Restaurando Turiscar Rubi 77 do zero.
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17 de outubro de 2016 às 18:22 #93128AlexJoinvilleParticipante
Galera, qual pneu devo comprar ?
Pelo que pesquisei preciso de pneu com capacidade de carga compatível com o peso do trailer.
O que vejo é que não tem pneu com capacidade maior que 560kg (88) pra vender.. pelo menos não encontro.
Sendo assim, o pneu correto é o 185 65 R15 88H, é isso ?
O trailer deve ter uns 1500kg a 1800kg depois de pronto, eu acho… Essa capacidade de carga seria o peso do trailer parado ou o máximo de impacto que o pneu aguenta?
Alguém aí sabe algo a respeito ?18 de outubro de 2016 às 12:50 #93129Capt.A330ParticipanteBuenas Alex!
Experimenta este tipo:
http://www.pneufast.com.br/loja/pneu-pirelli-185r15-chrono-103r.htmlEste tipo de pneu, usamos Odair e eu (só que na medida R14), e tem sido muito bom para ambos.
Ele suporta até 875 kg., desde que bem cheio.
Outras marcas também tem, e são os utilizados nas vans, tipo Traficc, Ducato, antiga Sprinter, etc.
Lembra que tem que ter 8 lonas, e obviamente, sem câmara.
Grande abraço!Dardo.
18 de outubro de 2016 às 18:30 #93140AlexJoinvilleParticipanteEncontrei esse peneu aqui, Pneu Pirelli Aro 15 185 R15C Chrono 103/102R.
No site da Pirelli não achei algo descrevendo que ele tem 8 lonas, mas acredito que deva ter, dada a capacidade de carga de 875kg.
Só não fechei a compra ainda pra confirmar com vocês.
Encontrei eles por R$269,00 cada + o frete de 200,00. Achei barato…
E aí? Posso fechar a compra ?19 de outubro de 2016 às 12:31 #93145Capt.A330ParticipanteBuenas Alex!
Desculpa a demora em responder, más estou fora de casa.
Para mim este pneu tem sido muito bom, e imagino que no teu Rubi também será apropriado; só estou achando muito barato…tem certeza que é novo, e não remold? Veja também a data de fabricação, que não tenha mais do que 2 anos, e que tinha sido estocado longe do Sol… Bom, espero ter sido útil, e de novo, me desculpa a demora.
Abraços Alex!Dardo.
19 de outubro de 2016 às 17:40 #93149AlexJoinvilleParticipanteObrigado Dardo, confirmei com a loja, eles estão vendendo pelo site Americanas.com também.
O valor de 269,00 era pra pgto a vista, como só pago com boleto quando conheço a loja, acabei optando por parcelar e assim caso não receba o que foi anunciado posso cancelar a compra pela operadora de cartão.
Deu 1430,00 tudo com frete, em 10 suaves prestações. hehehe..
Vc viu as caixas que instalei? na pag 16 ?
Alex.19 de outubro de 2016 às 20:28 #93150Capt.A330ParticipanteBeleza Alex, legal que os pneus tenham procedência; lembro que Odair, vindo da Patagonia, pegou uma estrada péssima no RS, que chegou a destruir um amortecedor, porém os pneus suportaram bem a odisseia, e isso com o Imperial, que pesa bem mais do que o Rubi, pelo que suponho que vai ser muito bom para você.
Sim, vi as fotos das caixas, ficaram excelentes, parabéns! Te lembras do que no inicio do teu tópico te recomendei para colocar a de água limpa na frente do 1ro. eixo? Fizeste assim?
Achei muito bem construídas as caixas, acho que vão durar algumas décadas.
Grande abraço Alex!Dardo.
20 de outubro de 2016 às 11:22 #93160AlexJoinvilleParticipanteNa verdade coloquei lá atras, embaixo da cama.
Calculei o peso e distribuí de forma que o trailer ficasse equilibrado.
O trailer está pendendo pra frente sem as caixas, sem a lança e sem a caixa de gás.
Pesei a lança, tem 110 kg, na ponta dela vai mais 20 kg, a caixa de gás já com o butijão e todas as tranqueiras que pretendo colocar dentro dela deve pesar mais uns 50 kg, vou fazer uma caixa maior pra colocar uma pequena lavadora de roupas ali na frente. Somando tudo dá pelo menos 180 kg, levando em consideração que a lança vai projetar o peso mais pra frente e que o trailer já está inclinado um pouco pra frente acredito que quando eu estiver com a caixa de água potável cheio terei 200 kg de peso na parte de trás, equilibrando com o peso lá da frente.
Outra coisa, se eu colocar a caixa de água na frente, quado eu estiver indo para o local desejado, estarei com a caixa cheia, o peso todo na frente, mas quando eu estiver voltando poderá acontecer de eu estar com a caixa da água potável vazia e a de detritos cheia, projetando assim o peso na parte de trás e tirando a estabilidade do trailer, daí você já sabe o que acontece né, o trailer rabeia e capota.
