NAO ENCONTRO ENGATE PARA MINHA CAMIONETA
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14 de agosto de 2014 às 14:34 #53313giuliano moParticipante
Vou melhorar a dica do Matheus, aqui em Pelotas recomendo fortemente a IVAMER para fazer teu engate, você fica a uns 300km daqui, vale a pena o passeio!!! Além dos engates serem feitos sob-medida para seu carro, o Fabio, dono da empresa, é campista, tem um Turiscar VilaRica então saberá exatamente o que você precisa em termos de engate!!! Ele tb tinha um Rubi e vendeu ano passado! Na segnda-feira estive lá batendo um papo com ele dizendo que eu estava a procura de um Trailer e tudo mais…. Em uma COrsa Wagon que tive botei o engate na empresa Zona Norte e tb não curti muito o serviço Reboques IVAMER R. Dr. Bruno Chaves, 83, Pelotas – RS, 96055-040 (53) 3223-1230
Matheus Silveira wrote:Olá Egon, bem vindo ao fórum! Sou de Rio Grande RS, na minha cidade não possui nenhuma empresa especializada em engates sob medida, porém na cidade vizinha Pelotas RS conheço 3 empresas que fabricam engates( LM Car, Ivamer e Zona Norte), você marca um horário e em +ou- 3 horas você já sai com ele instalado, mas você precisa vir com o carro para confeccionarem o engate, não sei se Pelotas é muito longe para você. O último engate que fiz foi na Zona Norte, não indico para ninguém, péssimo atendimento e um serviço muito porco, retirei meu engate em casa e levei em um serralheiro que confio no serviço para refazer algumas partes. Acho que no seu caso uma boa opção seria arrumar um bom serralheiro que faça esse engate, você pode encontrar exemplos de engates fortes se procurar pela sua camionete em sites de outros países, sua Renault possui chassi ou é monobloco? Abraço.14 de agosto de 2014 às 19:02 #53320Odair TeixeiraParticipanteSua Renault é do modelo antigo ou do novo? Estas novas com motor 2.3 Turbo diesel tem mais potencia e um pouco mais de torque e são mais econômicas. O lado bom do Renault Master é que o entre eixos é bem longo e o eixo traseiro está bem próximo da extremidade da carroceria. Isto provê mais estabilidade, só que o raio de giro costuma ser prejudicado. Se vc for fabricar um engate sob encomenda, tente dimensionar os pontos de fixação o mais próximo possível do eixo traseiro, para que o peso da lança seja descarregado praticamente em cima do eixo. Isto vai se traduzir em maior estabilidade para rebocar e o conjunto fica bem mais harmônico. Não economize no engate. Use materiais dimensionados para suportar situações limite como passar numa lombada a 90 km/h rebocando o trailer. Depois de instalar, vá para um lugar onde vc possa fazer um teste de frenagem de emergência. Comece devagar, frenando a 30km/h e vá aumentando até simular uma frenagem de 80km/h. Não esqueça que os freios do trailer devem estar funcionando 100%. Sempre que for rebocar o trailer na Renault Master, coloque o que tiver de peso no veículo tracionador e não no trailer. Abraços
14 de agosto de 2014 às 19:41 #53322Egon BessauerParticipanteOdair Teixeira wrote:Sua Renault é do modelo antigo ou do novo? Estas novas com motor 2.3 Turbo diesel tem mais potencia e um pouco mais de torque e são mais econômicas. O lado bom do Renault Master é que o entre eixos é bem longo e o eixo traseiro está bem próximo da extremidade da carroceria. Isto provê mais estabilidade, só que o raio de giro costuma ser prejudicado. Se vc for fabricar um engate sob encomenda, tente dimensionar os pontos de fixação o mais próximo possível do eixo traseiro, para que o peso da lança seja descarregado praticamente em cima do eixo. Isto vai se traduzir em maior estabilidade para rebocar e o conjunto fica bem mais harmônico. Não economize no engate. Use materiais dimensionados para suportar situações limite como passar numa lombada a 90 km/h rebocando o trailer. Depois de instalar, vá para um lugar onde vc possa fazer um teste de frenagem de emergência. Comece devagar, frenando a 30km/h e vá aumentando até simular uma frenagem de 80km/h. Não esqueça que os freios do trailer devem estar funcionando 100%. Sempre que for rebocar o trailer na Renault Master, coloque o que tiver de peso no veículo tracionador e não no trailer. AbraçosObrigado pelas informações, a minha Master é da antiga 2003, motor 2.8, por ser tração dianteira vou encontrar alguma dificuldade em puxar o Trailer?
