COMO ELEVAR A ALTURA DO TRAILER COM MOLA DE TORÇÃO
- Este tópico contém 12 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 5 meses atrás por Elizeu.
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30 de abril de 2015 às 00:33 #45901ElizeuParticipante
Prezados. Bom dia a todos. Preciso da ajuda de vocês. Meu trailer é sobre mola de torção e como ele é baixo para a realidade das nossas estradas, preciso elevar a altura em pelo menos 10cm. Alguém já fez este serviço? Como faço? Grato a todos.
30 de abril de 2015 às 00:56 #58976Marcos PivariMestreEste é um tópico para nosso Querido Odair, que além de ter reformado o sistema de torção dele, ainda suspendeu seu Turiscar Imperial……. vai que é tua!
30 de abril de 2015 às 01:22 #58978Ronald AtauloParticipanteMeu pai esteve presente hoje (29/04) para acompanhar o andamento da reforma do trailer e um dos serviços que esta sendo realizado é justamente a colocação de um calço que elevará em 10 cms a altura do trailer: [Img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=5401[/Img] [Img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=5402[/Img] [Img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=5403[/Img] [Img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=5404[/Img]
30 de abril de 2015 às 01:27 #58979ElizeuParticipanteRonald. Grato pela resposta. Se puder me passar como foi feito a colocação desse calço, que material foi usado, tipo de parafuso, solda etc…
30 de abril de 2015 às 01:57 #58981EdintruderParticipanteElizeu, foi colocado apenas uma chapa “U” de 10cm com reforços. Essa chapa teve uma face lateral aparafusada na longarina do chassis e a suspensão aparafusada na face oposta dessa chapa “U”. Muito simples e funcional.
30 de abril de 2015 às 02:56 #58984Odair TeixeiraParticipantePôxa Pivaro, vc vem me acordar a esta hora para dar pitaco ? O Ronald já matou a charada… Assim, qdo vc chegar no céu, o véio de barba branca vai pedir pra vc sair da fila. Com relação a suspender o trailer, se dependesse da qualidade do pavimento brasileiro, da altura das lombadas e dos angulos agudos de algumas ladeiras, eu deixaria meu trailer tão alto que teria que instalar uma escada Margirus na porta para poder entrar. O ultimo role na semana passada raspei as patinhas traseiras saindo do camping. Toda vez é assim. Acho que vou instalar umas roller bars de arrancada. O processo é tranquilo. Meça tudo antes com cuidado pra não rolar ressaca moral. Desfazer depois é dor de cabeça. Use tubo de aço de seção quadrada, com espessura de parede adequada à carga que vai receber. Peça para o melhor soldador da região fazer o trabalho. Use materiais de primeira qualidade. Mas antes de meter solda, desconecte tudo das tomadas internas e isole o que estiver aterrado no trailer. [undefined=undefined]Detalhes importantes:[/undefined] – Fosfatizar e pintar o tubo por dentro e por fora, para evitar corrosão. Se galvanizar, melhor ainda. – Cuidado com o alinhamento dos eixos qdo for montar. Experimente fixar o eixo de suspensão um pouco desalinhado e vc vai ver um trailer pendular até quando der marcha ré. – Nivele o trailer e apoie de forma adequada. Uma ligeira contra flecha para compensar a deformação/flexão dos apoios pode ser interessante, se o comprimento das longarinas for muito grande (trailers de dois eixos) – Os trailers tem baixíssima rigidez torcional. Isto não é bom. Ainda bem que a estrutura é de madeira e madeira não rompe for fadiga. Se fosse assim, o Guanaquito teria desmontado na “viagens austrais” do Dardo. A colocação desta barra acaba melhorando um pouquinho a rigidez, mas não chega a ser nada surpreendente não. – Se o seu trailer for curto ou de apenas um eixo, aproveita que tá no estaleiro e verifica o estado do chassi e principalmente no ponto mais crítico, onde o momento torçor é cruel, que é a parte do quadro “A” que começa embaixo da caixa de gás e vai até a bequilha. Aquele trecho logo após o término do quadro do chassis (carroceria ou casa) e que começa o que seria o “cambão” do trailer, é onde são descarregados os maiores esforços de flexão, torção ( muitas vezes flexo-torção). A maioria dos trailers tem um reforço ali. Porém, se a capacidade de carga do trailer estiver no limite e o trailer for submetido a um stress muito grande, pode gerar trincas e ruptura por fadiga. Na dúvida, mete um reforço por precaução. Tem um loucos sem alma que frequentam este fórum e que gostam de colocar o trailer em estradas de terra cheias de costela de vaca e percorrem horas a fio em velocidades baixas. – Se o trailer for um Turiscar, tire os braços da suspensão e dê uma geral, troque as gaxetas em L, verifique o embuchamento e troque se necessário. – Troque os pinos graxeiros e meta graxa no eixo. – Verifique rolamentos e lubrifique com graxa adequada. Acho que é isso, não tem nada demais neste trabalho. Amanhã se der tempo, irei postar o projeto do Imperial com disk brake!
30 de abril de 2015 às 10:59 #58972Ronald AtauloParticipanteOdair, adorei a ideia dos freios a disco…conte mais…
30 de abril de 2015 às 15:48 #58912ElizeuParticipantePrezado Odair. Muito obrigado pelas informações. Vou repassa-las para a pessoa que fará o serviço. Assim que concluir darei notícias. Valeu!!! [hr] Prezado Edintruder Obrigado pelas informações. valeu!!
30 de abril de 2015 às 18:10 #58965ElizeuParticipanteEdintruder Pelas fotos enviadas pelo Ronald me parece que o calço foi somente parafusado é isso mesmo?
30 de abril de 2015 às 19:31 #58967EdintruderParticipanteSim. Somente aparafusado. Usa somente parafusos de aço, com dureza no mínimo 8.8 e porcas parlock.
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