INSTALADORES DE PAINEIS SOLARES
- Este tópico contém 33 respostas, 11 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 4 meses atrás por Andre Americana.
-
AutorPosts
-
16 de abril de 2015 às 12:59 #58681Marcos PivariMestre
Ronald. Nunca se deve misturar as duas baterias. Geralmente os controladores de carga possuem entradas diferentes para mais de uma fonte alem da solar
16 de abril de 2015 às 19:13 #58696EdintruderParticipanteMarcos, podes explicar por quê não se mistura as duas? No meus planos eu usaria duas ligadas em paralelo. Na minha caminhonete eu uso dessa forma, e no inverno passado eu precisei trocar uma das baterias pois a bateria que estragou passou a consumir a carga da bateria boa…
16 de abril de 2015 às 20:37 #58697Marcos PivariMestreEdin…. falo de misturar uma bateria estacionária com uma veicular. As duas trabalham em modos diferentes de descarga……. e a estacionária nao pode ser usada para dar partida no motor…….. Sendo iguais (as estacionárias são as baterias específicas para o sistema solar) podem ser ligadas quantas quiser O mesmo serve pras veiculares…… Ai vem uma discussão a a parte de misturá-las ou não entre velhas e novas….. Amperagens diferentes… Mas ai nem entro no mérito.
16 de abril de 2015 às 22:51 #58694EdintruderParticipanteValeu pela dica. Não sabia desse detalhe entre a estacionária e veicular. Sabes me dizer se a estacionária pode ser recarregada por alternador comum ou somente por carregador lento?
17 de abril de 2015 às 00:07 #58691Marcos PivariMestrePode sim e quanto mais “lenta” for a carga melhor. Baterias estacionárias foram projetadas para uma descarga mais paulatina e por isso oferecem cerca de 80% da sua carga real. Falando bem por cima e sem grandes detalhes técnicos, a bateria estacionária só irá diminuir a tensão depois de cerca de 80% do uso. Já na veicular, esta ordem se fala em 20% ou mesmo 5%. Já depois disso ela começa a perder voltagem e já começa a se desgastar. É feita para uma descarga alta e por pouco tempo, exatamente para a partida do motor. Por esta razão é que deve ser utilizada a bateria estacionária no trailer. Apesar de um pouco mais barata a automotiva não oferece grande autonomia de carga, mesmo sendo de amperagem maior que a estacionária. No breaks e sistemas solares utilizam sempre baterias estacionárias. Elas costumam ter no mínimo o dobro da vida útil e devem ser administradas com carga inteligente. Descargas repentinas e altas (partida do motor) causam danos nos elementos internos e podem matá-la na mesma hora.
17 de abril de 2015 às 14:39 #58719Capt.A330ParticipanteBuenas Marquitos, Edin: é isso ai, bateria estacionaria é “A Bateria” para um sistema de carga que não do alternador automotivo, e tem esta aula no MaCamp, por sinal, excelente! https://macamp.com.br/?p=79 Estou pensando seriamente em colocar um painel fotovoltaico no Guanaquito, e o relato (e resultados) de André (Americana) foi muito encorajador! Como sempre, o MaCamp ajudando (e muito!) os Campistas. Abraços! Dardo.
17 de abril de 2015 às 16:04 #58723EdintruderParticipanteExcelente aula essa do link! Não tinha visto ainda, e assim fazia um ideia bem errada do sistema elétrico. Eu seria mais um a exclamar que as baterias estão descarregadas. rsrsrs.
17 de abril de 2015 às 16:28 #58725carlosfanaraParticipanteColocando mais uma variável neste assunto: será que as baterias estacionárias estão preparadas para balançar durante a viagem na estrada? será qua as placas podem entrar em curto? com certeza as veiculares são preparadas. abç Carlos Fanara
17 de abril de 2015 às 16:49 #58726Marcos PivariMestreCarlos. Acreditamos que sim, pois ambas possuem o mesmo tipo de fechamento e construção. O que difere é a grossura dos elementos (placas) internas, mas ambas trabalham com líquido na função ácida e possuem ou tampas de fechamento ou mesmo são seladas. As baterias estacionárias são utilizadas em veículos de recreação no mundo todo, além de carros de som e também naqueles famosos “carrinhos de golfe”. Acho até que o fato de sempre terem utilizado as mesmas “caixas” que as automotivas também nos resguarda deste acontecimento. Acho, ne…
17 de abril de 2015 às 16:58 #58727carlosfanaraParticipanteValeu, essa questão foi levantada por um grande amigo que tem um caminhão MB 709 com um kc450 no lugar do baú. Um vendedor de baterias queria convencer ele de comprar a automotiva pois não tinha em estoque a estacionária. abç Carlos
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.