Esquema elétrico Motorhome em construção
- Este tópico contém 29 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 1 mês atrás por GustavoN.
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1 de agosto de 2015 às 20:04 #61919LsmjuniorParticipante
Obrigado Gustavo, Carlos, Odair e Edin pelas respostas. Sinceramente não vejo uma grande vantagem em se utilizar o conversor, não me agrada muito, principalmente por questão do preço de um de boa qualidade. A ideia de utilizar a Fonte e um inversor mais potente para alimentar tudo é justamente para se ter um sistema que fique mais automático e com tensão estabilizada, visto que a Fonte é bivolt automático e aguenta uma variação de tensão muito grande, entregando sempre a mesma tensão estabilizada. Não me preocupo muito com as perdas, visto que pretendo já comprar os equipamentos superdimensionados, até mesmo para que não esquentem muito dentro do motorhome. Gustavo, li tudo que me mandaste, penso praticamente igual a você. Vejo que meu maior problema hoje mesmo seria quanto ao carregamento da bateria com corrente alta. Bom, posso colocar mais uma bateria no sistema, mas isso certamente não ira resolver o problema. A outra solução que me deste é controlar a corrente de carga, bom, não sou nenhum especialista em elétrica, mas como eu faria isso e que tipo de equipamento eu utilizaria? Não pretendo no momento utilizar placas solares ou gerador eólico, mas se eu conseguir montar um sistema que deixe essa possibilidade em aberto será melhor ainda. Grato pelas respostas de todos.
2 de agosto de 2015 às 20:01 #61931GustavoNBloqueadoBuenas Lsmjunior, Se tu realmente quiseres limitar a corrente, eu explico quais componentes vais precisar e a forma de ligar eles, mas antes disso eu vou tentar te covencer que essa não é a melhor forma de fazer o teu sistema funcionar. A capacidade das baterias na verdade depende da corrente de descarga sendo utilizada. Esse fenômeno é conhecido como Lei de Peukert, e uma das equações úteis derivadas da fórmula que o Peukert apresentou é a seguinte: t = H (C/(I H))^k Onde C é a capacidade nominal da bateria, H é o número de horas de descarga para que a capacidade nominal seja válida, I é a corrente de descarga real desejada, k é uma constante que depende do tipo de bateria utilizada, e o resultado t dessa fórmula te diz quantas horas na verdade essa bateria vai durar com essa corrente I. Os fabricantes em geral não fornecem a constante k para a bateria, mas no manual com frequência vem alguns exemplos do tipo “Se descarregar em X horas a capacidade é Y.”. Com esses dados dá pra calcular o valor aproximado dessa constante, e extrapolar para qualquer carga. Pras minhas baterias o k é 1.15, que é bem razoável para chumbo-ácido (quanto mais alto pior). Então, vamos fazer de conta que tu tens uma bateria com k = 1.15 também, com uma capacidade de 115Ah a C/20, e vamos considerar que tu tens uma geladeira de 180W que precisa de 15A em 12V, e vamos chutar que com as perdas/inversor/picos/etc isso chegue a 18A quando ligada. Pela fórmula acima essa bateria só aguenta uma carga constante desse tipo por aproximadamente 5.4h, ou uma capacidade total de 97Ah. Agora, pra ficar fácil a conta vamos dizer que a geladeira fique somente 1/3 do tempo ligada, e vamos dizer que no resto do tempo a carga seja de 3A devido ao inversor/luzes/tv/etc. Isso seria um gasto de (18 x 1/3 + 3 x 2/3) = 8Ah. Então, essa bateria seguraria uma carga desse tipo em torno de 97Ah/8A = ~12h. E isso com uma descarga profunda da bateria, o que reduz a vida útil dela. Bom, agora vamos analizar um outro cenário: vamos calcular
2 de agosto de 2015 às 21:02 #61934GustavoNBloqueadoBuenas Lsmjunior, Se tu realmente quiseres limitar a corrente, eu explico quais componentes vais precisar e a forma de ligar eles, mas antes disso eu vou tentar te covencer que essa não é a melhor forma de fazer o teu sistema funcionar. A capacidade das baterias na verdade depende da corrente de descarga sendo utilizada. Esse fenômeno é conhecido como Lei de Peukert, e uma das equações úteis derivadas da fórmula que o Peukert apresentou é a seguinte: t = H (C/(I H))^k Onde C é a capacidade nominal da bateria, H é o número de horas de descarga para que a capacidade nominal seja válida, I é a corrente de descarga real desejada, k é uma constante que depende do tipo de bateria utilizada, e o resultado t dessa fórmula te diz quantas horas na verdade essa bateria vai durar com essa corrente I. Os fabricantes em geral não fornecem a constante k para a bateria, mas no manual com frequência vem alguns exemplos do tipo “Se descarregar em X horas a capacidade é Y.”