Duster 1.6 + KC 380
- Este tópico contém 13 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 11 meses atrás por Capt.A330.
-
AutorPosts
-
24 de janeiro de 2017 às 14:57 #94014RaposoParticipante
Boa tarde,
Ao contrário da maioria dos 4×4, o Duster possui tração naturalmente dianteira. Da caixa de transmissão dianteira sai um eixo cardã que conecta a força a um diferencial traseiro. Este eixo cardã é conectado ao diferencial através de um mecanismo de embreagem viscosa, ou seja, não possui o conjunto platô/colar de uma embreagem tradicional.
Existe um botão de seleção no painel na qual o motorista pode configurar o modo desejado: 4X2, 4×4 Auto e 4×4 Lock. Não é necessário parar o carro para fazer esta seleção.
No modo 4×2, a embreagem do diferencial traseiro é ativada de modo que não haja nenhuma transmissão para o diferencial traseiro. Porém, vendo o funcionamento, observa-se que o eixo cardã continua girando.
No modo 4×4 Auto a embreagem do diferencial faz com que o diferencial traseiro seja ativado sob demanda, transferindo até 50% da força para o eixo traseiro. Isto permite que o Duster use a tração quando necessário, permitindo o uso em asfalto ou em chuva.
No modo 4×4 Lock a embreagem do diferencial é travada, fazendo com que sempre 50% da força seja transferida para o eixo traseiro. Este modo somente pode ser usado em condições de baixa aderência (estrada de terra) e em baixa velocidade (até 80 por hora), sob pena de danificar o sistema.
Alem disto, ao ativar o modo 4×4 Lock, o ABS passa a funcionar de modo diferente. Caso ele detecte que uma roda está patinando, ele vai tentar frear a roda, simulando mecanismo de bloqueio de diferencial. Não é igual a um bloqueio legítimo mas quebra o galho.
Em relação a consumo, praticamente não há diferenças no consumo do modo 4×2 e modo 4×4 Auto.
Um outro ponto a ser informado é a relação do câmbio. No Duster 4×4 a 1a marcha é extremamente curta, simulando uma caixa reduzida. Isto será útil na hora de colocar o conjunto Duster/Trailer em movimento.
Cordialmente,
Raposo
24 de janeiro de 2017 às 17:26 #94024Marcos PivariMestrePoxa, muito bom sistema. valeu pelas informacoes. só faltou fotos… rs
25 de janeiro de 2017 às 11:36 #94052Capt.A330ParticipanteBuenas Raposo, parabéns, excelente explanação do sistema 4×4 do Renault Duster, especialmente porque desconhecia totalmente o mesmo; sem dúvida, uma informação preciosa para os donos deste veiculo e outros interessados.
Grande abraço!Dardo.
25 de janeiro de 2017 às 11:55 #94054Capt.A330ParticipanteBuenas Leandro, meus parabéns pela adquisição do KC 380!
Fico muito feliz que depois de todo esse tempo, você conseguiu teu ideal, o Trailer que sonhavas faz anos!
O lado bom da espera, acredito que seja o fato de você neste tempo todo, ter aprendido muito sobre Caravanismo e sobre Trailers em particular, tanto no Macamp quanto de outras fontes, culminando com uma compra muito bem planejada.
Agora, é só curtir, cuidar do “bichano”, deixar ele do teu jeito, e desejo sinceramente que sejas muito feliz com o mesmo; um grande abraco, e de novo, meus parabéns!Dardo.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.