Qual a velocidade máxima do veículo com Camper?
- Este tópico contém 12 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 8 anos, 9 meses atrás por NasEstradasdoPlaneta.
-
AutorPosts
-
16 de janeiro de 2014 às 13:07 #45371renefernandesParticipante
Olá galera, sou novo no tópico e ainda estou pesquisando qual seria o RV mais viável para adquiri no momento, então me surgiu esta dúvida: Qual a velocidade máxima de uma camionete cabine dupla com Camper? Alguém pode me ajudar?
16 de janeiro de 2014 às 15:19 #48712leandrovarandaParticipanteA caminhonete, mesmo com camper, é considerada veículo leve, portanto seguirá essa categoria de velocidade (a mesma dos carros) Já se for um motor-home e/ou estiver tracionando um trailer (ou até mesmo uma mísera carretinha de 500Kg), ai já é considerado veículo pesado, e deve seguir essa categoria de velocidade (a mesma dos caminhões). Espero ter ajudado.
16 de janeiro de 2014 às 17:22 #48715renefernandesParticipanteAjudou sim Leandro, esclareceu sobre a legalidade da questão. Porém, minha dúvida principal é sobre a velocidade de segurança, no qual seja possível trafegar de forma segura. Pergunto isso, porque, mesmo que legalmente a velocidade máxima para rebocar um trailer seja 80 km/h, pelo que li até agora, seria muito perigoso se descocar com uma velocidade maior que esta, pois o conjunto perde estabilidade. Como o Camper é muito alto, acredito que deva sofrer muito a resistência do ar e a influência de ventos laterais, por isso pergunto a quantos km/h uma camionete consegue se deslocar com um camper de forma segura. 80 km/h, 100 km/h, 120 km/h, 140 km/h?
16 de janeiro de 2014 às 17:43 #48717Marcos PivariMestreRenê….. Camper geralmente tem os 80/h como base…… nas caminhonetes menores tipo hillux/ranger/s10 o pessoal fala que na prática fica nos 80-90….. nas grandes, tipo F-250 ficam pelos 100km/h. Acredito que nenhuma vc terá segurança (ou será prudente) andar aos 120 ou acima… Acredito também que deva ter bastante diferença de dirigibilidade e estabilidade entre os campers mais largões (tipo Larturist ou Motor Trailer) e os da Duaron.. que sao mais leves e menos largos…..
16 de janeiro de 2014 às 18:15 #48718leandrovarandaParticipanteCom base em relatos de proprietários do utilitário bongo, quando usado com baú (que fica mais alto que a cabine) atrapalha sim a dirigibilidade. Quando estou de caminhonete, mesmo sem carga, costumo adotar a “velocidade de cruzeiro” de 80Km/h (as vezes um pouco mais nas ultrapassagens) devido a caminhonete ter forte histórico de sair de traseira. Quanto fui acampar com a caminhonete em carga máxima (cheia de tralhas de acampamento, sobrando só o espaço dos passageiros) me senti dirigindo um caminhão, de tão pesado que ficou o volante e difícil as curvas e freiadas. Creio que, com o camper, vai sentir na direção também e as acelerações que vão ser mais custosas devido a resistência do ar. E quando passar por um caminhão vai sentir que a caminhonete vai puxar e balançar um pouco pelo deslocamento de ar maior (por conta da maior superfície lateral). Mas isso é minha opinião, a única vez que andei com carga acima da cabine foi quando comprei grama e ficou no máximo uns 8cm acima. acho que o Green vai saber dizer um pouco melhor, pois a barraca de teto dele causa um efeito parecido. O Dardo, com o trailer dele, ele usa um defletor de ar na traseira da caminhonete e também sente esse efeito da resistência do ar. Alias ele e os outros “aéreos” (apelido que demos aos membros do fórum que são pilotos ou trabalham com aviões ) podem explicar bem melhor que eu esse efeito do ar sobre o veículo. Geralmente eles entram mais a noite, principalmente quando estão em viagem.
16 de janeiro de 2014 às 18:16 #48719renefernandesParticipanteEntão na prática, a velocidade de um veículo com Camper seria praticamente a mesma de um veículo rebocando trailer, não é Marcos?
16 de janeiro de 2014 às 19:02 #48720andarilho tricolorParticipanteCaro Rene; Penso….que independente da viatura que voce tiver, e a velocidade que voce pode imprimir nela, há de se considerar que um camper altera toda a geometria e o peso da viatura, requerendo uma direção muito mais defensiva e cautelosa. Nunca…dirigi uma picape com camper, mas com picape cabine dupla carregada, já há a necessidade de manter-se em uma velocidade bem abaixo, pois na necessidade de frenagem, ou até mesmo em curvas mais acentuadas voce pode sentir o peso nas maos e não ter o que fazer se estiver acima de um razoavel. Por achismo….rsrsrsrsrs….creio que algo prudente….seria em torno de 90 a 100 km, por hora, a considerar as condiçoes da estrada, visibilidade, se é dia, ou noite….Não há uma regra e o que pesa é o bom senso! Considere tambem, sempre, que se estiver com camper…suponho…estará passeando e em passeio não se deve ter pressa!
17 de janeiro de 2014 às 16:40 #48738renefernandesParticipanteObrigado pessoal! Fiquei satisfeitíssimo com as respostas. Agora continuo com minhas pesquisas para saber qual equipamento/veículo vou adquirir. A patroa sismou que não quer mais ficar em barraca.
17 de janeiro de 2014 às 17:17 #48739leandrovarandaParticipanteTem muito trailer usado pelo mesmo preço de um camper novo, pese os prós e contras de cada opção e veja qual se adapta mais a sua necessidade neste momento da vida. Vale a pena pesquisar mesmo.
18 de fevereiro de 2016 às 03:06 #66292Alexandre DinizParticipanteBom dia pessoal ! Não me ficou claro. Podem me confirmar / responder ? “Um veículo estilo SUV, com seus 2300 kg é considerado veiculo leve, correto ? Assim pelo padrão, na lei de transito nas BR é de 110 kms hora. Agora quando com um reboque engatado, ele passa a ser um veículo pesado ? Seguindo por padrão sua maxima permitida é de 80kmh ? A minha dúvida surgiu pois meu carro possui 2300 kg, e reboque + 1100 kg.. O que voces me dizem ? Alexandre Diniz
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.