Geladeira 12V – Danfoss – Autonomia
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13 de fevereiro de 2014 às 11:39 #50288Matheus SParticipante
Olá Régis, este painel adquiri na empresa Solar Brasil, no link abaixo você pode escolher o Painel Solar adequado para sua necessidade e solicitar orçamento por e-mail, eles te enviam também algumas promoções, costumam não demorar muito para responder, não esqueça de solicitar também o Controlador de Carga adequado para o painel que você estiver orçando. http://www.solarbrasil.com.br/modulos.htm Abraço.
13 de fevereiro de 2014 às 11:54 #50289Carlos FanaraParticipanteMatheus Silveira wrote:Olá Carlos, Obrigado pela sugestão, quando estava escolhendo o controlador pensei em comprar um MPPT, porém no Brasil ele tem um custo bem maior, então como o meu painel não fornece uma voltagem muito maior que 12V o MPPT não me traria grandes vantagens em relação ao PWM que adquiri. Este valor do AliExpress está bem atraente, sem contar que é um controlador que atende até 30A enquanto o meu atende somente 10A, não tendo pressa para receber é um bom negocio, já levei quase 60 dias para receber produtos do AliExpress. Relate para nós sua experiência com o painel solar, você consegue autonomia para ficar livre de tomadas externas? Quais equipamentos que utiliza em 12V? Abraço.Eu ainda não testei plenamente o carregador pois estou reformando o trailer nas folgas do trabalho e dos filhos que disponho (quase obra de igreja rsrsrs) tenho um painel de 240w, uma bateria estacionária de 170 ah e um inversor de 3000w que por enquanto só estou usando para as ferramentas da reforma e para um frigobar de 80 litros 110V que uso para gelar a cerveja durante o trabalho, notei que a saida de carga do carregador (para cargas altas como a partida da serra circular) não esta suportando quando o inversor é ligado diretamente ao carregador então nestes casos eu ligo o inversor diretamente na bateria. Desta forma o carregador me forneçe a porcentagem de carga na bateria que vai se reduzindo lentamente apesar da placa estar carregando a bateria. Enfim ainda não consegui testar plenamente o sistema mas o carregador me parece ser um bom recurso para gerenciar a carga da bateria pois da a todo momento a corrente de carga, corrente de descarga, porcentagem de carga da bateria. Gostaria de saber se alguem consegue usar um microondas usando a bateria via inversor, no meu caso o inversor de 3000W com pico de 6000w não conseguiu ligar um microondas de 900W em potencia máxima, somente na potencia de 50%, é isso mesmo? Forte abraço PS meu irmão morou em Rio Grande por dois anos, ele é da marinha e morava no bairro …… do sol. Carlos Fanara
13 de fevereiro de 2014 às 17:13 #50290Matheus SParticipanteCarlos, O bairro que ele morava devia ser Jardim do Sol, muitos marinheiros moram neste bairro. Crie um tópico para a reforma do seu trailer e nos relate sua experiência com ele, seria muito bacana acompanhar sua reforma. Abraço.
14 de fevereiro de 2014 às 09:47 #50294AnônimoInativoOlá Pessoal. As diferença do motocompressor do Matheus e da minha, é que a minha é só 12 e 24Vca, e a do Matheus é de também é 110 e 220v cc. Porém o consumo da minha é menor, 3,5A logo que liga, e 2,5 depois de gelada. A diferença se dá pelo inversor e pela diminuição da pressão de compressão quando a geladeira atinge temperatura mais baixas. Abraços Flavio Torres.