14 de agosto de 2014 às 23:22 #53327Odair TeixeiraParticipanteEgon Não deverá encortrar dificuldade não. Se conduzir com cuidado e respeitar o limite do equipamento, nao faz muita diferença. Só tenha cuidado subindo aclives com pouca aderencia (terra batida, cascalho, lama etc). Dá umas patinadas…. De resto é só alegria..
16 de agosto de 2014 às 01:00 #53347Gustavo SchererParticipanteOi Egon, seja bem vindo ao forum. Parabéns pela sua aquisição, que ela lhe proporcione bastante alegria. Sou “calouro” aqui, mas sempre que participo sempre sou muito bem auxiliado pelos amigos participantes. Vamos ao que interessa, uma dica que posso te dar, é o da fabricante reboque e engates REK em Porto Alegre. O site dos caras é http://www.rekreboques.com.br . Veja no site ou entre em contato com a empresa. abraço
17 de agosto de 2014 às 18:41 #53375hamiltonalexandreParticipantemacamp wrote:Amigo….. Não é de se encontrar engates específicos para veículos específicos. Não quando o objetivo é rebocar coisas de peso. O melhor a fazer é procurar um lugar que produza o engate Sob medida pra você. Aqui no Sudeste contamos com empresas fantásticas como o Bode Engates (SP) e o Santiago (RJ)…… mas acreditamos que aí no Rio Grande do Sul você não terá grande dificuldade de encontrar…. Vamos ver se nossos amigos como Matheus Silveira não possa ajudar. abraçosOi, A empresa Santiago-RJ, seria a mesma do site : http://www.santiagocarretas.com.br/, situada próxima a refinaria Duque de Caxias ? Obrigado Hamilton Alexandre
17 de agosto de 2014 às 20:16 #53376Marcos PivariMestreisso mesmo Hamilton. Bastante renomado. Já fiz meu engate para rebocar o Trailer na Palio Adventure e meus pais fizeram o cambão no novo Uno.
17 de agosto de 2014 às 21:10 #53377Allex W FariasParticipantesempre defendo fazer o engate sob medida, para tracionar peso… esse tal engate comprado pronto e mandado fazer reforco ou ate mesmo uns modelos que dizem ser reforcado nao aguentam, ai vai mais uma imagem para a serie ENGATES MAL FEITOS. Montana 1.8 tracionando um trailer turiscar eldorado….
18 de agosto de 2014 às 02:03 #53385hamiltonalexandreParticipanteOi, Não entendo de engates, mas dá para perceber que é bem feia esta imagem…. Eu moro em Salvador-BA, desde 1998, mas sou de Niterói-RJ.. Com certeza, vou fazer meu engate lá no santiago quando tiver em Niterói-RJ Valeu
2 de setembro de 2014 às 04:21 #53881EdintruderParticipanteEngates prontos reforçados realmente não compensam. O maior problema é que um engate comum prevê pontos de fixação muto próximos. Um serralheiro reforça o engate, mas não modifica os pontos de fixação. Um engate sob medida terá pontos de fixação mais afastados e melhor distribuídos entre a estrutura do veículo. Numa empresa que eu trabalhava puxavam uma carreta de 2 eixos com uma Saveiro e em uma semana o engate “reforçado” rasgou as fixações da Saveiro… Semana passada vi um Clio Sedan exatamente como essa montana da foto. Na minha F1000 eu fiz o suporte direto no lugar, distribuído entre uma cantoneira de 1/4 x 2 e o para-choque feito para tracionar em ponto de ancoragem central. O engate foi soldado no chassis, pois mesmo com parafusos, sempre tinha margem de trabalhar. Então meti parafusos de 1/2″ e soldei para descargo de consciência. A capacidade de tração da minha F1000 é de 4500kg, esse engate removível que eu fiz suporta facilmente essa carga. Já puxei com cambão um caminhão de 17tons no para-choque aonde é ancorado o meu engate de reboque. Então vai a dica, não precisa ser bonito, tem que ser forte.
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