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Carreta Trailer

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  • #48184
    Nilton J
    Participante
    Washington de Mendonça wrote:
    Olá, Marcos. Vc utilizou esta manta de borracha que o Nilton me sugeriu para colocar no piso da escada? O fato da Pajero ter a possibilidade de trafegar em 4 x 4 em qualquer terreno não muda o conceito de porta malas lotado? Como já disse em outro tópico, a minha experiência em puxar uma carretinha e/ou trailer é praticamente nula. Assim, é comum o barulho no engate durante a viagem? Tem como minimizá-lo? Qual a calibragem ideal para os pneus? Quanto falta carga no porta malas, por enquanto, é apenas um conceito. Vamos ver na prática. Um abraço. Tom P.S.: O que vem escrito no documento da sua carretinha?

    Tom, Sobre a calibragem dos pneus, isto pode variar para cada tipo e tamanho. Não conheço uma fórmula fixa e determinada para isso. Em minha carreta usei rodas Alumínio 15″ x 7″ e Pneus 255/75 R15 AT/S, originais do Troller, para não ter que carregar um segundo estepe, além do estepe que vem no veículo, servindo este também de estepe para a carreta. Nesta configuração de roda/pneu,e dependendo da carga que levo na carreta, calibro os mesmos entre 22 a 25 libras para rodar no asfalto e de 16 a 19 para rodar na terra ou em trilhas. Faça experiência prática rodando com o trailer e sinta o quanto o mesmo vai pular. E aí vai diminuindo a pressão nos pneus, quanto menos pressão, menos pulará e mais agarrado ficará ao chão. Abraço!

    #48188

    WM.. nao entendi sua pergunta sobre a relacao do 4×4 com o lance do porta greens … opsss.. malas…… sobre o “manual”da carreta é algo que nunca havia pensado que poderia existir…rsrs.. mandei fazer na época…… tinha nao…

    #48190
    Nilton wrote:
    Washington de Mendonça wrote:
    Olá, Marcos. Vc utilizou esta manta de borracha que o Nilton me sugeriu para colocar no piso da escada? O fato da Pajero ter a possibilidade de trafegar em 4 x 4 em qualquer terreno não muda o conceito de porta malas lotado? Como já disse em outro tópico, a minha experiência em puxar uma carretinha e/ou trailer é praticamente nula. Assim, é comum o barulho no engate durante a viagem? Tem como minimizá-lo? Qual a calibragem ideal para os pneus? Quanto falta carga no porta malas, por enquanto, é apenas um conceito. Vamos ver na prática. Um abraço. Tom P.S.: O que vem escrito no documento da sua carretinha?

    Tom, Sobre a calibragem dos pneus, isto pode variar para cada tipo e tamanho. Não conheço uma fórmula fixa e determinada para isso. Em minha carreta usei rodas Alumínio 15″ x 7″ e Pneus 255/75 R15 AT/S, originais do Troller, para não ter que carregar um segundo estepe, além do estepe que vem no veículo, servindo este também de estepe para a carreta. Nesta configuração de roda/pneu,e dependendo da carga que levo na carreta, calibro os mesmos entre 22 a 25 libras para rodar no asfalto e de 16 a 19 para rodar na terra ou em trilhas. Faça experiência prática rodando com o trailer e sinta o quanto o mesmo vai pular. E aí vai diminuindo a pressão nos pneus, quanto menos pressão, menos pulará e mais agarrado ficará ao chão. Abraço!

    Olá, Nilton. Obrigado pelas informações. No meu MH tive que fazer assim também e cheguei a 50 libras como a calibragem ideal. Um abraço. [hr]

    macamp wrote:
    WM.. nao entendi sua pergunta sobre a relacao do 4×4 com o lance do porta greens … opsss.. malas…… sobre o “manual”da carreta é algo que nunca havia pensado que poderia existir…rsrs.. mandei fazer na época…… tinha nao…

    Olá, Marcos. Eu sinto que quando passo do 4 X 2 para o 4 X 4 a Pajero fica muito mais fácil de dirigir, pois parece que ela tem um melhor equilibrio na tração. Isto não é parecido quando vc enche o porta greens … opsss.. mala? Abraço. Tom[hr] Olá, pessoal. Hoje fui retirar o TRANSFORMER da pintura para poder começar a instalação hidráulica amanhã. Segue mais uma fotos. [attachment=1583] A tulha que vai na frente foi pintada em separado. [attachment=1584] A ferragem do toldo vai ser pintada de preto, bem como os paralamas. [attachment=1585] Pretendo estampar o nome da carreta na parte traseira e nas laterais em letras pretas. Estamos trabalhando! Um abraço. Tom P.S.: Mandem pitacos, por favor.

    #48192
    Matheus S
    Participante

    Olá Tom, está ficando muito bacana seu TRANSFORMER, a cor ficou ótima! Vi você questionando sobre barulho no engate, o barulho é por folga no engate removível da Pajero ou folga do engate da carreta na bola do engate da Pajero? O normal é não fazer barulho. Se for por folga no engate removível da Pajero, o que é bem comum, é bem fácil solucionar, é só furar o engate em um ponto um pouco distante de onde vai o pino e soldar uma porca, ai você coloca um parafuso forçando o tubo da ponteira removível e diga adeus ao barulho! Fiz isso no engate da Cherokee como pode ver na foto abaixo, hoje alguns engates já saem assim de fábrica. [attachment=1586] Abraço!

