Instalação de um Nobreak em meu trailer
- Este tópico contém 11 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 10 meses atrás por Eduardo Vivan.
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12 de janeiro de 2017 às 19:33 #93822Eduardo VivanParticipante
Olá pessoal! meu trailer é um karmangui 270, possui um frigobar de 80 litros que funciona em 220V, é original, mas tenho interesse de usar ele em funcionamento enquanto eu viajo, por isso tive a ideia de instalar um nobreak com entrada 12V e saída 220V assim ligo o nobreak no carro através de uma tomada 12V e alimento o nobreak, com isso ligo o frigobar em 220V na saída do nobreak, alguém já usou este tipo de arranjo ou instalação? pois se der quero poder viajar com meu frigobar carregado e ligado! abraço a todos e bom ano!
12 de janeiro de 2017 às 19:40 #93823Eduardo VivanParticipanteEste é meu brinquedo! forte abraço galera!
12 de janeiro de 2017 às 20:04 #93824Marcos PivariMestreÉ um no-break ou um inversor? referencia pra gente o equipamento
12 de janeiro de 2017 às 20:24 #93825Odair TeixeiraParticipanteFala Eduardo
Primeiro, o teu Nobreak é senoidal? Tem que ser senoidal. Se for onda modificada, frita o motor do frigobar.
Segundo, a alimentação vindo do teu automóvel se for feita pela tomada de acendedor de cigarro, tá limitada por 10 ampéres. Então terias somente 120W disponíveis. A somatória da carga do nobreak e do frigobar já passariam disto. Isto se nao tiver nada ligado adicionalmente.Se fores fazer, puxe uma linha direta vindo do alternador, com um relé pós chave e um disjuntor ou fusível. O teu alternador deve ser de 90A, então dá pra puxar uns 20A sem sobrecarregar nada.
Qualquer dúvida, procure um Auto-Eletrico que os caras resolvem.
Abraço
Odair
12 de janeiro de 2017 às 22:58 #93831Eduardo VivanParticipanteOlá Odair e Marcos! não comprei nobreak ainda nem inversor, estou pesquisando oque é mais em conta e possa fazer o funcionamento de meu frigobar, ele possui potencia de 85w, então já pesquisei em instalar um inversor senoidal ou trocar o compressor do frigobar, comprando um de 12V, será mesmo que tem que ser senoide?, no interior do trailer tenho uma bateria estacionária de 60 ah e um carregador simples e mais um conversor ac dc separado, agradeço desde já o retorno? conto com a experiência de vocês, muito grato.
12 de janeiro de 2017 às 23:05 #93832Eduardo VivanParticipanteNas fotos acima estão o carregador de bateria que esta instalado atualmente.
12 de janeiro de 2017 às 23:07 #93833Eduardo VivanParticipante13 de janeiro de 2017 às 06:51 #93834Marcos PivariMestreBem. Todos sabem que sou mais adepto das geladeiras 12V, pois inversor há sempre dissipação de calor e perdas nas transformações. No caso do teu frigo de 85W, é preciso levar em conta a corrente de pico de partida que é sempre grande nessas horas. Mas com a palavra… os amigos….
13 de janeiro de 2017 às 11:29 #93851Odair TeixeiraParticipanteSe vc migrar para um Frigobar de 12V, esquece o inversor… pode usar os 12v cc direto.
Como o Marcos mencionou, os motores de indução convencionais (tanto 110 qto 12V) dão um coice danado durante a partida. Vai de 5 a 7 vezes a potencia nominal. É coisa de segundos. Mas pode desarmar o disjuntor ou queimar o fusivel se estiver subdimensionado. Se a bateria tiver carregada, ela ajudará neste pico.
Tem uns motores novos com inversores já aptos para trabalhar em 12V, ou 110 que não tem este problema. Trabalham de boa, com baixo consumo. Teve um colega aqui do forum que colocou. Se vc vai investir, já investe direto num Frigo que venha de fabrica assim.Sds
Odair
17 de janeiro de 2017 às 17:02 #93880Paulo VentoriniParticipantePessoal tlx eu posso ajudar um pouco.. Tenho um cabo direto do positivo da bateria em uma tomada de 35 amperes direto alimentando a bateria do trailer.. E tenho o inversor de 4000w pico alimentando a geladeira qdo viajo. Se estou parado desligo a tomada de 35 amperes e deixo a geladeira com energia da rede ou do inversor, sendo alimentado somente pela bateria do trailer. Uma geladeira igual a minha ( simples com apenas congelador e de aprox 270 litro chega a durar 48 horas)
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