Problema com o engate
- Este tópico contém 12 respostas, 9 vozes e foi atualizado pela última vez 10 anos, 3 meses atrás por NasEstradasdoPlaneta.
-
AutorPosts
-
28 de julho de 2014 às 18:28 #45608Ronald AtauloParticipante
Amigos, Voltando do Acampamento de Inverno 2014 do MaCamp, quando fui desengatar o trailer no estacionamento, tive uma preocupante e triste constatação. O engate da minha SW4 estava arriado. No dia seguinte no primeiro horário telefonei para a empresa que o produziu e eles se prontificaram em enviar um novo ainda mais reforçado, só que ficaram curiosos para entender o que houve de problema. Como eles foram bastante solicitos em resolver o meu problema, pedi para o meu pai mais uma vez me ajudar e levar meu carro até a cidade de Tietê, sede da empresa. Quando o carro chegou lá e eles desmontaram o engate constataram que a solda que une a travessa traseira com a longarina do carro estava com a solda rasgada. Amigos, imaginem o acidente que isto poderia ter causado, a minha corrente de segurança também fica presa na estrutura do engate. O trailer poderia ter saido do carro semelhante a foto do acidente recentemente comentada aqui no fórum. Graças a Deus não houve maiores problemas, mas a coisa poderia ter sido feia. Talvez se eu rodasse mais uns 200kms naquele mesmo dia o engate poderia ter se fadigado definitivamente e soltado do carro. A empresa desta vez duplicou o reforço naquele ponto de solda, mas cabe nossa reflexão sobre o cuidado que devemos ter ao rebocar nossos brinquedos por estas estradas. [attachment=3275] [attachment=3276]
28 de julho de 2014 às 18:42 #52691AnônimoInativoRonaldo, Deus protege os bons de coração, mas isto serve para nos mostrar, que não é tão simples rebocar um trailer, por mais leve que ele seja, sempre podem acontecer imprevistos, e todo o cuidado é pouco. Que Deus continue te protegendo e iluminando, pois vc é um grande sujeito, e como diz o Dardo, que a FORÇA esteja contigo. um grande abraço
28 de julho de 2014 às 18:47 #52692PelagioParticipanteUfa Ronald que susto. Eu tenho um amigo que rebocava um KG 450 com uma toyota band, era cheio de emoções também , re-solda aqui, pêndulo ali, é assim mesmo.
28 de julho de 2014 às 19:24 #52698leandrovarandaParticipanteJá manda fazer as “argolas” da corrente, soldadas no chassi e não no engate assim, se o engate cari, a corrente fica.
28 de julho de 2014 às 19:35 #52701Ronald AtauloParticipanteFrancisco, obrigado pelas palavras de carinho…. amigos, realmente como nada oconteceu, fica apenas a sensação de cuidado que devemos ter. Claro que pelo que aparenta, faltou pouco para o Pipoca sair correndo da Hilux…….kkkkk É importante analisarmos bastante a qualidade do engate que colocamos, o ponto de fixação da corrente no carro, entender se é melhor usar cabo ou corrente, enfim, é a nossa vida e de nossa família que está em jogo…
28 de julho de 2014 às 21:03 #52705Rodrigo RibeiroParticipanteRonald, o negócio foi feio ai… faço minhas as palavras do Francisco. Pareceu aqueles engates de enfeites que punham antigamente que furavam o porta malas, que não segurava nada (Uma porcaria), imagino como você desengatou e viu, deve ter tomado um baita susto… Uma pessoa bem sabia sempre me diz:”Deus é Deus”. Um grande abraço a você e sua familia
28 de julho de 2014 às 21:06 #52706Capt.A330ParticipanteRonald, meu caro, conforme te falei, fico feliz de que você tenha visto com tempo o problema, e como diz Rodrigo e Francisco, Papai do Céu deve gostar de Trailers. Particularmente, acho que o fato do Brilhante Luxo ser dos mais grande e pesados Trailers dum eixo só, as forças no engate são consideráveis, tanto na horizontal quanto na vertical e mais os esforços de tração e freado, e esto me faz pensar que sempre tememos que a bola do engate se quebre ou decepe, quando a fixação do engate em si mesmo, é menos forte, a julgar pelo teu e pelo meu exemplo. Se lembras do meu relato da expedição para Ushuaia, o engate da Triton, único de fabrica, diga-se de passagem, também começou a se romper, conforme relato em http://guiacamping.com.br/forum/showthread.php?tid=4515&page=8 , relato do dia 12/04 , e nas fotos, podemos ver que o estado do engate, era similar ao teu. Fotos: Imagino que existiu uma falha na estrutura molecular da solda, propiciando a ruptura, e imagino que Odair deve ter uma ideia mais apurada ao respeito. De novo, fico feliz que não tenha acontecido nada com vocês, e é um chamado de alerta para todos, para checar com frequência nossos engates, e estou pensando em colocar um par de cabos de aço fixos no eixo da Frontier, e amarrar eles na lança do Diamante via manopla, conforme uma conversa que tive com André no Acampamento, quando justamente falamos sobre isto. Abraços Ronald! Dardo.
29 de julho de 2014 às 05:40 #52714Allex W FariasParticipanteEu mandei fazer meu engate na falcao reboques, empresa especializada. referencia em SC fizeram para o meu polo. utlizando 13 ponto de apoio. devidamente parafusados. podendo ser aplicado ate 3.5 toneladas de arrasto e 700 kg de alavanca, coisas que o meu veiculo nunca vai conseguir tracionar. alguns amigos me chamaram de abobado por gastar 800 reais em um engate, mas o seguro morreu de velho, para o meu pequeno KC330 ficou bom demais. estou enviando algumas fotos do meu. Ronald o seu parece ser um reboque feito em linha de producao especifico para a sua caminhonete, e nao um engate feito e reforcado como o do Dardo. Fazer sob medida fica muito mais confiavel
29 de julho de 2014 às 12:30 #52722Junior ABCParticipanteo legal desse seu engate Alex é que vc pode remove-lo quando não esta rebocando. show
29 de julho de 2014 às 12:56 #52724Ronald AtauloParticipanteAllex, a empresa que fez este engate também é especializada na fabricação de carretas e possui uma linha de produção de engates reforçados justamente para rebocar suas próprias carretas. Desta vez o reforço foi ainda maior. Acho que a grande mensagem a ser transmitida é que os proprietários de trailers ou qualquer tipo de reboque, verifiquem as condições de fixaçã e corrosão do seu engate em cada viagem, além disso, pensar em alternativas para dar mais segurança na fixação do cabo ou corrente de emergencia.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.