14 de fevereiro de 2014 às 15:56 #50297DaviParticipanteMuito bacana esse sistema, Matheus! Acredito que essa seja a melhor solução atualmente. Amigos, aproveito pra tirar uma dúvida… Uso um frigobar de 80L 110v (70W), inversor de 1000W, bateria estacionária de 115Ah, carregador inteligente de 15A. Não entendo muito desses sistemas de inversores eletrônicos, mas o que sempre ouço é que o problema desse sistema é o pico, que chega a 10x, na hora de partir a geladeira. Sei que após carregar a bateria, se desligar o 110v, usar só o 12v, a geladeira ainda consegue funcionar por umas 8h aproximadamente, depois ela não consegue mais dar a partida. A dúvida começa aqui… Conversando com alguém (que não é tão leigo no assunto, mas que não sabe os modelos dos meus equipamentos) me perguntaram se eu já tinha experimentado ligar o carregador inteligente no 110v do inversor, e testar se aumentaria a autonomia… Achei tão maluca a ideia que nunca tive coragem de testar… alguém já experimentou fazer isso? usar o inversor pra alimentar o carregador…
14 de fevereiro de 2014 às 16:06 #50298carlosfanaraParticipanteDavi Perpétuo wrote:Muito bacana esse sistema, Matheus! Acredito que essa seja a melhor solução atualmente. Amigos, aproveito pra tirar uma dúvida… Uso um frigobar de 80L 110v (70W), inversor de 1000W, bateria estacionária de 115Ah, carregador inteligente de 15A. Não entendo muito desses sistemas de inversores eletrônicos, mas o que sempre ouço é que o problema desse sistema é o pico, que chega a 10x, na hora de partir a geladeira. Sei que após carregar a bateria, se desligar o 110v, usar só o 12v, a geladeira ainda consegue funcionar por umas 8h aproximadamente, depois ela não consegue mais dar a partida. A dúvida começa aqui… Conversando com alguém (que não é tão leigo no assunto, mas que não sabe os modelos dos meus equipamentos) me perguntaram se eu já tinha experimentado ligar o carregador inteligente no 110v do inversor, e testar se aumentaria a autonomia… Achei tão maluca a ideia que nunca tive coragem de testar… alguém já experimentou fazer isso? usar o inversor pra alimentar o carregador…Isso não daria certo, afinal vc estaria usando a bateria (via inversor) para carregar ela própria via carregador inteligente? vc não teria ganho com isto. além disso o carregador inteligente tb consome uma amperagem considerável principalmente no inicio da carga, (tenho um que vai a 40A). Forte Abraço [hr]
Matheus Silveira wrote:Carlos, O bairro que ele morava devia ser Jardim do Sol, muitos marinheiros moram neste bairro. Crie um tópico para a reforma do seu trailer e nos relate sua experiência com ele, seria muito bacana acompanhar sua reforma. Abraço.Obrigado pela sugestão mas acho que não terei tempo pra isso só estou conseguindo trabalhar no trailer uma vez por semana. Porém posso postar umas fotos das ideias que tive. Vc sabe se existe algum tópico onde podemos postar fotos apenas? É que faço parte do fórum dragstaronline e lá tem um tópico “fotos de minha máquina” poderíamos ter “fotos de meu trailer” e em cada foto os interressados fariam as perguntas livremente. fica a sugestão Abç Carlos
16 de fevereiro de 2014 às 15:18 #50307lc.manhaesParticipanteBoa tarde, pessoal! Logo que saiu o split inverter instalei 2 em meu Motor Casa (MC), pois a previsão de economia e baixa amperagem de partida parecia ser muito vantajosa… O split é 220 V e usava conversor e inversor (quando usava o split com o MC em viagem) … Na partida em rampa funcionou perfeito, mas no início de partida o compressor ultrapassa a rotação nominal e a amperagem chegava a dobrar, levando o inversor (2000 W) à sobrecarga… Mas o pior não foi isto!… Queimou a placa eletrônica que fazia a função “inverter” de um split… A LG deu outra em garantia… Mais alguns meses queimou a mesma placa do outro split… Também recebi em garantia… Questionado a assistência técnica LG me falaram que estas placas eletrônicas são muito sensíveis à variação de tensão!… Como a maioria dos campings possuem energia “fraca” e a variação de tensão é “normal”, resolvi retirar os 2 splits, que estão parados em casa. Por isto, sugiro que estude forma de manter a tensão o mais estável possível, para ter sucesso neste projeto!! Nota: Sou técnico em Mecânica, tendo apenas pequena noção de elétrica!