. Com esses dados dá pra calcular o valor aproximado dessa constante, e extrapolar para qualquer carga. Pras minhas baterias o k é 1.15, que é bem razoável para chumbo-ácido (quanto mais alto pior). Então, vamos fazer de conta que tu tens uma bateria com k = 1.15 também, com uma capacidade de 115Ah a C/20, e vamos considerar que tu tens uma geladeira de 180W que precisa de 15A em 12V, e vamos chutar que com as perdas/inversor/picos/etc isso chegue a 18A quando ligada. Pela fórmula acima essa bateria só aguenta uma carga constante desse tipo por aproximadamente 5.4h, ou uma capacidade total de 97Ah. Agora, pra ficar fácil a conta vamos dizer que a geladeira fique somente 1/3 do tempo ligada, e vamos dizer que no resto do tempo a carga seja de 3A devido ao inversor/luzes/tv/etc. Isso seria um gasto de (18 x 1/3 + 3 x 2/3) = 8Ah. Então, essa bateria seguraria uma carga desse tipo em torno de 97Ah/8A = ~12h. E isso com uma descarga profunda da bateria, o que reduz a vida útil dela e agrava ainda mais o problema (aumenta o k, na prática). Agora se ao invés de uma bateria de 115Ah utilizar duas baterias de 180Ah com um total de 360Ah a C/20, pela mesma fórmula essas duas baterias segurariam os 18A por ~20h, ou uma capacidade exatamente 360Ah devido a descarga ser feita nos C/20. Isso segura a média de 8Ah por ~45h. 3.7x melhor, apesar das baterias terem aparentemente só 3.1x mais capacidade. Também uma vida útil maior devido a descarga mais lenta e de menor profundidade. Além disso, com esses 360Ah uma carga de 120A é C/3 assumindo que a fonte consiga fornecer isso a 1.7V (carregador a 13.2V – bateria a 11.5V = 1.7V). Isso parece muito alto mas uma vez que a tensão vai se manter constante a corrente deve descer em seguida, a medida que a diferença de tensão entre a bateria e a fonte for descendo também. Isso deve manter a bateria a uma temperatura suficientemente baixa sem qualquer controle adicional de corrente. O peso em torno de 90kg seria meio complicado para um trailer, mas a princípio não deve ser um grande problema para um ônibus. Dito isso tudo, é muito importante medir a tensão, corrente, e temperatura do conjunto real em funcionamento, pois esses valores são todos teóricos e dependem dos detalhes reais da bateria, da fonte, e da carga. Abraço, Gustavo
3 de agosto de 2015 às 01:06 #61940GustavoNBloqueadoPor curiosidade, segue o gráfico de corrente vs. tempo de descarga para uma bateria de 115Ah em 20/C (assumindo k=1.15):
3 de agosto de 2015 às 01:07 #61941GustavoNBloqueadoPor curiosidade, segue o gráfico de corrente vs. tempo de descarga para uma bateria de 115Ah em C/20 (assumindo k=1.15): [img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=6461[/img]
24 de agosto de 2015 às 16:08 #62404LsmjuniorParticipanteDesculpe a demora em responder, me ausentei alguns dias. Bom, vou fazer o seguinte. Vou manter a bateria de arranque (150Ah) ligada ao sistema quando a fonte estiver ligada para ajudar a dividir a corrente e vou adicionar mais uma bateria estacionária de 185Ah. 150Ah + 115Ah (Ja possuo) + 185Ah = 450Ah de baterias. O que acha? Outra coisa que vou fazer é trocar o inversor de 3000W para um de 4000W (vou adicionar mais um microondas ao sistema) e vou trocar a fonte de 120A para uma de 150A. A corrente da fonte vai representar mais ou menos 33% da carga das baterias. Acho que está bom né? Vou montar um painel para comandar a elétrica, fiz correndo um esquema aqui, o que acham? Tenho duvidas quanto aos disjuntores para esta capacidade de corrente. [hr] Outra duvida que tenho, que quem é mais experiente deve saber me ajudar. Pretendo colocar lampadas 12V ao sistema. Estou pensando em colocar somente aquelas spot de LED embutidas (Pé direito é muito baixo para lampadas expostas) de 3W. Elas são 110/220v com fonte que transforma para 12v. Pretendo liga-las direto na rede 12V sem Fonte. A minha duvida é: será que a iluminação não ficará muito direcionada para baixo (teto escuro)? Alguém já instalou este tipo de lampada em trailer/motorhome? Se alguém tiver alguma sugestão.
