Documentação de Mini-Trailer
- Este tópico contém 1 resposta, 1 voz e foi atualizado pela última vez 5 anos, 10 meses atrás por riobike.
-
AutorPosts
-
26 de dezembro de 2018 às 16:13 #122224riobikeParticipante
Dúvida recorrente entre os proprietários de Mini-Trailers é a documentação correta para esses equipamentos.
Por ser uma “divisão”, não oficial, de trailers, com o objetivo de facilitar o entendimento de suas necessidades, características e vantagens, não é uma categoria prevista no CTB.Assim, todo Mini-Trailer é um Trailer.
Ou seja, a legislação brasileira para minis e para trailers é a mesma.No Código de Trânsito Brasileiro CTB, anexo I, há a definição de trailer :
” TRAILER – reboque ou semi-reboque tipo casa, com duas, quatro, ou seis rodas, acoplado ou adaptado à traseira de automóvel ou camionete, utilizado em geral em atividades turísticas como alojamento, ou para atividades comerciais.”
Por consequência, os mini-trailers não podem estar documentados como Reboque Carroceria Fechada !
Veja o Anexo I no link:
http://www.ctbdigital.com.br/arquivos/anexo_I.pdf22 de março de 2019 às 16:01 #164257riobikeParticipanteAssunto sempre recorrente nas conversas sobre documentação, lembrei de algumas “vantagens” de documentar como Trailer os minis :
i. É possível fazer “seguro” – Proteção Veicular – como trailer, com planos e coberturas especiais para trailers.
Não é possível ou seria caríssimo o seguro para reboques fechados ou abertos.ii. Tranquilidade e certeza de realizar transferência de propriedade ou de estado em caso de venda. Há muitos casos que o Detran não aceita a divergência entre o documento e a real função do reboque.
iii. Valorização do equipamento. Reboques documentados como trailers têm um maior valor de mercado! Ou seja, na hora da venda é um equipamento mais fácil e mais valorizado pelo mercado e pelo comprador.
Enfim, sempre é melhor estar corretamente documentado!
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.