Estabilidade ao rebocar
- Este tópico contém 34 respostas, 10 vozes e foi atualizado pela última vez 8 anos, 8 meses atrás por Fenelon.
-
AutorPosts
-
24 de fevereiro de 2016 às 13:35 #66353EdintruderParticipante
Esse sistema por correntes parece ser realmente muio mais simples e fácil de fabricar. Faz o mesmo efeito de alavanca sobre o engate, porém somente por tensão, e as barras fazem por alavanca.
25 de fevereiro de 2016 às 12:43 #66393Renato Fraga NataoParticipanteEdin, mas veja que o elemento principal nesse conjunto é a bola do engate, que possui uma haste cônica, que conforme o peso aplicado, trava ou libera a rotação dela, atenuando os problemas de Sway. O sistema de barras, na verdade cria uma baita alavanca no engate do carro tendendo a jogar a frente do carro para baixo… Eu particularmente acho um lance meio sinistro, afinal a alavanca é pequena e a força é enorme… Por outro lado, o peso desequilibrado continua alí… Nesse sistema por correntes, o princípio é semelhante, entretanto quem faz a tensão nas correntes tentando jogar a frente do carro par abaixo são aquelas buchas vermelhas… que precisam ser reguladas conforme a necessidade !!
28 de fevereiro de 2016 às 13:45 #66437FenelonParticipanteRenato,
Quando comprei este sistema que uso atualmente, vi este outro que postastes, mas nos fóruns de usuários as avaliações não eram tão boas.
Destes sistemas com barras existem diversos fabricantes e variações, este foi o de melhor avaliação que encontrei na época.
O peso no trailer é dinâmico e as barras servem principalmente para diminuir este efeito, fazendo com que o conjunto trabalhe como uma coisa só.
Se pensarmos que o peso estatico na bequilha é de uns 250 kg, facilmente, em movimento, este peso pode chegar a uma tonelada empurrando para baixo ou puxando para cima.
Mesmo que o peso no trailer esteja equilibrado quando em movimento ele se comporta como uma gangorra sobre a qual o condutor tem pouca ação.
Quanto a sway control existem varios sistemas, cada um tem suas vantagens e desvantagens.
O que posso dizer, de experiência propria é que o sistema que aqui postei funciona bem para equilibrar o conjunto e para controlar o sway, mesmo em nossas estradas não tão boas.28 de fevereiro de 2016 às 16:28 #66443EdintruderParticipanteAvaliando tudo isso, nada melhor do que trailer 5a roda ou no estilo Romeu e Julieta. Nenhum dos dois modelos geram problemas de desequilíbrios durante o reboque.
28 de fevereiro de 2016 às 17:16 #66446FenelonParticipanteCom certeza são mais estáveis.
Enviado de meu SM-A300M usando Tapatalk
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.