algumas pequenas com produto de boa qualidade ou compro de algum argentino a passeio pela região e mando reformar para obter uma NF (não sei se funciona). Independente disso, continuo no aguardo de dicas e informações, quanto mais, melhor. A todos, um abraço.
15 de maio de 2015 às 11:22 #59482Tiago GINParticipanteEdintruder wrote:Outro detalhe, não basta colocar o camper na caçamba e sair usando, tem que instalar em empesa credenciada e passar pelo Inmetro para colocar nos documentos a observação de “carroceria intercambiável”. Coisas que só existem no Brasil…Não acredito que isso existe, é no mínimo ridículo né.. só no BR mesmo… Se fosse comigo, iria colocar o camper e sair bem faceiro, sem regularizar nada, pois nem sabia que isso existia… Achei que o camper se caracterizaria apenas como “carga”… Muito obrigado pela explicação, acabou informando um leigo total no assunto Abraços!
15 de maio de 2015 às 14:28 #59492EdintruderParticipanteZauri, então avalia diferente. Coloca um baú de alumínio, esse de carga sobre a caçamba e vai no inmetro alterar a carroceria para baú. Após a alteração dos documentos to transformas o baú em camper. Entenda que numa fiscalização, irá constar o tipo de carroceria nos documentos, porém se é camper ou baú, daí fica por conta das contradições legais entre Inmetro e Detran. Pelo menos será essa a tua desculpa. O ideal seria levares para vistoria do inmetro com o baú já com as janelas, pois poderás andar com a cópia do laudo com as fotos no momento da vistoria, sendo exatamente mesmo baú que estarás. Dessa forma o agente fiscalizador não poderá te autuar pois ele mesmo terá dúvidas, e o ônus da dúvida dá razão ao condutor. Entendes esses “detalhes”. É a única forma de andares com um camper feito em casa. O problema é que o Brasil é um país sem lei e que tem leis demais… Enter prós e contras, o contra é que se tirares o baú deverás alterar os documentos novamente… É o mesmo detalhe de ônibus e motorhome… o que muda para ter que alterar os documentos ou pagar um CAT??? Somente alojamento. Se tiver alojamento vira motorhome. Se transformares em lancheria continua ônibus! É ridículo assim como é absurdo! E se o caboclo comprar um ônibus e arrancar todos os bancos e dormir em redes, poderá andar como ônibus, mas se as redes estiverem estendidas poderá configurar motorhome novamente e o caboclo terá o ônibus apreendido! A república das bananas pede para virar piada em todos os países por leis absurdas como essa. Nos EUA tu não precisas andar com NENHUM documento do veículo que tu andas. Se fores parado pela polícia, bastará o patrulheiro consultar o sistema e irá te liberar sem nenhuma multa. Aqui? Capaz de seres levado algemado para a delegacia e só poderás continuar a viagem no momento que tiveres com os documentos válidos em mãos. Nos EUA, a maioria dos estados não te obriga a emplacar os trailers. Nos EUA podes modificar o teu carro como tu quiseres, porém em caso de acidentes o custo e indenizações serão proporcionais às alterações do teu carro.
19 de maio de 2015 às 13:58 #59602LUIZ CARLOS DA SILVAParticipanteZauri,adquiri um camper c/ f1000 faz uns 7 anos.O antigo proprietário andou un 5 anos sem a documentação nescessaria.Andou numa boa,as vezes um “cafezinho aqui outro ali” .Quando comprei fiz questão de documentar,gastei a bagatela de $ 300,00,sem nenhuma dor de cabeça. O problema é que algumas pessoas gostão de fazer gambiarra,e depois reclamam das autoridades. Documentar uma camper é a coisa mais simples,desde que não seja feita em fundo de quintal. A minha é uma larthurist,só precisei da nota fiscal.Quanto a duarom,realmente é um camper mais atual, o probema é o espaço interno. Tenho um amigo que comprou e só ficou alguns meses,teve que trocar,nã se adaptou. É isso ai,se precisar de alduma informção estamos a disposição. luiz
25 de maio de 2015 às 23:25 #59808Zauri CarvalhoParticipanteOlá Edintruder e Luiz Carlos. A idéia não é fazer o Camper em casa (fundo de quintal). Como a pick up Peugeot 504 tem uma caçamba com dimenssões bem diferentes das F1000 e D20 etc., estou fazendo um projeto específico para esse veículo e a execução ficará a cargo de uma fábrica (de preferencia pequena com bom preço e qualidade) assim terei uma Nota Fiscal para alterar o documento (caçamba aberta/intercambiável). Luiz, onde você documentou a tua F1000 para intercambiável? Continuo na escuta.[hr] Correção: dimensôes
27 de maio de 2015 às 20:18 #59844LUIZ CARLOS DA SILVAParticipanteZauri,desculpe se exagerei no comentario,não foi intenção ofender. Qto. a documentação.Solicitei ao delegado de transito uma vistoria p/ modificação intercambiavel. Essa solicitição foi feita atraves de despachante. Não sei se no seu estado o procedimento é o mesmo,mas o despachante poderá te orientar. Talves ai vc não precise intermediário e possa fazer direto no ciretran da cidade. luiz
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