Meriva 1.4 Puxa até q tamanho de trailer?
- Este tópico contém 135 respostas, 29 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 1 mês atrás por Felipy Dias.
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6 de agosto de 2014 às 01:57 #52945DaviParticipante
Amigos, podemos ir com calma que tudo se ajeita… rs. O que quero dizer é que ninguém precisa começar com o conjunto ideal! Puxar, pra falar a verdade, qualquer carro puxa. Já vi Classic rebocando Brilhante Sport 440, Fox 1.0 rebocando KC450… é o ideal, não é, mas pra algo temporário, serviu pra eles, serve pra mim, serve pra todo mundo! Eu posso dizer que fui feliz em cada viagem que fiz com Corsa 1.4, 1.8 e principalmente de Brasilia. É só ter paciência, entender as limitações do conjunto e aproveitar! Já fui em lugares que se estivesse de Corsa não chegaria (subida de terra na chuva. estava de Brasilia). Mas já fiz viagens longas com o Corsa, tendo um conforto que não teria na Brasilia (A/C, silêncio etc). O leque de opções que temos é enorme! Se você está puxando com carro de tração dianteira, dê preferência a ir em lugares asfaltados! Quer lugar mais alto que Campos do Jordão? Nossos amigos estavam de carro 1.0, rebocando, sentiram dificuldades?! Até subiram o degrau pra entrar no camping! (Na hora de entrar eu liguei o 4×4, depois vendo que todo mundo entrou de boa, até o Júnior com o Corsa um pouco rebaixado, tive que constatar: “Pô, to ficando muito fresco!” ) Se eu ficasse sem camionete eu não deixaria de puxar meu trailer! Puxaria em carro de passeio. É melhor de camionete, claro! Mais forte (diesel), tração traseira, mais peso, mais lastro… Mas não deixaria de viajar porque vou puxar de carro de passeio. Sobre motor gasolina x motor diesel, a principal diferença é que o diesel desenvolve torque mais alto (por exemplo, mwm sprint 2.8 tem 132cv e desenvolve 34kg de torque. Um motor a gasolina, da S10 2.4 da mesma época produz 128cv [quase igual] porém só 21kg de torque) na subida, isso que determina a puxada, a força que o motor entrega. Outra grande diferença é que esse torque é atingido desde baixas rotações, menos de 1.800rpm, enquanto motores a gasolina (álcool, flex etc) precisam estar a em rotações elevadas, em geral mais de 3000rpm pra desenvolverem seu torque máximo. Nós temos a má impressão que se o conta-giro passar da metade está estragando o carro! Não é assim! Então, puxando de motor a gasolina, vc vai precisar sim reduzir, deixar a rotação elevada. Provavelmente pra andar de trailer não vai nem engatar 5ª. Nas subidas, vai perder sim, vai subir, de 3ª, de 2ª… isso é normal! Já subi muita serra com Corsa 1.4 e 1.8, e desci também, nunca tive problema com freio, nunca aqueceu, nada nada. Decida tem que lembrar sempre de engrenar a marcha que vc usaria pra subir. Descendo serra, engrenava 2ª as vezes, no corsa. Fica a rotação lá no 5 mil rpm, mas o motor segura, e ele fica tão tranquilo, pois vc não está pisando, não está injetando, que o motor até esfria, e aí você só vai administrando no freio. O freio do reboque tem que estar SEMPRE em ordem. Seja de passeio ou de camionete. Na camionete, com ABS e o caramba, você até segura o conjunto, se o freio do trailer não estiver bom, mas vc ACABA com os discos, pastilhas, lonas, campanas… até o fluído estraga mais rápido com temperaturas elevadas. Pessoalmente, pra puxar de gasolina eu prefiro motores menores: Se camionete, nunca uma V6, e sim as 2.4, 2.2, 2.5 etc… pra andar a 80km/h, até motor pequeno leva. Na subida, tanto V6, 2.0, 1.4 etc vão perder. Só que no trajeto todo você gasta menos combustível, pois como eu costumo dizer, ” o ralo” de um motor menor é pequeno, já o do motor grande, deixa escorrer muito combustível, rs. Sobre Jetta e Fusion, conheço bem os dois carros, meu sogro e cunhado, respectivamente, tem esses carros. Meu maior receio em relação a eles não é nem quanto a motor, pois irão puxar bem (nas suas limitações: asfalto bom etc), eu ficaria com receio porque esses carros são extremamente baixos. Ficarão mais baixos ainda com trailer engatado e as nossas cidades e estradas judiam por DEMAIS dos carros. No caso do Corolla, Fielder etc, no manual vem uma restrição, informando que esses carros não estão aptos a tracionar nenhum tipo de reboque. Não sei o porque, nem se procede, se é só no Brasil, se é só pra se esquivar em caso de garantia, mas essa nota existe. Já ví também uma Fielder puxando Brilhante sem problema algum…
6 de agosto de 2014 às 03:49 #52947giuliano moParticipanteForum é maravilhoso por causa disso, o cara que já passou por diversas situações dá seu testemunho pros que estão aprendendo ir pegando os macetes!!! Valeu pelo excelente post Davi!
