Construção Teardrop
- Este tópico contém 129 respostas, 11 vozes e foi atualizado pela última vez 6 anos atrás por Anderson.
-
AutorPosts
-
2 de maio de 2017 às 20:47 #96142Thiago FernandesParticipante
Boa noite Galera!
Acompanho a certo tempo as construções de mini trailers aqui no macamp, e chegou a hora de começar meu projeto.
Sempre gostei de viajar, fazer mochilão, pegar carona, fazer trekking, aventura aventura e aventura…na minha última viagem de carona pela patagonia, vi que viajar de carro por lá seria interessante, pois teria uma certa liberdade, o único porém é justamente hospedagem e alimentação, pois gosto de ter liberdade em tudo, e depender de hostel e restaurante não me agrada muito. Pesquisando nem lembro o que pela internet, me deparei com um minitrailer gringo, e foi inspiração no primeiro momento; comecei a pesquisar mais e mais, e resolvi então projetar meu próprio teardrop.
Como base para esse meu projeto, me inspirei no modelo gringo GRUMMAN 2, pelas dimensões, armários internos e por ser uma “gota” realmente, fazendo jus ao nome teardrop. Baixei o perfil no site http://tnttt.com/Design_Library/Design_Library.html, e comecei a fazer um modelo 3d de acordo com meu gosto.
Foram meses de planejamento, buscando peças baratas no mercado nacional, vendo medidas, aproveitando os espaços, e principalmente facilidade na montagem, pois não disponho de muitas ferramentas de carpintaria, e como ele será praticamente todo em madeira, era algo que me preocupava. Além disso, precisão nas medidas era algo importante para meu projeto, algo que “na mão”, para alguém sem experiencia, seria complicado, e a curva de aprendizado seria maior que meu bolso permitiria.
Pois bem, projeto no computador pronto, materiais praticamente todos definidos, comprei os compensados e corte com água…SIM, água! Estou acostumado a cortar metais com empresas de corte a laser, e pesquisei sobre corte em madeira, e vi que é algo comum de se cortar, então comecei a pegar cotações…estava quase fechando com uma empresa, quando descobri que compensado NÃO SE CORTA COM LASER, pelo fato de ser um material irregular em seu interior, com vãos internos, partes duras, partes moles….laser gosta de material uniforme (para não perder o foco do feixe), então compensado estava fora de questão. Conhecia o corte de jato de água também, até estava pensando em fazer por ser mais perto de onde moro (cidade vizinha), e com essa questão do laser não cortar compensado, bati o martelo e resolvi cortar com jato de água. Para quem não sabe, esse processo utiliza um jato de água com abrasivo (tipo areia fina), em ALTÍSSIMA VELOCIDADE, que corta tudo, madeira, vidro, AÇO….é algo bem interessante de se ver…
Madeira e água não são melhores amigos, mas como ia cortar compensado naval, resolvi arriscar…Comprei chapas de 2,5 x 1,6 metros, 10mm de espessura. O projeto que fiz, utiliza 121 peças de madeira, que couberam em 10 chapas.
Semana passada peguei o material já cortado, lindo, e comecei a montagem! Fazem 7 dias hoje que comecei, não pude trabalhar direto, mas trabalhei bastante, na verdade meio trailer está pronto…
2 de maio de 2017 às 21:13 #96166Thiago FernandesParticipante1° dia, contei os materiais, coloquei alguns num reboque pequeno para guardar, e comecei a construção. Meu projeto é assim: passo cola de poliuretano cinza nas peças, encaixo elas, e coloco um prego pequeno em algumas partes para segurar tudo no lugar. Pronto! Só partir para próxima peça!
Este sistema ainda não vi em outros projetos, mas está funcionando muito bem para mim. No meu caso, gastei muito tempo no projeto, acertando todos os encaixes, medidas e tolerâncias, e agora na montagem é muito rápido, é só montar mesmo, poucas coisas precisam ser definidas, o “grosso” já está definido.
O único problema que tive, foi na espessura das chapas. Quando comprei, me preocupei mais com a largura e comprimento delas, para que os desenhos coubessem, mas nem me passou pela cabeça que a espessura podia varias tanto. As peças deveriam ter 10mm de espessura, e achei que seria muito próximo, mas várias peças tinham quase 12mm, que no meu sistema de encaixe, trouxe vários problemas…como solução, no local de encaixe, estou diminuindo manualmente a espessura, retirando a capa superior do compensado, mas é só na região de encaixe, pelas fotos poderão ter uma ideia melhor. Martelo de borracha é essencial neste caso.
2 de maio de 2017 às 22:49 #96201Thiago FernandesParticipante2° dia, continuando os trabalhos. Armário interno, mesa e prateleira da cozinha.
3 de maio de 2017 às 08:10 #96202JoserleyParticipanteThiago,
Belo trabalho, que habilidade parabéns.
3 de maio de 2017 às 12:58 #96205Thiago FernandesParticipanteMuito obrigado Joserley, estou bem ansioso para terminar este projeto e cair na estrada!
3 de maio de 2017 às 13:26 #96236Thiago FernandesParticipante3° dia, coloquei o armário interno no lugar. Neste caso, tive que deitar o que já havia feito, encaixar o armário, e então voltar para posição. Depois foi questão de instalar a outra parede interna, e continuar os serviços.
3 de maio de 2017 às 13:54 #96267Thiago FernandesParticipanteNo 4° dia, coloquei os espaçadores entre a parede interna e a externa, passando cola PU e pregando as mesmas. O posicionamento é feito com parafusos mesmo, cujos furos foram cortados no jato de água, a partir do projeto CAD.
Também fiz as duas caixas de bateria, coloquei o espaçador dos pistoes a gás das tampas do armário interno, e ainda coloquei um pequeno anteparo em “+’ na mesa da cozinha, que vai servir para colocar pequenos objetos do dia a dia.
3 de maio de 2017 às 16:09 #96283Marcos PivariMestreOlá Thiago. Belo serviço. MAis uma jóia de teardrop nos arquivos do MaCamp. Seja super bem vindo!
3 de maio de 2017 às 16:27 #96285Thiago FernandesParticipante5° dia, comecei a fazer a porta, que tem 3 camadas de madeira.
3 de maio de 2017 às 16:51 #96286Thiago FernandesParticipanteObrigado Marcos! A ideia é contribuir sempre, e contribuições também serão bem vindas!
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.