Restaurando Turiscar Rubi 77 do zero.
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22 de setembro de 2016 às 11:45 #92880Odair TeixeiraParticipante
Caro Alex
Parabens pelo empenho. Dá muito trabalho um desafio destes.Com relação à suspensão do teu trailer, eu acho pouco provavel que seja “mola cansada”. Os eixos de torção são projetados para suportar uma carga muito maior do que a carga de trabalho. As deformações permanentes só acontecem quando as tensões entram na área de deformação permanente do material. Mas como vc não sabe quem foi o dono e o que fizeram com ele, talvez possa ter sido exposto à uma carga muito grande durante muito tempo.
Mas eu ainda duvido disto. Se este eixo de torção deformar, ele vai falhar por fadiga. Aí vc teria a ruptura da barra.Coloque molas adicionais no amortecedor, assim vc aumenta a carga das molas e mantem o amortecedor extendido. Vc compra molas adicionais na internet ou fale com alguma loja que conserta amortecedores. São necessarios duas arruelas grossas , travas e mola por amortecedor.
Ou troca estas barras por novas. Só não faço idéia de onde achar. Teria que tirar uma e levar num fabricante de molas.
Cada eixo tem duas barras destas. Elas tem o mesmo encaixe em cada lado. Dentro do tubo da suspensão tem um furo quadrado onde se encaixa uma extremidade e a outra é fixada no braço de suspensão. Se fores retirar, aproveita e embucha com buchas novas.Abraço
Odair
22 de setembro de 2016 às 12:05 #92881Odair TeixeiraParticipanteOutra alternativa é colocar o kit da Al-Ko com molas elastoméricas. A Al-Ko já está disponibilizando no Brasil o kit completo.
Se quiseres o contato, me manda msg no privado que te passo o contato da Al-Ko.
22 de setembro de 2016 às 22:58 #92882Capt.A330ParticipanteBeleza Alex, achou a diferença!
Agora, o que meu amigão Odair fala sobre o teu problema da suspensão, é muito válido, e digno de ter em consideração, afinal, alem de ele “meter a mão na graxa” com o Imperial, tem um vasto conhecimento teórico que avala as suas considerações.
Muito legal as claraboias! Sabe, eu tenho as originais, alias, quase originais, pois troquei as tesouras originais plásticas, pelas de alumínio, e acho estas novas, sem tesouras, muito mais práticas, embora a apertura é parcial, o que imagino, terá como consequência um pouco menos de ventilação, embora, repito, é só meu parecer.
E me desculpa a pergunta tola, más lembrou de colocar elas de maneira que abra no sentido posterior do avance do Trailer, para que no caso de esquecer aberta, o vento relativo não as arranque do lugar?
Me perdoa a tolice da pergunta, más é no intuito de ajudar, e me desculpa se estou sendo inoportuno.
Grande abraço Alex!Dardo.
23 de setembro de 2016 às 09:18 #92883AlexJoinvilleParticipanteOlá Odair, concordo com você sobre as molas, e analisando pela sua ótica faz muito sentido as suas afirmações. Eu vou alterar a posição dos amortecedores fixando um dos seus lados mais pra longe sem alterar seu ângulo de curso.
Sobre as buchas você tocou num ponto importante, ele tem uma folga enorme, folga não, já são férias mesmo.
Notei que ali na ponta do tubo onde o braço do eixo vai encaixado tem uma bucha de um material que parece lona de freio.
É isso mesmo? Onde consigo isso?
Sobre as claraboias eu achei que elas abrem bem até, abre uns 60 graus eu acho, abre mais de 45 e menos um pouco de 90. E sim, vou posicionar com a abertura para trás, de qualquer forma obrigado pela informação, pois se eu não soubesse desse detalhe poderia ocorrer um pequeno desastre no caminho.23 de setembro de 2016 às 18:35 #92888EdintruderParticipanteO Alex daqui há pouco terá emprego garantido na Turiscar!
Muito bom!26 de setembro de 2016 às 08:27 #92916AlexJoinvilleParticipanteFala Edi… ta indo, devagar e sempre, e como estou fazendo isso continuamente acabo por me aperfeiçoar, ta ficando bom…
Vi que seu projeto está temporariamente inativo por conta de excesso de tarefas, sei como é, mas logo a coisa se ajeita e você vai recomeçar.
Preciso de uma informação sobre o suspiro das caixas de água servida, potável e detritos.
Pra onde vai esse suspiro? Pro teto? Faço um furo no teto e deixo um cano de 20mm pra cima do teto ? E o cheiro da caixa de detritos ? Não sobe por esse suspiro? Como é nos Turiscar originalmente?
Pergunto isso porque estou projetando as caixas, depois dos aconselhamentos da galera aqui no forum decidi fazer 3 caixa, vai ter uma caixa de água potável de 200 litros la na parte traseira, fazendo contrapeso com a lança que tende a forçar a frente para baixo. Entre os eixos vai ter uma caixa de 100 litros para água servida e na frente outra caixa com capacidade de 168 litros para detritos.
Em todas precisa de suspiro, pensei em subir das 3 caixas em um cano só e levar até o teto.28 de setembro de 2016 às 20:12 #92970Odair TeixeiraParticipanteAlex
O tubo do braço da suspensão é apoiado em duas buchas dentro do tubo maior onde está a barra de torção. Tem uma bucha na extremidade e outra lá dentro. Eu inicialmente achei que a bucha era inteiriça. Mas a Turiscar fez o favor de separar em duas. Para remover, só com uma ferramenta específica.28 de setembro de 2016 às 22:10 #92977AlexJoinvilleParticipanteEu vi uma coisa parecida com uma bucha, o material é quebradiço, parece uma lona de freio, mas deixei pra ver isso mais tarde, e ta na hora de ver..
Pra tirar acredito que pode-se criar uma ferramenta tipo um sacador de rolamento só que com as garras pra fora em vez de ser pra dentro.
A pergunta é onde encontrar as buchas novas ?29 de setembro de 2016 às 09:56 #92978Odair TeixeiraParticipanteEu limpei tudo e fotografei… As buchas que estão no meu ainda são originais e estão desgastadas. Aparentam ser de fenolite, mas nao tenho certeza. Pela idade e por estar tanto tempo em contato com graxa deve ter degradado. Na época não existia as tecnologias de polímeros de alta densidade molecular como hj.
Para remover, precisa de um sacador sim. Eu usei uma punheteira com ponta de rosca e vc ajusta a chapa na ponta conforme o diametro. Mas não saiu. Eu vou trazer o trailer pra Vinhedo nas proximas semanas e vou remover junto com o torneiro mecânico e vamos fazer buchas novas, dando um passe bem leve no braço de suspensão . Para buchas novas, eu vou usar Tecnil…O maior problema do embuchamento estar desgastado é a mudança na cambagem das rodas que ocasiona desgaste irregular nos pneus e maior arrasto para rebocar.
Depois posto as fotos da bucha por aqui.
Abraço
Odair
29 de setembro de 2016 às 10:11 #92979AlexJoinvilleParticipanteVou ter que fazer algo assim também, o tubo está com pelo menos 0,5 mm de desgaste, por enquanto vou rodar assim mas logo terei que correr atrás disso.
Obrigado pela força Odair. -
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