Diamante finalizado
- Este tópico contém 59 respostas, 27 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 2 meses atrás por Daniel Felisbino.
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15 de junho de 2015 às 13:57 #60365Ronald AtauloParticipante
kkkkkkkkkkkkk Sérgio, Esta história de apelido já virou tema de jantares…kkkk Inicialmente manteríamos o Pipoca II em homenagem ao nosso primeiro trailer, depois foi no automático para Pipocão, só que a esposa acha grosseiro…. ai na última viagem com as reboladas que ele dava acima de 90 km/h veio o bambolê…. mas confesso que o martelo ainda não foi batido…..kk Mostrei sua mensagem para a esposa e ela comentou….. shi…. dúvida!!!…………..kkk E agora? Pipoca II ou Bambolê???
15 de junho de 2015 às 15:55 #60368Jandir de TeresopolisParticipanteRonald, Sophia, Bia e Juliano, desculpe pela demora em me manifestar, mas tava querendo fazer um vídeo da joia rara que é o Turiscar Diamante de vcs, e estou com o tempo meio corrido. Tomei a liberdade de usar para fazer o vídeo fotos postadas por vcs no blog ( http://www.boraprocamping.blogspot.com.br ). Espero que me autorizem a continuar usando as fotos e que também me autorizem a fazer o primeiro vídeo do Diamante lá em Campos do Jordão. Abçs e mais uma vez: [size=x-large]P A R A B É N S!!![/size] [video=youtube]https://www.youtube.com/watch?v=siGVgB6dXQs[/video] [size=large]Este e muitos outros vídeos sobre campismo, você pode assistir clicando [/size] [size=x-large]AQUI[/size][size=large].[/size] [size=xx-small].[/size]
15 de junho de 2015 às 16:43 #60369Ronald AtauloParticipanteJandir, MARAVILHOSO!!!!! Inclusive tomei a liberdade de compartilha-lo em algumas redes sociais…. adorei!! Claro que pode fazer o vídeo completo em Campos do Jordão, vai ser show… Saudade de vocês meus amigos… temos que nos encontrar em breve!!
15 de junho de 2015 às 20:20 #60373PoliniParticipanteRonald: o Thomas também estava com uma vocação de dança no trailer. Era balanceamento e tudo o mais, e a vocação se manifestava. Ele só resolveu o problema trocando as campanas. Veja mais detalhes com ele Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
15 de junho de 2015 às 21:19 #60374Ronald AtauloParticipantePolini, acho que é questão de velocidade. Somente acontece acima de 90km h. Só andar a 80 de boa que vai que nem maravilha….
16 de junho de 2015 às 03:09 #60378Odair TeixeiraParticipanteRonald A ocorrência de pêndulo está relacionado muito mais ao centro de gravidade do que a velocidade de cruzeiro. Eu ja andei na Rod D. Pedro a 120km/h com o Imperial, sem nenhum problema. Mas já tive oscilações indesejáveis a 70km/h por estar carregado em demasia atrás dos eixos. O pêndulo pode ser induzido por diversas razões, mas tende a se estabilizar quando a perturbação cessa, desde que o CG esteja sobre os eixos. Nos vídeos que foram postados, perceba que quando o movimento oscilatório iniciou-se, o motorista pisou no freio. Este é o maior erro que se pode cometer. Sds Odair Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
16 de junho de 2015 às 04:05 #60379GustavoNBloqueadoBuenas Odair, Minha experiência tracionando trailers nesse momento é muito próxima de zero (espero mudar isso em breve), mas pelo que entendo sobre a teoria o problema é mais quanto a distribuição de massa do que o centro desta. Possivelmente é isso que queres dizer também? Só para clarificar, se tivermos 400kg de massa no centro do trailer, o centro de massa será semelhante ao dividirmos 200kg para cada ponta do trailer, e permanecerá sobre o centro do trailer. Porém a distribuição de massa muda, e ao dividirmos a massa nas pontas aumentamos a massa angular, também conhecida como inércia de rotação, que é a grande vilã causadora do pêndulo. É isso, ou estou viajando (no mal sentido)? Abraço, Gustavo