24 de agosto de 2015 às 16:25 #62405GustavoNBloqueadoNão parece uma boa idéia manter a bateria de arranque ligada no sistema, por vários motivos. A bateria de arranque é feita para fornecer muita corrente por pouco tempo, então se abrir o circuito com ela carregada e o banco do trailer descarregado, pode fazer com que as baterias do trailer recebam mais corrente do que seria saudável, e certamente vai causar descargas profundas da bateria de arranque, o que vai diminuir a vida útil dela. Ruim pros dois lados. Cuidado com a fiação também.. para evitar incêndios é importante medir a corrente que está passando entre os vários pontos do sistema e dimensionar os cabos de forma adequada. Isso deve ser feito tanto com as baterias a 100% quanto com elas descarregadas (na tensão mínima saudável), e com a fonte ligada e desligada A regra do disnjuntor é a mesma para casa e fusíveis em geral: deve ter a capacidade um pouquinho acima da corrente máxima esperada naquele ponto do circuito, para que ele desarme quando algo estranho ocorrer. Em geral disjuntores aceitam picos momentâneos sem desarmar, o que quer dizer que o pico não deve ser levado em consideração. Leia a especificação do modelo específico que pretendes comprar. Note que disnjuntores de 12V DC não são os mesmos que se usa em casa.
25 de agosto de 2015 às 03:15 #62459LsmjuniorParticipanteJa estou estimando a fiação para cima para que não tenha problemas. Bom, estou procurando por disjuntores da Siemens que tem especificação para corrente contínua com tensão baixa. Meu problema é encontrar disjuntor de 150A, 200A monofásico (com certeza não existem). Se eu utilizar um disjuntor trifásico de 50A dividindo a fiação, será que vai dar certo ou é muita invenção? Esta difícil achar uma solução para isto. E sobre as lampadas, alguém tem ideia?
25 de agosto de 2015 às 13:57 #62462GustavoNBloqueadoDisjuntor tri-fásico pra 12V DC? Acho que não estás olhando o equipamento certo.. disjuntores de 100/200/300A ou mais são comuns. Seria bom pedir para um eletricista experiente dar uma olhada no sistema final. Esse tipo de carga facilmente incendeia o veículo.
25 de agosto de 2015 às 15:26 #62463LsmjuniorParticipanteGustavoN wrote:Disjuntor tri-fásico pra 12V DC? Acho que não estás olhando o equipamento certo.. disjuntores de 100/200/300A ou mais são comuns. Seria bom pedir para um eletricista experiente dar uma olhada no sistema final. Esse tipo de carga facilmente incendeia o veículo.Os unicos que encontro são aqueles disjuntores automotivos, mas até onde sei não são confiáveis, não são normatizados e não desarmam corretamente. Os únicos disjuntores que vi que possuem especificação para corrente contínua são os Siemens, conforme catálogo: https://w3.siemens.com.br/buildingtechnologies/br/pt/produtos-baixa-tensao/protecao-eletrica/minidisjuntores/5sx1/documents/disjuntor%205sx%205sp_ca_c01_ind3.pdf A questão é, da Siemens não há disjuntor mono para corrente 150A e nem espaço para fixar um cabo de 70mm², por isso minha ideia era usar um trifásico de 50A dividindo o cabo em 3, mas não sei se conseguirei dividir a corrente igualmente nos 3 cabos.
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