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Documentação de Mini-Trailer

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  • #122224
    riobike
    Participante

    Dúvida recorrente entre os proprietários de Mini-Trailers é a documentação correta para esses equipamentos.
    Por ser uma “divisão”, não oficial, de trailers, com o objetivo de facilitar o entendimento de suas necessidades, características e vantagens,  não é uma categoria prevista no CTB.

    Assim, todo Mini-Trailer é um Trailer.
    Ou seja, a legislação brasileira para minis e para trailers é a mesma.

    No Código de Trânsito Brasileiro CTB, anexo I, há a definição de trailer :

    ” TRAILER – reboque ou semi-reboque tipo casa, com duas, quatro, ou seis rodas, acoplado ou adaptado à traseira de automóvel ou camionete, utilizado em geral em atividades turísticas como alojamento, ou para atividades comerciais.”

    Por consequência, os mini-trailers não podem estar documentados como Reboque Carroceria Fechada !

    Veja o Anexo I no link:
    http://www.ctbdigital.com.br/arquivos/anexo_I.pdf

    #164257
    riobike
    Participante

    Assunto sempre recorrente nas conversas sobre documentação,  lembrei de algumas “vantagens” de documentar como Trailer os minis :

    i.   É possível fazer “seguro” – Proteção Veicular – como trailer, com planos e coberturas especiais para trailers.
    Não é possível ou seria caríssimo o seguro para reboques fechados ou abertos.

    ii.   Tranquilidade e certeza de realizar transferência de propriedade ou de estado em caso de venda.  Há muitos casos que o Detran não aceita a divergência entre o documento e a real função do reboque.

    iii.   Valorização do equipamento.  Reboques documentados como trailers têm um maior valor de mercado! Ou seja, na hora da venda é um equipamento mais fácil e mais valorizado pelo mercado e pelo comprador.

    Enfim, sempre é melhor estar corretamente documentado!

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