Habilidades para rebocar um trailer
- Este tópico contém 14 respostas, 11 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos atrás por Ronald Ataulo.
-
AutorPosts
-
12 de dezembro de 2017 às 15:19 #100549Francisco NetoParticipante
Boa tarde Pessoal.
No nosso primeiro deslocamento longo, rebocando passei alguns “apertos” ao manobrar o conjunto.
Pela minha falta de experiência (tanto quanto da minha co-pilota, Rsrs) as manobras tiveram que ser feitas bem devagar e com paciência.
Manter o sangue frio e pisar no freio assim que percebia que o Trailer ia “raspar” e ainda conseguir voltar atrás foi difícil. Na hora só passava pela minha cabeça o prejuízo que seria! RsrsGostaria de deixar para os colegas novatos (como eu) um breve relato com um Dica aprendida:
Ao visitar o Camping Búzios no balneário de mesmo nome no RJ.
Fiz minhas pesquisas preliminares sobre o espaço disponível e chequei pelo street view o portão de entrada do Camping. Na minha mente já criei as marcações de onde passar, até onde deveria abrir a curva para entrar e etc.Lá chegando, percebi que o portão estava aberto, e como já havia feito o traçado “mentalmente” entrei direto. Zás! quando percebi já tinha entrado. Só não pensei numa coisa:
– O Street view não te mostra quantos, nem onde estão os visitantes do Camping, que já estão instalados.Resultado: Entrei de frente em um espaço restrito entre um MH e um Trailer pequeno. Vish…
Como fazer para retroceder? E o pior, o local mais adequado para nós ficava em outra direção (eu deveria ter entrado e me direcionado para a esquerda e não em linha reta).Bem, pra encurtar a estória, tudo deu certo. Saí por um portão “dos fundos”, contornei o quarteirão e entrei novamente, desta vez indo na direção certa.
A Dica que aprendi foi:
Mesmo fazendo a pesquisa preliminar, especialmente em caso de Campings pequenos, vale a pena parar do lado de fora (em uma área mais tranquila e permitida) e ir pessoalmente ver como está o espaço. Saber onde você vai ficar e só então iniciar a manobra de acesso.Bem. Foi Suado mas excelente.
Saí de lá me sentindo o próprio “carreteiro” rsrs.
Trouxe o filhote de volta pra casa sem um arranhão!Saudações a todos!
Francisco Neto.12 de dezembro de 2017 às 15:26 #100550Marcos PivariMestreMuito bom…… opinião pessoal, em locais extremamente estreitos, acho sempre melhor entrar com o trailer de ré. Alem de nao ser mais difícil, tem-se a possibilidade de desengatar, manobrar o carro para outra posição e engatar de novo pra “colocar”o trailer onde quiser. De frente isso não é possível.
Outro conselho que dou sempre é que quando tudo der errado e você fechar a rua…….. não ligue pro buzinaço ou com os outros te reprovando….. mantenha a calma e paciência. afinal nada pode ser feito melhor do que pensar com calma a solução. quem tiver com pressa que volte de ré.
13 de dezembro de 2017 às 12:24 #100563leandrovarandaParticipantePassei um sufoco parecido, mas não com um trailer, eu estava com uma carretinha e, por descuido, entrei em uma rua sem saída. Alinhei na contra mão e tentei fazer um 8, só que a rua não era muito larga e no meio da manobra a carretinha aproximou perigosamente da lateral da caminhonete. Estava no meio da rua (fechando-a totalmente) a noite e sem condição viável de manobra. Tive que descer, destravar o corrente, desengatar a carretinha, manobrá-la manualmente para longe da caminhonte, manobrar a caminhonete, engatar a carretinha (incluindo travar as correntes e plugar as luzes) e sair. Acho que fiquei mais de vinte minutos nessa situação. Por sorte não era um lugar muito movimentado e os motoristas não me crucificaram 😀
13 de dezembro de 2017 às 22:32 #100566DaviParticipanteFiz uma publicação no meu Blog sobre este assunto também, “É difícil rebocar um trailer?” pra não sobrecarregar o tópico, pois o texto é meio extenso e coloquei bastante foto, segue o link, se alguém quiser dar uma olhada, fique à vontade.
http://turiscarcaravana.blogspot.com.br/2017/12/e-dificil-puxar-um-trailer.html
Abraços!
14 de dezembro de 2017 às 14:02 #100579Ronald AtauloParticipanteDavi e amigos, que maravilha de postagem!!
Realmente vemos muitos comentários, por vezes equivocados sobre o rebocar trailer.
Em alguns encontros vemos amigos que hoje tem MH comentando sobre o passado que já tiveram trailer de não ser seguro ou confortável.
Hoje temos um ótimo projeto de engenharia tanto nos trailers quanto nos veículos tracionadores que oferecem toda segurança e prazer durante a viagem.
É claro que o segredo é sempre manter os limites de segurança, principalmente a velocidade máxima nunca ultrapassar os 90 km/h.
Ótimo texto Davi!!
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.