Esquema elétrico Motorhome em construção
- Este tópico contém 29 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 1 mês atrás por GustavoN.
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28 de julho de 2015 às 17:39 #46020LsmjuniorParticipante
Pessoal, meu pai é proprietário de um velho ônibus que ele usava para pescar e ir a rodeios, agora ele está transformando o ônibus em um motorhome completo. Estou ajudando ele a pensar em um esquema elétrico para o motorhome e vi que a maioria usa geralmente conversores. Achei o preço deste equipamento muito alto e estou pensando em um sistema até mais prático e um pouco mais barato. Bom, sem rodeios, o que acham de um esquema que use fonte diretamente ligada a bateria e um inversor para alimentar tudo em 220V? Quando sem fonte a bateria alimenta o inversor da mesma forma. Segue esquema que fiz (ANEXO), de forma bem clara: Fonte: 120A de corrente nominal e 900A de pico. É bivolt automática (sem se preocupar com 110 ou 220V), com saída de tensão ajustável e estabilizada e modo de flutuação para não danificar a bateria. Inversor: 3000W de potência nominal e 6000W de potência de pico. De onda senoidal PURA (Boa para motores). Saída de 220V 60Hz. Bateria: Estacionária de 115Ah + Bateria de arranque. Meu único receio é a fonte dar uma carga muito rápida na bateria quando não tiver consumo, mas praticamente em 100% do tempo a geladeira e alguns outros equipamentos estarão ligados. Outra vantagem é a fonte ser bivolt automática e entregar uma tensão ajustável e estabilizada, só que em 12V. Óbviamente o ar-condicionado não será ligado quando o sistema estiver sendo alimentado somente na bateria. Sei que o esquema é totalmente diferente do usual, mas o que acham?
28 de julho de 2015 às 18:51 #61830Odair TeixeiraParticipanteVocê não é o Luismj de Brasilia ?
29 de julho de 2015 às 02:14 #61836LsmjuniorParticipanteOdair Teixeira wrote:Você não é o Luismj de Brasilia ?Não não, sou do RS.
29 de julho de 2015 às 03:03 #61837carlosfanaraParticipantePrezado Luismj, Qual a vantagem de se ter 110/220v externa e transformar em 12v(pela fonte) para depois transformar novamente em 110/220V pelo inversor? desse modo vc estará colocando dois equipamentos na linha só para gerar calor. Vindo da bateria os 12v ok pois neste caso vc não terá apoio de energia externa. O ponto importante é como vai carregar as baterias? gastando gasolina? placa solar? gerador eólico? No fórum tem um esquema elétrico bem legal, só não consegui achar kkkk. abç Carlos Fanara
29 de julho de 2015 às 11:06 #61841GustavoNBloqueadoBuenas Carlos, Existem algumas razões interessantes para utilizar esse tipo de sistema. Por exemplo, é mais barato, mais leve, liberdade grande de tensão da rede (existem fontes que aceitam 90V sem problemas, simplesmente baixando a corrente fornecida), melhor uso de energias renováveis mesmo quando no camping (sol, vento), esquenta menos para carregar a bateria (fontes chaveadas são mais eficientes), facilita o desenvolvimento de sistemas completamente autônomos, etc. Dito isso, existem muitos cuidados a serem tomados, e desvantagens óbvias também. Lsmjunior, eu não recomendo essa configuração. O problema mais óbvio é a fonte super-dimensionada para a capacidade da bateria, o que tem o potencial de fritar a bateria quando voltando de descargas mais profundas. Para solucionar isso, ou controla a corrente de carga, ou aumenta o banco o suficiente para que a corrente máxima seja aceitável. Essa segunda possibilidade normalmente é difícil para um trailer devido ao peso, mas para um ônibus 30kg é troco (peso aproximado pra 115Ah). Na verdade, eu recomendaria aumentar a capacidade de qualquer forma, para melhorar a autonomia com esses equipamentos. Recomendo fortemente a leitura do artigo sobre fontes chaveadas que escrevi aqui no forum antes de embarcar nessa: http://portal.macamp.com.br/forum/showthread.php?tid=5857 Também, se quiseres acompanhar vários testes sendo feitos com uma configuração similar, dá uma olhada no tópico sobre o nosso trailer, começando por volta da página 12: http://portal.macamp.com.br/forum/showthread.php?tid=5161 Abraços, Gustavo
29 de julho de 2015 às 11:28 #61842Odair TeixeiraParticipanteLuis /Gustavo Eu pensei tempos atrás nesta configuração, mas desanimei pela complicação, problemas para controlar o carregamento da bateria e pelas perdas envolvidas. Entra 110v/220v, sai 12v, entra 12v sai 110v.. aí vai somados uns 30% de perda de eficiência. Também vi a possibilidade de um nobreak de 5kva bivolt automático. Não rolou pq é caro demais para uma coisa que vou usar eventualmente, porque pesa pra caramba, não trabalha bem com cargas indutivas (sem ar condicionado) e faz barulho constante. Voltemos então pro modo conversor jurássico + baterias +inversor….
29 de julho de 2015 às 12:25 #61844GustavoNBloqueadoBuenas Odair, Isso certamente deve ser considerado, mas deve ser incluído nessa conta o uso de energia solar e/ou eólica. Em ocasiões onde o ar condicionado não está sendo utilizado é possível fazer com que o sistema seja 100% mais eficiente, reduzindo a zero o uso de energia externa mesmo no camping. Até mesmo com o ar condicionado em uso, na verdade, haverão ocasiões em que o uso de energia externa será menor do que seria se o sistema estivesse conectado diretamente, com a fonte fornecendo somente a diferença necessária. Dito isso, de fato o sistema precisa ser preparado com cuidado para evitar problemas. Continuo estudando e fazendo testes para ter certeza do que está sendo colocado no lugar, e mesmo assim ainda existe a possibilidade da prática esconder algumas surpresas que a teoria não mostrou. Grande abraço, Gustavo
29 de julho de 2015 às 17:25 #61847EdintruderParticipanteNo meu trailer pretendo derivar 110v ou 220v direto para algumas tomadas e para o trailer usar tudo 12v através de fonte chaveada. 110v somente para notebooks ou alguns equipamentos emergenciais. Se manter o máximo possível de equipamentos 12v se ganha muito em economia de energia sem o desperdício do inversor.
30 de julho de 2015 às 01:31 #61860carlosfanaraParticipantecarlosfanara wrote:Prezado Luismj, Qual a vantagem de se ter 110/220v externa e transformar em 12v(pela fonte) para depois transformar novamente em 110/220V pelo inversor? desse modo vc estará colocando dois equipamentos na linha só para gerar calor. Vindo da bateria os 12v ok pois neste caso vc não terá apoio de energia externa. O ponto importante é como vai carregar as baterias? gastando gasolina? placa solar? gerador eólico? No fórum tem um esquema elétrico bem legal, só não consegui achar kkkk. abç Carlos Fanaraachei esquema eletrico
30 de julho de 2015 às 05:48 #61864GustavoNBloqueadoObrigado Carlos, Um diagrama simplista (depois de finalizado envio um detalhado) do sistema que estou tentando colocar no lugar é: [align=center] Carregador Solar | 110/220V Externo —— Fonte —————— Inversor —— 220V Estabilizado | Baterias | 12V [/align] Todo 220V interno vem do mesmo lugar, todo estabilizado de forma automática, a fonte pode ser ligada e desligada sem afetar o circuito 220V de forma alguma, e a carga da bateria é feita automaticamente sempre que houver sol ou a fonte estiver ligada.
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