Engate Precisa ser Lubrificado ?
- Este tópico contém 2 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 2 meses atrás por Odair Teixeira.
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18 de julho de 2020 às 15:21 #257258riobikeParticipante
No grupo de Whatsapp foi discutido a necessidade de lubrificar (seja com óleo ou graxa) a bola do engate.
Particularmente sou contra,mas muitos trailistas utilizam óleo,graxa ou até mesmo um saco plástico,para reduzir o barulho.
Lembrei que meu pai, nas décadas de 70 e 80 nunca lubrificou e nunca teve problemas.
Não acho uma boa solução, pois, o lubrificante inadequado pode aderir partículas de sujeira e areia o que seria uma catástrofe para o conjunto e acentuaria o desgaste.
Neste caso, o barulho aumentaria e os componentes se desgastariam rapidamente.
Fiz um teste com um reboque KC bem leve e engate novo (do Bode) na Zafira.
Não fez barulho e o conjunto se comportou muito bem.Farei um teste com lubrificante seco de Teflon com Bissulfeto de Molibdênio; lubrificante industrial utilizado em condições extremas de temperatura, pressão (carga) e umidade.
18 de julho de 2020 às 15:24 #257259riobikeParticipanteO amigo Marco Trevisan, da FAMIT, fez o seguinte comentário:
” Sobre lubrificação entre esfera e trava de engate, não vejo necessidade pelos seguintes inconvenientes:
– absorção de poeira durante o trajeto pelo lubrificante, aumentando o desgaste;
– o atrito entre a esfera e a trava deve ser elevado, para “ajudar a evitar” o efeito “pêndulo” do reboque;
– caso o reboque seja desengatado e apoiado na sujeira, essa massa de sujidades vai criar problemas internos no mecanismo de travamento.Sugiro sempre manter a esfera+trava de engate limpas, e apenas o mecanismo de funcionamento da Trava de Engate lubrificado com WD-40 ou similar, evitando ao máximo o contato do lubrificante com as faces de contato na esfera.
Esferas+Travas de Engate são elementos de desgaste, devem ser verificados com frequência. “
22 de setembro de 2020 às 12:58 #257638Odair TeixeiraParticipanteUso e sempre usei graxa branca nautica. Nao oxida, suporta ação da água. Retiro o excedente quando está sujo e reaplico. Não precisa muito. Uso há dez anos. O engate de bola é o mesmo, feito no Bode e dimensionado pra puxar um Turiscar Imperial. A unica vez que deixei de usar, por alguma razão, a bola sofreu alguma torção e afrouxou. Percebi nas frenagens um barulho de algo batendo. Parei o trailer e vi que estava frouxa. Reapertei, lubrifiquei e segui viagem. Pode colocar uns 30 a 40 mil km rodados após isso…
Fraternos Saludos
Odair .’.
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