16 de junho de 2015 às 12:14 #60381EdintruderParticipanteUma pergunta cretina sobre o tema do pêndulo, porque não ocorrem pêndulos em carretas, romeu e julieta, rodotrens e bitrens? O sistema de dolly dos rodotrens é um inferno para dar ré e manobrar pois possuem duas aticulaçãos (cambão e 5a roda). Eu muito apanhei com o maldito dolly em rodotrens manobrando no pátio da empresa. Nesse caso existem muitos eventos de pêndulo em rodotrens de 20″ quando rodam com container vazios ou carga muito alta. Creio que o sistema de articulação afastado do eixo traseiro do rebocador seja um ponto que afeta o pêndulo, pois os 5a roda assim como carretas não pendulam uma vez que a articulação está sobre o eixo. Alguém já notou se tem alguma relação com isso ou não? Reparem nesse vídeo aonde a articulação é afastada do eixo traseiro… https://www.youtube.com/watch?v=zVVPGjbXsbg
16 de junho de 2015 às 18:32 #60385GustavoNBloqueadoBuenas Ed, Uma forma que pode facilitar pensarmos a respeito do problema é imaginarmos que estamos segurando um cabo de vassoura carregando um peso. Com o peso na ponta (a) é muito mais difícil de começar a movimentar a vassoura e a parar de movimentar a vassoura (!) do que se o peso está mais perto da mão (b). Com essas imagens acima é facil pensar que o problema é o centro de massa (ou centro de gravidade), mas exatamente o mesmo problema existe se deslocarmos o peso para as pontas, e centralizarmos a mão (o nosso “eixo”): Por isso acredito que o problema é mais corretamente descrito como inércia de rotação (ou momento angular, ou massa angular, etc). Tanto no caso (c) quanto no caso (d) o centro de massa se encontra próximo da própria mão, mas a distribuição de massa é diferente, o que modifica a inércia de rotação. A mesma lógica explica porque os bi-trens não sofrem tanto com o pêndulo: eles geralmente possuem dois pares de eixo em cada ponta, e com frequência tem uma distribuição bastante uniforme de massa (graneleiros, por exemplo). Seguindo a analogia, seria semelhante a agarrarmos a vassoura nas duas pontas (e). Essa analogia também torna fácil entender porque os 5a. roda sofrem menos com o problema do pêndulo. Se uma das mãos representa o eixo traseiro do veículo tracionador de um trailer tradicional, na verdade ela não estaria segurando o cabo de vassoura com o peso, mas sim uma extensão conectada ao cabo de vassoura, conforme caso (f). A outra mão segurando o cabo com o peso representa o eixo do próprio trailer. Um sistema onde essa extensão não existe certamente é mais estável.
16 de junho de 2015 às 21:25 #60389EdintruderParticipanteGustavo, fantástica a aula de Física Quântica! Com essas ilustrações realmente ficam mais simples o entendimento e facilitarão os debates. Agora fiquei mais preocupado com um detalhe, o meu trailer é alto do chão. Muito alto. 70cm de vão até o chassis, prevendo água, barrancos e areia. Como a minha intenção é chegar em locais difíceis não pode ser diferente. A suspensão tentei fazer bem rígida, porém os pneus não irão ajudar muito, pois são lateralmente macios. Dessa forma, a amplitude dos movimentos laterais serão sempre maiores justamente pelo efeito da alavanca, aonde a ponta mais afastada do eixo de rotação movimenta uma distância maior. Esse efeito vivencio bem com a suspensão elevada do meu monstrinho preto… Figura A aonde a mão azul são os pneus e o peso é a cabine. Unindo isso à figura F, se eu conseguir rodar a 80km/h sem pêndulo terei que me contentar em ficar feliz! kkkk
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