CONTROLADOR DE PÊNDULO
- Este tópico contém 13 respostas, 8 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos atrás por Polini.
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16 de abril de 2013 às 17:20 #45482_000suspeitoParticipante
Prezados colegas, amantes de trailer, vcs já viram algum trailer turiscar com controlador de pêndulo? Pois se não, eu coloquei no meu turiscar brilhante luxo 1990. Tive que importar!!!
16 de abril de 2013 às 17:53 #49439Matheus SParticipanteOlá Ademar, eu nunca vi nem ouvi falar sobre alguém que tivesse este sistema em um trailer brasileiro. Você tem fotos para nos mostrar este equipamento? Como é o funcionamento dele? Abraço.
16 de abril de 2013 às 18:48 #49440Stephan RiedererMembronossa fiquei curioso também, nunca ouvi falar disso, pra que serve?
17 de abril de 2013 às 01:20 #49441Odair TeixeiraParticipanteFolks Dá um Google em ” Sway Control for surge brake travel trailers ” Até hoje, a Equal-i-zer foi a única que conheci que afirma que seu produto trabalha bem com freios inerciais (surge brakes). A maioria absoluta só funciona com freios elétricos, que são praticamente inexistentes no Brasil. Os reboques com freio inercial nos USA que eu já vi são os da U-Hall e os reboques para lanchas, que precisam ser imersos e o sistema elétrico não suportaria a corrosão. Um dos vídeos da Equal-i-zer abaixo http://www.youtube.com/watch?v=xjK9jfTW_J4 http://www.equalizerhitch.com/ Já fiz uns cálculos para tentar reproduzir um para teste, mas não acreditei que funcionaria no Imperial…
17 de abril de 2013 às 13:20 #49444leandrovarandaParticipanteJá olhei esse site por outras vezes, porém creio eu que teria que ter um importador para legalizar esse produto e colocar a chancela do INMETRO. Teria que ver essa questão legal pois, pelo que vi, substitui o engate do carro. The best option for trailers with surge brake couplers is a system like the Reese SC Weight Distribution System, item # RP66151, which is designed to help stop sway and increase vehicle handling by distributing the tongue weight of the trailer to the vehicle and trailer axles and using friction pads on the spring bars to stop sway once it begins.[hr][hr] http://www.etrailer.com/p-RP66157.html%5Bhr%5D Does the Equal-i-zer hitch work with hydraulic or surge brakes? The Equal-i-zer hitch will work with most trailers equipped with surge brakes because the spring arms rest on rigid Sway Control Brackets, rather than being suspended by chains. The bars slide forward/backward while turning or braking, without the tendency to “spring” back into the straight position like bars hung from chains do. This allows the surge brake to be properly activated, instead of intermittently activating/deactivating the brakes, or not allowing enough compression to activate the surge brakes at all.
23 de abril de 2013 às 11:14 #49474AnônimoInativoOlá pessoal. Quando comprei meu trailer, um kc 450, tinha muito problema com pêndulo, quando chegava em 70km/h começava a balançar. Como estava insatisfeito com a suspensão dele, troquei o eixo, aumentei a distância entre rodas, coloquei molas (dianteiras do F4000, diminuídas) e amortecedores de Kombi. Ficou com um curso de + ou – 15cm. Ficou parecido com um Dodje (os mais antigos vão lembrar). Mas toda esta conversa é para dizer que nunca mais tive problemas com pêndulos, passo por carretas, baus, chuva ou sol, vento lateral, nada me tira do rumo e olha que já fui a 120km/h. E ainda ganhei mais altura para não pegar em baixo. Abraços. Flavio Torres.
23 de abril de 2013 às 12:09 #49475leandrovarandaParticipanteJá li em algum lugar que parte do efeito do pendulo está relacionado com o baixo centro de gravidade dos trailers e a não eficiência dos freios quando o trailer começa a “empurrar” o carro nas descidas. Quanto ao que eu disse antes, pesquisei mais e como a plaqueta vai na parte do engate que é fixa ao carro, creio que não teria problemas em trocar a ponta por aquela importada. Nunca andei de Dodje, mas creio que deva ser igual outros antigos que andei, parece que está em cima de um colchão de molas. No meu ver sua solução foi um conjunto de coisas, resolveu o problema da suspensão, amortecedores e aumentou o centro de gravidade. Na hora de remontar com certeza deve ter balanceado as rodas e verificado os freios também. O que achei interessante desse controlador de pendulo é que ele evita abaixar a traseira do carro ou do trailer, deixando tudo alinhado, o que deve facilitar a passar lombadas e depressões. Sem querer pedir demais mas… postem fotos, é interessante ver como cada um resolveu se problema, assim fica um tópico rico em informações para consulta futura.
30 de abril de 2013 às 01:09 #49524DodgeParticipanteMuito interessante isso. Ademard, já instalou o acessório? Qual o resultado? Abraço
15 de maio de 2013 às 18:50 #49580_000suspeitoParticipanteMatheus Silveira wrote:Olá Ademar, eu nunca vi nem ouvi falar sobre alguém que tivesse este sistema em um trailer brasileiro. Você tem fotos para nos mostrar este equipamento? Como é o funcionamento dele? Abraço.Matheus, logo colocarei as fotos!! [hr] Pessoal logo vou colocar as fotos do controlador de pêndulo que instalei!!!!!!![hr] Logo colocarei as fotos!!! Beleza!![hr] Estou sem máquina de fotos por enquanto!!! [hr] derrubei em uma cachoeira na cidade de nova prata RS se alguém achar é minha!!
30 de maio de 2013 às 18:57 #49695_000suspeitoParticipanteGalera, Conforme solicitado estou enviando fotos de como colocar no trailer o CONTROLADOR DE PÊNDULO, se quizer o video me mande um e-mail E-mail: ademarcl@hotmail.com
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