Habilidades para rebocar um trailer
- Este tópico contém 14 respostas, 11 vozes e foi atualizado pela última vez 6 anos, 11 meses atrás por Ronald Ataulo.
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19 de março de 2014 às 13:25 #45531Ronald AtauloParticipante
[align=justify]Amigos, embora nosso código nacional de transito tenha finalmente retornado a liberação da categoria B para reboque de trailer, depois de alguns meses rebocando um trailer pude constatar que é necessário uma série de procedimentos ou “manhas” para que o reboque seja seguro e eficiente. Um motorista mesmo habilidoso em dirigir um carro de passeio, terá uma certa dificuldade, pelo menos no início, para rebocar um trailer. A pratica é que leva a perfeição, ou pelo menos próximo dela (risos). Pensando nisso, escrevo abaixo algumas recomendações que aprendi na raça e na prática: 1 – (VELOCIDADE) A velocidade ideal para se rebocar um trailer é de 80 kms/h. Acontecem alguns fenômenos, sendo o principal deles o pêndulo, que ocasionam interferência no veículo tracionador, dependendo da intensidade, podendo acarretar a perda de controle do veículo. O tamanho do trailer é o principal fator destes fenômenos, quanto maior o trailer, mais este fenômeno se manifesta. 2 – (MARCHA-RÉ) A marcha-ré do conjunto é um tanto quanto confusa, pois o trailer se desloca no sentido contrário do veículo tracionador. Se você esterçar o carro para a direita o trailer vira para a esquerda e se você esterçar o carro para a esquerda o trailer vira para a direita. Depois que se pega a prática fica fácil, mas no começo é confuso! 3 – (CURVAS) A realização de curvas é outro item que precisa de atenção. Estamos acostumados com os veículos de passeio em realizar curvas fechadas até em ruas apertadas. Quando você esta com o trailer sendo rebocado é necessário abrir bastante o trajeto da curva para que o trailer não acabe subindo na guia ou até colidindo com outro veículo estacionado. 4 – (ULTRAPASSAGEM) A ultrapassagem de outro veículo é outro item de extrema importância. Na verdade quando estamos rebocando um trailer nosso conjunto em média duplicou de tamanho. Então depois que ultrapassamos não podemos voltar imediatamente para a faixa que estávamos, é necessário manter um pouco mais na faixa de ultrapassagem para que todo o conjunto realize a ultrapassagem, aí sim podemos voltar para a faixa da direita. 5 – (RETROVISORES) A visão traseira do veículo tracionador fica extremamente prejudicada. A visão do retrovisor central fica anulada por conta do trailer. A visão lateral fica prejudicada por conta da largura do trailer, em média ser maior que a largura do veículo tracionador. Quando isto ocorrer, existem acessórios prolongadores do retrovisor do veículo, justamente para permitir sua visão na hora da ultrapassagem. Deixo aberto para os amigos com ainda mais experiência contribuirem com um conjunto de informações que facilitem a condução dos trailers. [/align]
19 de março de 2014 às 14:41 #50689Stephan RiedererMembroQuem se habilita para transformar isto numa cartilha do macamp com ilustrações e tal???
19 de março de 2014 às 15:04 #50661Capt.A330ParticipanteBom dia Ronald, muito bom teu post; se me permites, agregaria um detalhe muito importante, que é o vento. O mesmo, quando de frente, aumenta bastante o consumo, prejudicando nossa autonomia, e quando lateral, tende a desestabilizar o comboio, pelo qual, um bom truque é nessas condições, viajar com o tanque de água cheio, para agregar lastro e abaixar o centro de gravidade do trailer, assim como lembrar que dentro do Trailer, as coisas pesadas, debem ser estocadas o mais baixo possível, nas tulhas rentes ao piso do mesmo. Também, lembrar que a onda expansiva dos veículos grandes, como bus de dois andares, camião baú, carretas altas, etc., tem dois problemas; 1ro., o ar que deslocam ao ultrapassar, e quando ultrapassamos eles, si o mesmo está do lado que o vento sopra, formará uma barreira contra o vento que produz uma especie de vácuo que nos aproxima ao veiculo em questão, pois estávamos fazendo uma correção do desvio do vento e de pronto, não mais temos esta incidência. Até mais, abraços!
19 de março de 2014 às 15:27 #50662Junior ABCParticipantemuito bom Post, deve ser um tanto complicado para um novato pegar seu trailer e sair por aí…
19 de março de 2014 às 16:17 #50663PelagioParticipanteO vento afeta muito a dirigibilidade da kombi também, tem que ter braço para conduzir a velha senhora. rsss.
19 de março de 2014 às 16:56 #50665Ronald AtauloParticipanteJunior, O primeiro dia que peguei o meu trailer em Novo Hamburgo-RS sentido Gramado-RS tive vontade de devolver o trailer. Eu nunca tinha rebocado um trailer antes, fui marinheiro de primeira viagem. Se eu tivesse devolvido, teria feito a maior besteira da minha vida. Hoje me acostumei a dirigir o danado e a sensação que tenho é de prazer/satisfação. Temo que algum novato vá fazer um test drive para comprar um e desista pela dificuldade aparente. Será um equivoco!! Esta dificuldade é passageira!! Rapidamente se aprende e a sensação de rebocar e estar com a casa conectada é muito boa, um fantástico estilo de vida!! Dardo e Pelagio, realmente o vento é um dos fatores que interferem consideravelmente na condução. Recordo-me quando fui para a Patagônia, nos Pampas Argentinos quando passava um veículo grande no contra-fluxo e ocorria este vácuo, realmente era muito temeroso, mas não apenas de trailer e sim com qualquer tipo de veículo. Na época fui apenas de Pajero Full 3 portas.
23 de abril de 2014 às 11:43 #50916Carlo PeccaParticipanteLembrando que em estradas de terra molhada ou alagada é importante andar em velocidade baixa e constante, pois se parar… pode ficar atolado! Para os 4×4 o problema é menor mas… para os automóveis com tração dianteira, todo o cuidado se possível evitem passar por alagados se não… antes de passar olhem , a pé mesmo o trajeto possível para que não tenha surpresas! Boa viajem.
20 de julho de 2017 às 14:27 #98274Ronald AtauloParticipanteNossa, eu nem lembrava deste tópico…. agora não noto mais estas dificuldades por conta da experiencia em rebocar, mas para quem está começando…. nossa, como é importante!!
12 de dezembro de 2017 às 14:20 #100547AnnibalParticipanteMacete infalível para manobrar trailer: coloque as duas mãos na parte de baixo do volante, as mãos e volante irão para o lado que você quer levar a traseira do trailer, deste modo você não precisa inverter o raciocínio lógico ao qual teu cérebro está adestrado quando da ré com o teu carro.
12 de dezembro de 2017 às 14:22 #100548AnnibalParticipanteMacete infalível para quem está do lado de fora auxiliado o amigo a manobrar o trailer: ao invés de falar para o trailista que ele deve ir com a traseira do trailer para esquerda ou para direita, o que confunde o cérebro em razão das posições invertidas do motorista e do auxiliar no exterior, você indica dizendo o lado do motorista ou passageiro, falando em alto e bom tom: MOTORISTA – PASSAGEIRO.
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