Diamante finalizado
- Este tópico contém 59 respostas, 27 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 2 meses atrás por Daniel Felisbino.
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23 de junho de 2015 às 17:28 #60565Odair TeixeiraParticipante
Caro Gustavo Esta é uma discussão legal, melhor ainda num encontro, tomando cerveja. Pelo fórum fica difícil. Se a porção de massa estiver afastada para as extremidades, irá aumentar muito o momento de inércia. Não dá para simplesmente aplicarmos uma integral pq a massa do trailer não é distribuída de forma contínua ou homogênea. Se assim fosse, seria fácil pq teríamos um corpo com massa Cm em função da densidade linear de massa m/L e o corpo com um comprimento qualquer dx. Tacava uma integral e resolvia o momento de inércia . E ainda se estivéssemos falando em um corpo bi apoiado, tudo bem. Mas por concepção, os trailers possuem eixos no centro do chassis (às vezes bi apoiado, mas muito proximos) e não é a mesma concepção das carretas e bi trens. A mecânica envolvida é diferente. Quanto menos massa nas extremidades melhor. Quanto mais massa no centro e o mais próximo do eixo melhor. Depois te passo uma publicação (em inglês) da SAE (USA) com um estudo do comportamento dinâmico de trailers onde vc poderá entender claramente que o vetor, fator de oscilação, velocidade crítica e outros aspectos são diretamente afetados pelo correto posicionamento do cg. Eu adoto a figura “D” como melhor condição para rebocar meu trailer, considerando os 10% de massa na bequilha e o CG mais baixo e entre os eixos o quanto possível. Vamos trocando ideias Abraço Odair Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
23 de junho de 2015 às 18:09 #60566Junior ABCParticipantevou voltar para a escola para vir aqui acompanhar as publicações dos amigos llll kkkkk show! parabéns aos entendidos!
23 de junho de 2015 às 21:41 #60567GustavoNBloqueadoBuenas Odair, Vamos agendar essa cerveja! Mas acho que na cervejada vamos mudar de assunto rápido, porque me parece que estamos sugerindo praticamente a mesma coisa. Os exemplos triviais/simplistas que coloquei acima demonstram exatamente que quanto menos massa nas extremidades melhor, e que quanto mais massa no centro e o mais próximo do eixo melhor. O único detalhe que salientei um pouco mais é que essa centralização da carga não afeta necessariamente o centro de gravidade. É possível colocar 300kg em cada extremidade do trailer (figura c) e manter o centro de gravidade próximo aos eixos, pois o centro de massa (e consequentemente o centro de gravidade para esses casos simples) é realmente o ponto central da massa do objeto (o trailer, nesse caso). Porém, essa organização com carga nas extremidades favorece muito mais a formação do pêndulo lateral (como tu concordas) do que uma organização que centralize os 600kg no meio do trailer (figura d), mesmo com o centro de gravidade de ambos sendo semelhante, no meio do trailer. Então, eu também organizaria a carga o mais próximo da figura (d) possível. Não pelo centro de gravidade, mas sim pela distribuição de carga nas extremidades favorecer a inércia de rotação. Mas espero que o fato de estarmos concordando não nos faça perder essa cerveja! Abração, Odair. Gustavo
23 de junho de 2015 às 22:55 #60569GustavoNBloqueadoJunior ABC wrote:vou voltar para a escola para vir aqui acompanhar as publicações dos amigos llll kkkkk show! parabéns aos entendidos!Junior, acho que a cervejada com o Odair é mais negócio! [emoji1]
23 de junho de 2015 às 23:34 #60573Junior ABCParticipanteKkkkkkk é verdade, vai que tomando uma essas conteiras entra aquj na caxola! Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk
24 de junho de 2015 às 02:09 #60576Odair TeixeiraParticipantePra resumir todo este blábláblá… http://www.towingstabilitystudies.co.uk/stability-studies-simulator.php Legal é a pronuncia de “yaw inertia”.
24 de junho de 2015 às 15:35 #60588EdintruderParticipanteOdair, esse site é fantástico. No vídeo do link abaixo, foram testados 41 carros buscando o melhor tracionador de trailers do ano de 2014. E nos testes eles testam aceleração de 0 a 100 e frenagens de emergência de 100 a 0, subidas, manobrabilidade, etc. Entre os melhores de cada categoria, tem o Ssangyong Korando que temos no brasil e é realmente fantástico, o Jetta 2.0 TDi (temos só versões a gasolina) e o Duster 2.0 4×4. Os trailers obedecem a capacidade máxima de tração de cada veículo dentro da sua categoria. Realmente a Austrália está a décadas na frente do Brasil quando o assunto é caravanismo… http://bbtv.baileyofbristol.co.uk/Video/Product-Testing-The-Caravan-Club-Towcar-of-the-Year-Competition-2014#videoview
24 de junho de 2015 às 16:05 #60590MauricioParticipantejetta 2.0 TDi = amarok
26 de setembro de 2015 às 02:09 #63263Ronald AtauloParticipanteAmigos, eu estava assistindo ao vídeo que o amigo Jandir de Teresópolis fez do meu trailer e não poderia deixar de agradecer o carinho e o empenho. Para quem não viu…. https://www.youtube.com/watch?v=siGVgB6dXQs Valeu Jandir!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
27 de setembro de 2015 às 00:01 #63274Daniel FelisbinoParticipanteUma Duvida, porque os trailers 2 eixos tem os eixos no centro? não seria mais estável um eixo em cada extremidade? seria totalmente apoiado em seus eixos. e não teria o efeito pendulo, ou to viajando na maionese.
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