Real necessidade da documentação “motorcasa”
- Este tópico contém 27 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 2 meses atrás por Paulo Rocha.
-
AutorPosts
-
6 de setembro de 2015 às 17:49 #46056Paulo RochaParticipante
Olá amigos! Por favor, me esclareçam uma dúvida: qual a real necessidade de um motorhome feito com base em um ônibus possuir documentação constando o termo “motorcasa”? Se no documento continuar constando como ônibus, e o motorista possuir CNH categoria D, terá algum problema?
7 de setembro de 2015 às 00:50 #62688Marcos PivariMestrePaulo. A princípio o veículo apenas estaria sob regras e leis dos ônibus… mas há quem diga que o policial pode enquadrá-lo como “motor casa” por possuir instalações como tal e apreender e multar por documentação imprópria. Mas não sei apontar nem casos reais e nem a lei correta para isto. O que sabemos é que desde que começou a ser exigido CAT e homologação do inmetro a coisa está pegando. Mas acredito também que isto seja mais aplicado aos veículos novos.
7 de setembro de 2015 às 03:31 #62689Daniel FelisbinoParticipantePara dirigir ônibus hoje, você precisa do curso de condução de passageiros, sendo assim, se você tiver cnh D que é pra ônibus, mas sem o curso você é multado por não ter o curso(vai entender); Ja quando você muda para motor casa, você informa para quantos passageiros será, você precisa diminuir a quantidade para tipo 9 ocupantes onde antes eram 44. Porem não sei se precisa de curso acima de 9 passageiros acho que sim, abaixo disso que não precisa.
7 de setembro de 2015 às 04:11 #62690Paulo RochaParticipantemacamp wrote:Paulo. A princípio o veículo apenas estaria sob regras e leis dos ônibus… mas há quem diga que o policial pode enquadrá-lo como “motor casa” por possuir instalações como tal e apreender e multar por documentação imprópria. Mas não sei apontar nem casos reais e nem a lei correta para isto. O que sabemos é que desde que começou a ser exigido CAT e homologação do inmetro a coisa está pegando. Mas acredito também que isto seja mais aplicado aos veículos novos.Essa é a minha maior preocupação… Não ter um texto legal específico e ficar à mercê da interpretação de um policial no meio da rodovia…
Daniel Felisbino wrote:Para dirigir ônibus hoje, você precisa do curso de condução de passageiros, sendo assim, se você tiver cnh D que é pra ônibus, mas sem o curso você é multado por não ter o curso(vai entender); Ja quando você muda para motor casa, você informa para quantos passageiros será, você precisa diminuir a quantidade para tipo 9 ocupantes onde antes eram 44. Porem não sei se precisa de curso acima de 9 passageiros acho que sim, abaixo disso que não precisa.Tem certeza disso, Daniel? Não me lembro bem onde li, mas parece que a exigência de curso especial para passageiros e cargas perigosas (categorias D e E), apesar de estarem previstas, ainda não estão implementadas, o que torna a exigência inócua. Vou ver se acho onde li esta informação. [hr] Acabei de ver no site do Detran SP. Existe a exigência dos cursos, mas estes ainda não foram regulamentados pelo CONTRAN: http://detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/duvidasFrequentes/sa-cnh-habilitacao/sa-adicaocategoria/sa-detalhesadicaocategoria/37cf7b9c-3698-4f52-be5c-ed5b0ffe773c/!ut/p/b1/vZJdb4IwFIb_kT2nLRQuy1ZARFQoKNwYv7KIoltmtoxfP3TZBTrnlixrr5o-T95zTksKkiOjDG0KDMiEFLvZy_phdljvd7Pt8VyYU8YhsR2UAIFmIC3RyzCUrGsfhbwFGPIe5CAdjqCrEDht-572mmvuIjoQM0iNC5_5VhMQa1-GgADil76lMvfoMxfVgEIPfugbnz6VTf5AmbFyKXjWzfrHJHdIQIr1vOq8LqoOdCyTM4uZhjANanFkDVKcTfFySGfA5RTawBdtfgDf9HEC4MqSQPIGEFefeohEkwnwaVK-PXbrTR2X9Yhq4LUWQR_LlD4LPYrSTR0tgygpswg3GPVTeEvUIYz0gunDfLjM4tSRzp4_5d6NQAP-O5D-eWDrXyAyMIUtkHEqTNtGMr4jkb-vVqQqtq7rhkagYr-enPbqHbLAU1E!/dl4/d5/L2dBISEvZ0FBIS9nQSEh/
7 de setembro de 2015 às 19:43 #62697Tales SergioParticipantePaulo, respondendo a tua pergunta, se fizer a mudança de ônibus pra MH e não mudar a documentação é alteração de característica, ou seja, sujeito a multa e apreensão.
7 de setembro de 2015 às 22:56 #62700Paulo RochaParticipanteAí fica difícil… Encontrei bons ônibus (anos 95 a 2000), com câmbio automático, ótimo estado, na faixa dos 25 a 30 mil. Seriam uma ótima opção. Mas com a quase impossibilidade de documentar, melhor continuar no projeto do caminhão mesmo…
7 de setembro de 2015 às 23:02 #62701Marcos PivariMestreHá possibilidade de se poder documentar sem CAT onibus antigos…… mas precisa se informar direito. nÃo tenho certeza.
8 de setembro de 2015 às 04:06 #62709Daniel FelisbinoParticipantepaulorocha wrote:Aí fica difícil… Encontrei bons ônibus (anos 95 a 2000), com câmbio automático, ótimo estado, na faixa dos 25 a 30 mil. Seriam uma ótima opção. Mas com a quase impossibilidade de documentar, melhor continuar no projeto do caminhão mesmo…Pq nao documentar? meu despachante cobra 2000 pra mudar pra motor casa. Precisa somente juntar a nota fiscal de tudo que vc fizer, passar na inspeção do inmetro, juntar uma declaração sua que foi vc q modificou, ou da empresa(nota) e dar entrada na alteração.
8 de setembro de 2015 às 15:13 #62711Paulo RochaParticipanteDaniel Felisbino wrote:Pq nao documentar? meu despachante cobra 2000 pra mudar pra motor casa. Precisa somente juntar a nota fiscal de tudo que vc fizer, passar na inspeção do inmetro, juntar uma declaração sua que foi vc q modificou, ou da empresa(nota) e dar entrada na alteração.SEM o CAT? Aí a história muda! Mesmo pagando mais 2000, a maior facilidade em transformar o ônibus passa a ser MUITO interessante. De qualquer forma, tenho até Janeiro de 2017 para me decidir. Ainda vou queimar muito a mufa até escolher o que será mais adequado…
8 de setembro de 2015 às 21:34 #62720Tales SergioParticipantePaulo, atente para os ônibus de banda, muitos já estão com a documentação MH, aí é só reformar.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.