    #48193
    Matheus Silveira wrote:
    Olá Tom, está ficando muito bacana seu TRANSFORMER, a cor ficou ótima! Vi você questionando sobre barulho no engate, o barulho é por folga no engate removível da Pajero ou folga do engate da carreta na bola do engate da Pajero? O normal é não fazer barulho. Se for por folga no engate removível da Pajero, o que é bem comum, é bem fácil solucionar, é só furar o engate em um ponto um pouco distante de onde vai o pino e soldar uma porca, ai você coloca um parafuso forçando o tubo da ponteira removível e diga adeus ao barulho! Fiz isso no engate da Cherokee como pode ver na foto abaixo, hoje alguns engates já saem assim de fábrica. Abraço!

    Olá, Matheus. Obrigado pela sua avaliação. No engate que coloquei na Pajero já vem com o parafuso que vc instalou no seu. acredito que é na bola do engate. Um abraço. Tom

    #48195

    essa dica do matheus é fundamental….. na minha pajero também já tem esse parafuso… sem apertar ele fica um barulho muito insuportável e chato…… só que geralmente depois de uns 200km de viagem ele já está solto de novo… tenho sempre que ficar reapertando… WM, sobre o 4×4….. acho que não tem relação não……. a questão é bem sobre a relação de peso do rebocador e reboque…… agora.. sobre o que vc falou eu imagino que no 4×4 seja bem melhor de dirigir mesmo…… eu não posso fazer isso na pajero sport, pois nela (como na maioria das caminhonetes) o 4×4 só pode ser usado em piso arenoso…….(ou neve que nao é nosso caso)…. porque quando engatamos o 4×4 o eixo dianteiro já está com diferencial bloqueado. a sua tr4 tem a caixa “super select” que permite isso… e deve ser muito bom mesmo….. Quanto ao seu problema no engate…… uma vez tive um carro com isso e quando vi a bola que tinha a circunferencia um tantinho menor que as comuns….. troquei e parou….

    #48196
    Carlo Pecca
    Participante

    Um pitaco: MATHEUS: vc pode colocar uma pequena mola nesse parafuso de forma ao realizar o aperto, o mesmo não afrouxe com a trepidação. TOM: ta uma belezura o Transforme, parabéns. MARCÃO: para folga na bola uma maneira prática (veja bem quebra-galho) é colocar em cima dela uma metade de garrafa pet de 1/2 litro, acaba com o barulho, não esqueça de colocar um pouco de graxa ou vaselina, OK?

    #48199
    macamp wrote:
    essa dica do matheus é fundamental….. na minha pajero também já tem esse parafuso… sem apertar ele fica um barulho muito insuportável e chato…… só que geralmente depois de uns 200km de viagem ele já está solto de novo… tenho sempre que ficar reapertando… WM, sobre o 4×4….. acho que não tem relação não……. a questão é bem sobre a relação de peso do rebocador e reboque…… agora.. sobre o que vc falou eu imagino que no 4×4 seja bem melhor de dirigir mesmo…… eu não posso fazer isso na pajero sport, pois nela (como na maioria das caminhonetes) o 4×4 só pode ser usado em piso arenoso…….(ou neve que nao é nosso caso)…. porque quando engatamos o 4×4 o eixo dianteiro já está com diferencial bloqueado. a sua tr4 tem a caixa “super select” que permite isso… e deve ser muito bom mesmo….. Quanto ao seu problema no engate…… uma vez tive um carro com isso e quando vi a bola que tinha a circunferencia um tantinho menor que as comuns….. troquei e parou….

    Aprendendo com os Especialistas. Vou fazer a medida da circunferência para verificar se este realmente é o problema. Quanto ao 4 x 4 e ao parafuso, só posso falar quando fizer a primeira viagem e espero que seja logo! Obrigado pela dica. Tom[hr]

    Carlo Pecca wrote:
    Um pitaco: MATHEUS: vc pode colocar uma pequena mola nesse parafuso de forma ao realizar o aperto, o mesmo não afrouxe com a trepidação. TOM: ta uma belezura o Transforme, parabéns. MARCÃO: para folga na bola uma maneira prática (veja bem quebra-galho) é colocar em cima dela uma metade de garrafa pet de 1/2 litro, acaba com o barulho, não esqueça de colocar um pouco de graxa ou vaselina, OK?

    Carlo Pecca, o TRANSFORMER agradece! A sugestão do parafuso achei interessante, mas colocar graxa ou vaselina no engate não pode gerar algum problema? É comum este procedimento? Obrigado. Um abraço. Tom

    #48235
    Carlo Pecca
    Participante

    Tom A lubrificação é para evitar ruído e facilidade de articulação do conjunto pino-engate. Mas lembre-se a garrafa pety é quebra-galho o importante é manter as dimensões originais de projeto, tanto tamanho do pino quanto robustes do engate. Grd Abraço.

    #48252
    Carlo Pecca wrote:
    Tom A lubrificação é para evitar ruído e facilidade de articulação do conjunto pino-engate. Mas lembre-se a garrafa pety é quebra-galho o importante é manter as dimensões originais de projeto, tanto tamanho do pino quanto robustes do engate. Grd Abraço.

    Carlo Pecca Não conheço absolutamente nada sobre engate, portanto toda informação que aqui obtenho é muito importante para mim. Coloquei um engate com capacidade para mil quilogramas, mas o TRANSFORMER deve ficar com uns 350 kg, depois de pronto e carregado. Comprei-o em uma loja especializada em engate. Foi instalado em uma Pajero TR4 que já tem de fábrica a furação para engate e é adequado para trailers de até 1500 kg. Acho que está bem dimensionado! Mas …, sou marinheiro de primeira viagem. Obrigado pelas informações. Um abraço. Tom

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