Da forma que fiz, vou sair com ele equilibrado e voltar com mais peso na frente do que na traseira caso não possa descarregar os detritos, o que não representa perigo.20 de outubro de 2016 às 13:05 #93161Capt.A330ParticipanteBuenas Alex; certo, se você fez os cálculos, o que deu certo na teoria, tem grandes chances de dar certo na pratica. Porquê não TODAS as chances? Porque é diferente o equilíbrio estático (com o Trailer parado), que o equilíbrio dinâmico, o seja, com o Trailer rodando; lembrando das aulas de Física do 2do. grau (aquelas que as vezes dava vontade de trocar pelo campeonato de truco no banheiro do colégio, a menos que a Professora fosse bonita), em movimento você está sujeito as leis da inercia, deslocamento retilíneo, aceleração angular, e outras “cositas” mais que o Tio Newton e outros colegas tiveram tanto trabalho em descobrir.
Tem um detalhe interessante, que é o fato das tuas caixas ser muito bem feitas com respeito aos quebra-ondas, o que vai permitir você pode rodar com a caixa de água como um regulador de peso, por assim dizer; de fato, se depois de tudo pronto, você precisar alterar teu ponto de equilíbrio, só terás que colocar mais ou menos água na caixa, conforme necessidade.
Isto porque se depois de tudo pronto, com todos os mantimentos para a viagem, mais roupa de cama, roupa pessoal, etc., o peso pode não ficar distribuído como você almejava, e aí que entra a quantidade de água (peso), como regulador do peso do Trailer, que lembrando, deve ser um pouco superior na seção dianteira do mesmo.
Sei que posso parecer exagerado, más como esto compete com a tua segurança e da tua família, nunca é demais considerar; de fato, o dia que sair experimentar ele na estrada pela primeira vez, após passado o primeiro momento da curtição inicial, depois, com calma, você vai ser Piloto de Testes, e vai sentir na tua condução, se ele está bem estável, se tem muito deslocamento lateral, se ao frear, não muda muito, etc.
Te sugiro, humildemente, que testes ele a primeira vez sem água, depois, mesmo percurso com médio tanque e por ultimo, com a caixa cheia de água; esto serve para fazer com o “pinicão” cheio (pode ser de água, para testar), e assim, ninguém melhor do que você para testar e saber como funciona o teu Trailer.
Tem este vídeo no MaCamp:
Desculpa me estender, más acho que você é uma pessoa cuidadosa, aja visto o carinho e cuidado em dar vida para o Fenix, e talvez minha opinião te serve, ao menos, em parte.
Forte abraço Alex!Dardo.
20 de outubro de 2016 às 16:45 #93162AlexJoinvilleParticipanteVocê tem toda razão e me sinto privilegiado por ter essa assessoria gratuita…
Eu me inspirei nesse video que vc colocou aí mesmo pra distribuir o peso, tanto que inicialmente os detritos iriam para a parte de trás do trailer.
A coisa que mais me preocupei desde o início foi a distribuição, porém vc mencionou algo que eu não havia considerado, que é a inércia. Em movimento a tendência é que a inércia projete o peso para trás em aceleração e para frente quando freando. O bom é que com a caixa de água potável na parte de trás poderei experimentar diferentes níveis como vc mencionou, com uma ressalva.
Quando em meio nível ao fazer uma curva o volume da água vai deslocar para o lado inverso a curva, projetando assim mais peso para o lado inverso e empurrando mais ainda o veículo pra fora da curva. com a caixa vazia ou cheia isso não vai acontecer, pois mesmo se estiver cheia a água não tem pra onde ir já que não há espaço a ser ocupado.
Quando chegar a hora de rodar vou fazer esses testes com certeza, se até lá eu já estiver craque no Arduíno penso em montar um acelerômetro pra monitorar isso, vai ser muito legal….14 de novembro de 2016 às 15:06 #93309AlexJoinvilleParticipanteFala galera do forum, estive trabalhando intensamente no trailer e estou bem adiantado, finalizando a parte interna, deixando alguns detalhes para fazer depois, porém com a parte interna já funcional, banheiro, cozinha, box de banho, tudo meio pronto…Só falta colocar o assoalho laminado e posteriormente fazer acabamentos como rodapés e nos encontros entre parede e teto vou colar um tipo de barbante branco, fiz o teste e achei legal o resultado.
Por baixo também finalizei a instalação das caixas de água, fiz um video meia boca demonstrando todo meu talento como apresentador (só que não) pra descrever tudo já que é muita informação pra escrever.
Na cozinha decidi deixar as gavetas pra fazer depois, já que tenho pressa em fechar ele com as chapas de alumínio.
Falando em chapas, vi que no trailer do Sr. Helcio ( https://macamp.com.br/forum/topico/reforma-brilhante-luxo-1994-do-sr-helcio/ ) foi trocada uma das chapas da lateral, aqui na minha região não encontrei o mesmo modelo de chapa, e tenho as 2 laterais inferiores em péssimas condições, se alguém puder dar uma força indicando um fornecedor dessas chapas agradeço muito, senão vou tentar remendar essas mesmo até encontrar chapas novas quando estiver viajando com ele pelo mundo…
No box de banho revesti com fibra de vidro, deu uma picasseira no corpo depois que foi dificil até pra dormir, mas no outro dia já tinha passado…Depois de ter revestido com fibra, dei uma lixada com lixa grossa só pra quebrar as pontas e pintei com gel pra piscina, o mesmo usado em banheiras de hidromassagem. O acabamento não fica lisinho igual uma banheira, mas também não ficou grosseiro, ficou bem legal na minha opinião.
Abaixo algumas fotos.
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