Puxando um Trailer, seu carro está apto ?
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24 de setembro de 2014 às 12:13 #45672ricardo hollandParticipante
Pessoal, ontem tive a curiosidade de procurar no manual do proprietário qual a capacidade do meu carro de uso no dia a dia, um Corolla 2011 automático, em rebocar, e para minha surpresa é 0kg, esta em letras Garrafais, não permitido, não projetado para tal, estrutura insuficiente, etc, etc. Ao consultar um instalador de engates, este me afirmou que pode sim, só tomar cuidado com o peso máximo na “bola”. Vejo que muitos puxam Trailers com carros, vcs consultaram os manuais de proprietários, pesquise e o CIVIC tb. não pode, quantos outro será que tem esta restrição ?
24 de setembro de 2014 às 12:37 #54412Marcos PivariMestreRicardo. Isto acontece aqui no Brasil onde quase não se puxa reboques. Nos Estados Unidos e Europa, os MESMOS CARROS já duelam com os concorrentes neste quesito, pois lá há um grande número de interessados em comprar um carro para puxar trailer, por exemplo…… precisamos dizer mais alguma coisa? Conheço um caravanista que puxa um brilhante (novo) de 2.30m de largura com um corolla brasuca 1.6. O único problema é que aqui no Brasil acharam de criar mais daquelas leis “para inglês ver” na época que estavam colocando engates de enfeite. Desta lei acabou-se regulamentando coisas que prejudicaram muito os que rebocam carretas e trailers e para os “enfeites” agora apenas são obrigados a possuir tomada ligada nas luzes, plaqueta e bola sem formato de cavalinho. Bom.. até hoje dentre diversos “pêlos em ovo” que os policiais rodoviários tem procurado nas estradas, nunca nos chegou notícias de argumentarem sobre a capacidade descrita no manual… apesar de estar na lei.
24 de setembro de 2014 às 12:59 #54414ricardo hollandParticipanteMarcos, minha preocupação não é com a lei em si, mas por em risco o carro e a integridade física da família.
24 de setembro de 2014 às 14:25 #54420Capt.A330ParticipanteBuenas Ricardo! Eis mais um tema para nosso “Workshop” (a tal da rodinha de conversa) para Bertioga, onde, dentre outros, contaremos com meu irmão Odair Texeira, que além de Caravanista (tem um Imperial, o maior Trailer da Turiscar), é um Engenheiro de mão cheia, que elucidará este tema de maneria muito abrangente, até porque ele viaja muito para Europa, onde os carros rebocando Trailers são a grande maioria. Abraços Ricardo! Dardo.
24 de setembro de 2014 às 16:53 #54429leandrovarandaParticipanteEsse tema o Odair já puxou algumas vezes, a Hilux tem capacidade declarada de puxar um trailer de 750Kg no Brasil. O corolla australiano puxa um trailer de 1300Kg, a única observação é que tem que ter freio o trailer. A estrutura é a mesma do corolla brasileiro, então a estrutura aguenta e o motor também. http://www.toyota.com.au/corolla/specifications/ascent-sedan-manual No manual realmente fala 0 Kg, mas creioi que deva ser por questões legais, se acontecer alguma coisa a montadora não se responsabiliza, pois no manual estava escrito para não fazer. Ai te forçam a comprar uma S10 com 51Kgf de torque e capacidade para puxar um trailer de mais de 3500Kg.
24 de setembro de 2014 às 20:00 #54437AnônimoInativoRicardo e demais Normalmente os carros japoneses na linha passeio tem esta restrição no manual, sinceridade, eu não sei porque, mais se vocês reparar os carros franceses, falam até em capacidade com freio e sem freio do reboque. O maior trailer da Turiscar é o imperial Luxo??? achei que dos trailers que engate por bola era o Imperial Residence e o maior dos maiores o 5° roda 11 metros. Ass. André
24 de setembro de 2014 às 20:18 #54440ricardo hollandParticipanteEm 1995 puxava com meu Corolla de época uma moto de 340kg, fora o peso da carreta, nunca tive problema, apesar do baixo torque que tinha o motor 1.6 16v
24 de setembro de 2014 às 22:52 #54442leandrovarandaParticipanteO corolla atual tem perto de 20kgf de torque, com certeza ele tem motor para aguentar um trailer, o antigo também devia aguentar bem. Não estou falando de um trailer grande, mas um trailer desses de 4 pessoas. Claro que nas subidas vai perder velocidade e nas descidas vai ter que usar o freio motor, mas vai chegar lá, sem danificar o veículo e é isso que conta.
25 de setembro de 2014 às 01:48 #54448Odair TeixeiraParticipanteHola Dardito O maior trailer da Turiscar é i Imperial Residence que é um pouco maior que o Imperial Luxo. Maiores que estes só os 5a roda… Apenas ratificando o que o Andre falou.. Com relação a Corolla e Civic e outros carros nacionais não constarem no manual a capacidade máxima de reboque (towing capacity), é resultado de um mercado onde as montadoras se aproveitam da legislação confusa, clientes com pouco conhecimento e mercado pouco demandante. Aí as montadoras se aproveitam e omitem as informações. O site das montadoras na Austrália entregam todas as informações, porque lá 1 em cada 10 clientes puxam trailer e este é um requisito importante na tomada de decisão de compra. O Civic e o Corolla tem capacidade de reboque entre 1200 e 1500 kg em equipamentos com freio e aproximadamente 400 a 500 kg sem freios, dependendo dos anos de fabricação, modelos e motorização. Eu particularmente discuti muito com a assistência técnica da Toyota, documentando e argumentando com documentos, normas e fichas técnicas. Troquei alguns e-mails com a fabrica e eles não se expõem e pronto. Tudo porque a minha esposa tinha uma Toyota Land Cruiser Prado 3.0 TDi (importada do Japao), que trazia todas as especificações, recomendações e capacidades de reboque de 2500 kg e a minha Hilux 3.0 TDi SRV (montada na Argentina) trazia apenas os “750 kg”. Estruturalmente, motorização, transmissão e chassis praticamente idênticos. Sem comentários. Se for comparar ficha técnica no manual, a GM Tracker TDi 2.0 da minha filha tem 1850 kg de capacidade máxima de tração e a Hilux só 750 kg. É muito bizarro. Com relação a puxar trailers pequenos e médios com carros de passeio, é possível fazer qualquer coisa, desde que se conheça e se respeite os limites do equipamento e os freios estejam em ordem. saludos Odair
25 de setembro de 2014 às 13:39 #54457RicardoParticipanteOlá. Como vão ? O importante nessa história é o cachorro balançar o rabo e não o contrário
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