6 de agosto de 2014 às 09:09 #52948PelagioParticipanteGrande Davi, matou a pau o tópico.
6 de agosto de 2014 às 09:50 #52949Rodrigo RibeiroParticipanteDavi meu brother, obrigado pela aula… você disse o que eu queria ouvir, “todo conjunto tem seu limite e temos que respeita-lo”, fui dos que subiu a serra de Campos com carro 1.0, e mesmo ele pesado subi numa boa, não subido a temperatura nenhuma vez, na descida também ficou tudo ok, tudo isso porque eu tinha consciência do “tipo de conjunto” que eu possuía, com inúmeras limitações a começar do motorista que nunca havia rebocado nada, nem carretinha, ré então vixxi rsrs… pois bem, só peguei o gancho do Giuliano, porque eu estava conversando com um amigo de longas datas que já acampamos de barraca, e passamos muitos perrengues e éramos felizes, mas assim como eu a família cresceu e quiz dar um mínimo de conforto a ela… e eu todo empolgado mostrando nossas belas fotos do encontro de Campos ele me indagou que só havia carrão lá, que ele tinha que trocar de carro (ele possui um Renault Sandero), foi até em feira para ver as ofertas, meu achei que não precisava de tanto, só para nos acompanhar e é claro que como disse no post anterior que adorei a brincadeira de do mini trailer e agora ninguém nos segura mais rsrs, porém senti falta do bendito banheiro e estou até bolando umas ideias loucas, mas sei que para avançar mais um degrau nescessito de um veículo tracionador mais potente, porém que me atenda no dia a dia também e tirar esses paradigmas de achar que tem que possuir uma caminhonete se não, não pode rebocar nada…. Desculpem o livro, vamos as discussões, estou adorando rsrsrs…. Um grande abraço
6 de agosto de 2014 às 11:41 #52951AnônimoInativoNada como trocar ideias, Davi não tinha pensado em relação a altura do carro bem lembrado, tudo tem que ser analisado. Até estive de olho em um Duster e Ecoesporte, fui ver cada um deles, mas apareceu um negócio melhor, e resolvi esperar e daqui a 3 anos quando me aposentar, com certeza partirei para um 4×4 e um trailer, acho que eu e todos aqui merecem.
6 de agosto de 2014 às 12:51 #52952carlos timParticipanteBoa dia, tenho um diamante e levo o bicho com uma captiva awd. Deem uma olhada preço bom, peso bom e sobe serra com a maior facilidade. abs
6 de agosto de 2014 às 14:00 #52953PelagioParticipantecarlos tim wrote:Boa dia, tenho um diamante e levo o bicho com uma captiva awd. Deem uma olhada preço bom, peso bom e sobe serra com a maior facilidade. absSua captiva é 2.4 ou 3.6 e quantos km/l ?
6 de agosto de 2014 às 14:11 #52954carlos timParticipanteOlá. É 3.6 awd. Mais ou menos 8 kms / lt.
6 de agosto de 2014 às 14:13 #52955PelagioParticipante8 km/l puxando o diamante ? E vazio na cidade ? Obrigado e desculpe.
6 de agosto de 2014 às 14:17 #52956giuliano moParticipante3.6lts AWD puxando um Diamante fazendo 8km/l aí sim é pra louvar em pé irmãos!! Brincadeiras a parte, acho que essa média é muito boa mesmo mas acho que é com o carro sem puxar o Trailer, ou não? Enfim, é mais um dado a se acrescentar ao post! Valeu
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