Comprar ônibus e transformá-lo em MH, vale a pena?
- Este tópico contém 7 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 6 meses atrás por Edison Sampaio.
-
AutorPosts
-
23 de fevereiro de 2011 às 13:04 #45010AnônimoInativo
Pessoal, Vou propor um tema de iniciante: Comprar um ônibus e o transformá-lo em um MH, vale a pena? Já ouvi muitos falando que não vale a pena, mas gostaria de deixar registrado aqui a opinião dos amigos. Me ofereceram recentemente um ônibus Mercedes O371 92/92 (que acho um dos modelos mais bonitos) por 22.000,00. Será que valeria a pena fazer um projeto com ele? Contando com os serviços de uma empresa especializada, tipo Motortrailer, Ventura, etc. Sobre a documentação, aqui no interior não está tão difícil de mudar as características do documento. Vamos ver o que vcs me contam…. Um forte abraço!
28 de fevereiro de 2011 às 02:22 #46559AnônimoInativoAmigão Daniel, acho meio temeroso investir numa empreitada como essa. Não sei se o valor investido vai compensar. Uma empresa de porte como as que você citou fazem bons produtos mas a fabricação de MH no Brasil é artesanal, o que significa que você em que financiar a linha de produção do seu veículo. Mesmo que diga que por aí é fácil regularizar, a burocracia vai te deixar meio lelé da cuca, a não ser que o amigo conte com uma carta na manga. Aliás se tiver uma carta na manga me dê a dica pois meu processo se arrasta há 3 anos e apesar de ter conseguido reativar o renavam do meu carro, agora é o Detran SP que está melando para gerar a segunda via do CRV para que o antigo proprietário me transfira novamente o MH, agora com endereço de SP, ou seja, estou numa saia justa porque apesar de ter comprado o carro há 3 anos e pago, o carro voltou a ser do antigo dono. Se ele quiser me ferrar não tenho nem como evitar. Mas voltando às vacas frias, eu mesmo antes dessa história, tinha uma Furglaine que resolvi tranformar em motorhome. Consultei na época as fábricas que voce mencionou e o preço cobrado foi astronomico. Resolvi fazer aqui no Rio mesmo e me estrepei. A tal empresa fechou no meio do caminho, fiquei sem o mh, somente com uma carcaça e foi parar na justiça. Levei um prejuizo que beira os cem mil reais……e ainda estou esperando o juiz marcar audiencia. Meu conselho seria comprar um mh já legalizado em bom estado e ir modificando ao seu gosto. Um abração
10 de abril de 2011 às 21:07 #46589flavio hirtParticipantevale a pena montar um mh sim
28 de junho de 2011 às 15:11 #46605Stephan RiedererMembroMinha esperança é que com a copa e as olimpíadas venha alguma montadora internacional produzir motorhomes e trailers por aqui com preços acessíveis para todos… tenho 4 anos de torcida pela frente!!
18 de julho de 2011 às 23:53 #46635AnônimoInativoAmigão dr. Green. Não acredito que algum fabricante lá de fora se interesse em fazer alguma coisa aqui, simplesmente porque nosso mercado não dá nem para a saída. Só para ter uma idéia, este ano, 2011,com toda recessão, os EUA vão produzir 240 mil equipamentos entre trailers e motorhomes. Cada fábrica na Alemanha produz mensalmente 150 a 200 motorhomes. Quero ver se interessa a algum empresário lá de fora produzir 100 motorhomes por ano. Quem vai fornecer os equipamentos internos? Tem que importar tudo, vaso sanitário a quase mil reais e por aí vai……até geladeira para mh fabricada no Brasil não sai por menos de 3 mil reais o modelito de 80 litros tipo frigobar. Assim fica difícil até para o mais otimista. Isso sem falar que o fabricante vai ter que homologar o equipamento no Inmetro e Denatran e isso sempre requer uma e$pecificação técnica, se entenderam o e$pírito da coisa….
27 de abril de 2012 às 14:58 #46914Construindo um Motor HomeParticipanteEu acho que vale a pena, tanto é que comprei um ônibus Scania, já documentado como “Motor-Casa”. Por ser fabricado pela Ciferal para a Cometa, é todo em duralumínio (não enferruja). O detalhe é que eu mesmo vou realizar toda a montagem. Fiz um curso de marceneiro no SENAI e vou montar a minha marcenaria para realizar a montagem. Quem quiser pode acompanhar no meu blog. Jorge – pp5yy@ymail.com
11 de maio de 2012 às 02:16 #46929Edison SampaioParticipanteDaniel, também assino em baixo da resposta que lhe deu o Alexandre Tarcitano. Comprei um micro-ônibus e o transformei em motor-casa, após comprar um CAT de uma transformadora, passar pelo INMETRO e regularizar o veículo junto ao DETRAN, até obter o CRLV motor-casa. Depois de tudo regularizado, pesando os prós e os contras, conclui que teria sido bem mais vantajoso se tivesse comprado um motor-casa usado. Teria saído mais barato e não teria sofrido tanto ao longo de quase um ano. Se vc tiver paciência e tempo, há inúmeras opções de motor-casa à venda na internet. Hoje, para lhe ser franco, não mais me submeteria ao sofrimento de fazer um motor-casa artesanal. Abraços.
Alexandre Tarcitano wrote:Amigão Daniel, acho meio temeroso investir numa empreitada como essa. Não sei se o valor investido vai compensar. Uma empresa de porte como as que você citou fazem bons produtos mas a fabricação de MH no Brasil é artesanal, o que significa que você em que financiar a linha de produção do seu veículo. Mesmo que diga que por aí é fácil regularizar, a burocracia vai te deixar meio lelé da cuca, a não ser que o amigo conte com uma carta na manga. Aliás se tiver uma carta na manga me dê a dica pois meu processo se arrasta há 3 anos e apesar de ter conseguido reativar o renavam do meu carro, agora é o Detran SP que está melando para gerar a segunda via do CRV para que o antigo proprietário me transfira novamente o MH, agora com endereço de SP, ou seja, estou numa saia justa porque apesar de ter comprado o carro há 3 anos e pago, o carro voltou a ser do antigo dono. Se ele quiser me ferrar não tenho nem como evitar. Mas voltando às vacas frias, eu mesmo antes dessa história, tinha uma Furglaine que resolvi tranformar em motorhome. Consultei na época as fábricas que voce mencionou e o preço cobrado foi astronomico. Resolvi fazer aqui no Rio mesmo e me estrepei. A tal empresa fechou no meio do caminho, fiquei sem o mh, somente com uma carcaça e foi parar na justiça. Levei um prejuizo que beira os cem mil reais……e ainda estou esperando o juiz marcar audiencia. Meu conselho seria comprar um mh já legalizado em bom estado e ir modificando ao seu gosto. Um abração16 de julho de 2012 às 06:14 #46838guto21ParticipanteO posto original é de 2011, acho que o amigo nao vai mais ler, mas vamos la. Nao tenho experiencia especifica com motor home, mas com restauracao de carros. EU compraria pronto, mesmo um mais antigo. É dor de cabeca na certa, PRINCIPALMENTE com mao de obra e servicos. Além disso, carro antigo é pepino. Quanto mais vc fuça mais problemas aparecem. E daí, aquele dinheiro que vc achou que ia dar, nao dá mais. É como restauracao ou construcao civil. Vc acha que vai gastar R$ 50.000 e a brincadeira sia por R$ 90.000!
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.