Publicidade:

Engate Precisa ser Lubrificado ?

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • #257258
    riobike
    Participante

    No grupo de Whatsapp foi discutido a necessidade de lubrificar (seja com óleo ou graxa) a bola do engate.

    Particularmente sou contra,mas muitos trailistas utilizam óleo,graxa ou até mesmo um saco plástico,para reduzir o barulho.

    Lembrei que meu pai, nas décadas de 70 e 80 nunca lubrificou e nunca teve problemas.

    Não acho uma boa solução, pois, o lubrificante inadequado pode aderir partículas de sujeira e areia o que seria uma catástrofe para o conjunto e acentuaria o desgaste.

    Neste caso, o barulho aumentaria e os componentes se desgastariam rapidamente.

    Fiz um teste com um reboque KC bem leve e engate novo (do Bode) na Zafira.
    Não fez barulho e o conjunto se comportou muito bem.

    Farei um teste com lubrificante seco de Teflon com Bissulfeto de Molibdênio; lubrificante industrial utilizado em condições extremas de temperatura, pressão (carga) e umidade.

    #257259
    riobike
    Participante

    O amigo Marco Trevisan, da FAMIT, fez o seguinte comentário:

    ” Sobre lubrificação entre esfera e trava de engate, não vejo necessidade pelos seguintes inconvenientes:
    – absorção de poeira durante o trajeto pelo lubrificante, aumentando o desgaste;
    – o atrito entre a esfera e a trava deve ser elevado, para “ajudar a evitar” o efeito “pêndulo” do reboque;
    – caso o reboque seja desengatado e apoiado na sujeira, essa massa de sujidades vai criar problemas internos no mecanismo de travamento.

    Sugiro sempre manter a esfera+trava de engate limpas, e apenas o mecanismo de funcionamento da Trava de Engate lubrificado com WD-40 ou similar, evitando ao máximo o contato do lubrificante com as faces de contato na esfera.

    Esferas+Travas de Engate são elementos de desgaste, devem ser verificados com frequência. “

    #257638
    Odair Teixeira
    Participante

    Uso e sempre usei graxa branca nautica. Nao oxida, suporta ação da água. Retiro o excedente quando está sujo e reaplico. Não precisa muito. Uso há dez anos. O engate de bola é o mesmo, feito no Bode e dimensionado pra puxar um Turiscar Imperial. A unica vez que deixei de usar, por alguma razão, a bola sofreu alguma torção e afrouxou. Percebi nas frenagens um barulho de algo batendo. Parei o trailer e vi que estava frouxa. Reapertei, lubrifiquei e segui viagem. Pode colocar uns 30 a 40 mil km rodados após isso…

    Fraternos Saludos

    Odair .’.

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.