17 de fevereiro de 2014 às 18:16 #50315Matheus SParticipanteOlá lc.manhaes, Em pesquisa rápida que fiz para conhecer o Split Iverter vi que se trata de um sistema diferente dos compressores Danfoss, a imagem abaixo acredito ser a que melhor exemplifica o sistema Split Inverter, junto com suas considerações. No caso da geladeira, ao contrário do split não é preciso utilizar inversor, ela trabalha com as 4 voltagens(12,24,110,220V) direto sem inversor. Na partida o compressor acelera gradativamente até atingir sua rotação normal de funcionamento, mas não há pico na partida, ele não ultrapassa a amperagem normal de funcionamento no momento da partida. (Fiz um vídeo da geladeira dando partida, quando tiver um tempinho vou edita-lo para postar). Este compressor possibilita na hora da instalação selecionar a rotação que ele vai trabalhar, se você quiser pode colocar na menor rotação e terá um consumo mais baixo, porém consequentemente o compressor ficará mais tempo trabalhando para atingir o objetivo, no final as contas no total de 1 hora o consumo será o mesmo, com uma instalação mais complexa você pode instalar um sistema para variar a rotação de trabalho no momento que você quiser, já vi sistemas com relé para que ela trabalhe na rotação máxima quando o motor do veículo estiver alimentando a bateria. Na hora da compra o vendedor me instruiu a fazer a ligação 12V individual entre a bateria e a geladeira para evitar a variação de tensão, segui a instrução para evitar problemas. Conheço algumas pessoas que utilizam este compressor há alguns anos e nunca tiveram problemas, tomara que eu não seja o primeiro. Abraço. Matheus Silveira [hr] Complementando os dados de desempenho da geladeira e painel solar… Sábado terminei de instalar a geladeira no trailer e deixei ela ligada durante a tarda para verificar o consumo agora com a temperatura ambiente de 26°C, o resultado foi este da foto, compressor consumindo em média 4A(amperímetro da direita), sendo assim um consumo de 2A/h para a geladeira.
Também no sábado liguei pela primeira vez o painel solar após terminar as instalações do painel com amperímetro e controlador de voltagem, logo quando liguei o sol estava bem forte, era por volta das 14h e o amperímetro do painel que está ligado após o controlador de carga, marcando a carga já gerenciada pelo controlador que está sendo enviada para a bateria, em diversos momentos grudou o ponteiro lá no final, indicando carga maior que 10A, mas manteve-se mais em 10A como mostra a foto (amperímetro da esquerda atende ao painel solar)
No domingo resolvi colocar o painel no portão da garagem para carregar a bateria, ela estava marcando 12,86V e após 4 hora quando desliguei o painel ela marcava 13,06V, o link abaixo é de um álbum com diversas fotos que tirei durante estes testes, estão legendadas para melhor entendimento. https://picasaweb.google.com/104703007101221742013/PainelSolarEGeladeira?authuser=0&authkey=Gv1sRgCMTlsdHb74Cxfg&feat=directlink Abraço.
19 de fevereiro de 2014 às 13:58 #50339Matheus SParticipanteGostaria de citar a principal referência que pesquisei para montar este sistema, o blog http://felizmotorhome.blogspot.com.br/ do amigo Dan e sua companheira San, ele entende muito do assunto e me auxiliou durante toda montagem do sistema. Eles utilizam o refrigerador com compressor Danfoss e Painel Solar a mais de 2 anos e compartilham esta e outras experiências em seu blog: http://felizmotorhome.blogspot.com.br/2011/10/instalacao-de-placa-solar.html http://felizmotorhome.blogspot.com.br/2012/01/viagem-dezembro2011-e-janeiro2012-parte.html
19 de fevereiro de 2014 às 14:24 #50341leandrovarandaParticipanteFicou muito bom e bem apresentável no lugar. Já tinha visto esse blog justamente quando procurava por painel solar, na época li todo o relato e fiquei mais interessado ainda no assunto. Eles parecem ser bem legais e estão inspirando muita gente por ai no mundo do campismo e da energia alternativa. Pelos testes que você fez o painel parece estar funcionando muito bem e atendendo ao propósito de carregar as baterias mesmo com a geladeira ligada. Bem legal mesmo. Essa portinha já existia ou você mesmo projetou? Ficou bem “camuflada’ quando fechada.
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