Instalação de uma munheca Off-Road em uma carreta barraca
- Este tópico contém 9 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 10 meses atrás por Odair Teixeira.
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2 de outubro de 2016 às 08:51 #92987RaposoParticipante
Bom dia.
Gostaria de começar pedindo desculpas caso eu eventualmente esteja violando alguma regra do fórum, mas minha intenção é divulgar um equipamento que com certeza é útil para campistas que puxem alguma coisa e que façam passeios off-road.
Declarei um ano e pouco atrás que minha intenção era fazer acampamentos em complemento a passeios fora de estrada. Para isto fiz a aquisição de uma carreta barraca da Trabucar, a conhecida Kabana.
Como era uma carreta nova, solicitei ao fabricante que a mesma fosse equipada com pneus 185/70R14. Isto fez com que a Kabana ficasse bem mais elevada que os modelos tradicionais.
Resolvido o problema da altura, me deparei com outro problema: a munheca que veio nela é bastante simples, e mesmo as de melhor qualidade não permitem ângulos verticais ou de torção.
Já ouvi casos de situações em que houve a quebra da parte mais frágil, normalmente o engate ou a esfera quando a mesma é forçada além dos limites.
Existem algumas soluções publicadas na Web: uso de conexão militar, o conhecido gancho, e algumas soluções criativas e caseiras para este problema.
Estas soluções esbarram em um problema: a resolução 197 do CONTRAN, em seu artigo 6,exigem que os engates possuam esfera de acoplamento.
Resolvi então procurar pelo planeta quem já tinha resolvido este problema.
Encontrei a resposta com os Australianos, povo com tradição em passeios fora da estrada. Eles desenvolveram munhecas com acoplamento de esfera que permite ângulos verticais e que possuem capacidade de giro.
Lustrei a cara de pau e mandei um e-mail para uma das empresas que fabricam estes produtos perguntando se eles não venderiam uma unidade desta para mim.
Para minha surpresa, um ano atrás, o representante local entrou em contato comigo e se dispôs a colocar uma peça de carona no container que eles mandam para um distribuidor
Após varias peripécias, que envolveram desde a necessidade de cadastramento do produto na sede da empresa na Alemanha, crise cambial e perda de embarque em navio, dez meses depois do contato ela chegou.
Seguem fotos da munheca:
Vista por cima com o eixo torcido:
Expondo o acoplamento com a esfera:
Munheca expondo o acoplamento recolhido:
Para se ver a capacidade vertical desta munheca, observem a seguinte imagem:
2 de outubro de 2016 às 10:27 #92988RaposoParticipanteUma vez apresentado o produto, resta propor o desafio: acoplar esta munheca na barra de tração (cambão) da Kabana.
A carreta Kabana possui um cambão que consiste em um tubo metálico de 5 cm de diâmetro. A munheca é australiana, e é conectada ao trailer/carreta através de 4 parafusos perpendiculares de até 13 mm de diâmetro.
A solução encontrada será fazer um suporte que acople a munheca ao cambão da Kabana.
Este suporte tem os seguintes requisitos:
a) Espessura do aço igual ou superior ao da munheca original;
b) Parafusos similares aos utilizados na munheca original;
c) Soldagem Mig;
d) Possibilidade de ser montado de cabeça para baixo;
e) Possibilidade de ser removido, permitindo a montagem da munheca anterior.Posto os requisitos acima, encomendei em uma tradicional metalúrgica aqui de Brasilia um suporte, composto de uma chapa plana 210×80 mm e de uma chapa que abraçasse o cambão, para ser soldada na chapa plana e dar resistência ao conjunto.
O projeto está andando. Uma vez obtido as chapas cortadas e dobradas, vamos aos trabalhos:
A situação original era a seguinte:
A munheca foi removida. Resolvi mudar a saída da fiação:
A parte de cima foi então furada e aparafusada ao cambão da Kabana. Utilizei os furos já existentes no cambão que prendiam a munheca original:
E por fim, a munheca instalada provisoriamente na parte de cima do suporte:
Falta ainda:
a) Soldar e furar a parte de baixo do suporte. É ela quem irá dar rigidez ao conjunto.
b) Pintura.
c) Testar esta geringonça.Raposo
3 de outubro de 2016 às 16:15 #93010EdintruderParticipanteMuito legal! A galera namorava esse engate há bastante tempo, mas ninguém tinha se aventurado a comprar. Eu pensava em faze para o meu trailer um engate com cruzeta de F600, e que permite ângulos de 90° em qualquer direção, mas esse ponto da resolução sempre acabava impactando. Na Austrália e EUA tem sistemas de engate por cruzetas e cubos também, mas por aqui que a burocracia se governa, não dá para arriscar…
9 de outubro de 2016 às 20:39 #93079RaposoParticipanteBoa noite,
Consegui avançar na instalação. O suporte foi soldado e instalado.
Seguem imagens dela no suporte:
Próximos passos: testar e pintar.
15 de dezembro de 2016 às 14:32 #93654Gabriel CardosoParticipanteMuuito show!
Alguém sabe se existe algo similar brasileiro?
até então somente encontrei esse tipo de engate (coupling) no ebay e nos sites australianos, é incrível como não haja algo similar no Brasil, afinal o curso daqueles engates de ferro fundido é muito limitado, vivo entortando cambão por isso!
Não sei quanto a legislação, mas será que é permitido produzir uma munheca articulada e rodar livre de um possível incomodo com a Policia?15 de dezembro de 2016 às 17:14 #93656Odair TeixeiraParticipanteVeja com a Famit em Curitiba. Eles são os representantes da AL-KO no Brasil.
Se vc pedir, eles trazem. Trouxeram alguns dias atrás, sob encomenda.Abraço
Odair
10 de janeiro de 2017 às 15:44 #93798RaposoParticipanteBoa tarde,
Conforme prometido, seguem as fotos dos testes realizados com a munheca. Testei subindo um barranco com inclinação que faria uma munheca tradicional ranger ou até mesmo quebrar.
Cordialmente,
Raposo
12 de janeiro de 2017 às 17:27 #93819Alexandre RabelloModeradorFicou muito bom Raposo, parabéns pelo trampo/acessório e também o conjunto (baita nave), abs.
14 de janeiro de 2017 às 09:58 #93856RaposoParticipanteObrigado Alexandre
De qualquer modo, meu objetivo aqui foi o que postei no primeiro post: divulgar um equipamento que com certeza é útil para campistas que puxem alguma coisa e que façam passeios off-road, e que atende a legislação brasileira, que exige a presença da esfera de 50mm no engate.
Cordialmente,
Raposo
16 de janeiro de 2017 às 15:54 #93860Odair TeixeiraParticipanteMuito bom Raposo.
Os produtos da ALKO são incríveis. Olho o catálogo deles e dá vontade de comprar muita coisa. Vc pode fazer rallye com o reboque sem se preocupar em transferir esforços e torções entre o rebocador e o reboque.
Parabens
Odair
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