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S.P. de Atacama e Patagonia.

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  • #62501
    Capt.A330
    Participante

    Continuando: Para variar, saímos cedinho de El Molle, e seguimos pela encantadora Carretera 41, que nos levaria até a fronteira Chile-Argentina; a estrada, embora muito bonita, é um pouco estreita, além de bem sinuosa, e muita da sua extensão conta com acostamentos estreitos, o que a torna digna de cuidado, especialmente com um RV. Passamos por Vicuña, onde compramos um par de garrafas do pisco local, e admiramos sua Prefeitura, com sua grande torre de madeira, e continuamos viagem ladeados por cultivos de uva com suas parreiras na encosta da montanha, a imensa maioria protegida por telas protetoras contra a queda de granizo. A estrada de asfalto termina a perto de 88 km. de Vicuña, exatamente na Alfandega e Controle dos Carabineiros, e dali em diante, só por estrada de cascalho ou terra, e vai serpenteando pela cordilheira, subindo cada vez mais, por 80 km. até a divisa de ambos países, no ponto mais alto desse setor da cordilheira, o Paso de Agua Negra, por volta de 4.780 metros acima do nível médio do mar. Este percurso, desde La Serena, na margem do Oceano Pacifico, até o Paso de Agua Negra é fantástico, repito, e encorajo a todo aquele que pensar em fazer ele um dia; a variedade de paisagens é para lembrar a vida toda e no caso especifico de nós, os proprietários de Trailers, uma boa ideia seria deixar o Trailer num Camping em El Molle ou qualquer cidadezinha próxima, que conte ainda com asfalto, e sair só com o carro, de manhã bem cedo, para ir até uns 30 km. para frente aproximadamente da divisa de ambos países, e retornar para a base: lembrar de avisar no posto dos Carabineros em Chile das nossas intenções, pois vamos retornar antes de passar pela Alfandega Argentina. Vou dividir as fotos em duas partes, pois (eu) acho que o lugar é tão lindo e selvagem, que merece várias fotos. Fotos (1ra. parte): A torre de madeira da Prefeitura de Vicuña. DSC02971_Copy.jpg Plantações de uva nas encostas da cordilheira. DSC02981_Copy.jpg As proteções contra o granizo. DSC02990_Copy.jpg A estrada parece que vai bater na montanha… DSC03015_Copy.jpg A Carretera 41 em direção ao Paso de Agua Negra. DSC03020_Copy.jpg Acabou o asfalto; agora, só terra e rípio… DSC03030_Copy.jpg Arroio produto do degelo das montanhas. DSC03057_Copy.jpg Lagoa no meio das montanhas. DSC03035_Copy.jpg Continuamos subindo na Carretera 41. DSC03064_Copy.jpg Triton e donos descansando, ainda no Chile. DSC03114_Copy.jpg Continua…

    #62516

    Que torre legal em Vicuña!

    #62518
    Junior ABC
    Participante

    Dardo vc costuma carregar combustível? a impressão que dá é que nesses lugares não possuem nada, apenas nos pequenos vilarejos, e parece que são longes uns dos outros.

    #62523
    Paulo Rocha
    Participante
    Junior ABC wrote:
    Dardo vc costuma carregar combustível? a impressão que dá é que nesses lugares não possuem nada, apenas nos pequenos vilarejos, e parece que são longes uns dos outros.

    Ótima pergunta! Estou prevendo um gasto aproximado de uns 5 km/l de diesel com o futuro Ogro Alfa. Esta questão de abastecimento será muito importante com ele.

    #62524
    Junior ABC wrote:
    Dardo vc costuma carregar combustível? a impressão que dá é que nesses lugares não possuem nada, apenas nos pequenos vilarejos, e parece que são longes uns dos outros.

    Providencial pergunta meu caro Watson… Então Capita, responde essa pra noixxx

    #62525
    Capt.A330
    Participante

    Buenas! Pessoal, é muito fundada a preocupação de vocês, pois em determinados lugares do Chile e também da Argentina, a distancias até os postos costuma ser relativamente distante. Esto motiva que sempre eu calcule muito bem a logística respeito do combustíveis, pois não sempre tem combustível onde o mapa (de papel ou computador) diz que tem; já me aconteceu algumas vezes de chegar num lugar afastado de cidades (e até em cidades!), que chegava para abastecer, e encontrava que o posto estava sem combustível à dias, ou porque estava em greve a distribuidora, ou o camião que trazia estava quebrado na estrada a 200 kms., ou a estrada estava interrompida por manifestações, ou simplesmente tinha acabado no dia anterior e ainda estavam esperando o camião abastecedor que não chegava, etc. e etc. Então, eu faço o seguinte: abasteço na cidade maior mais próxima do meu destino, e no caminho, abasteço mesmo que tenha gasto só 15 litros, e tenho sempre, como todo Piloto, duas ou três (melhor 3!) alternativas no meu destino; caso as alternativas do meu destino de abastecimento sejam distantes, carrego 2 tambores de 50 litros, plásticos, próprios para comb. e aprovados pelo INMETRO, e estou livre de problemas. Agora, se você for de Argentina para Chile, não pode entrar no Chile com comb. que não o do tanque, o que faz necessário ter em mente quanto vou gastar até a divisa, e abastecer lá na fronteira, antes de entrar no País; já dentro de Argentina, nunca me questionaram sobre os galões extras, como também não no Brasil, pelo fato da camioneta alojar os galoes na caçamba, separada da cabine de passageiros. Veja aqui meu planejamento sobre o mapa: Esta é a distancia real que rodei sem abastecer, 257 kms.: https://goo.gl/maps/l49hP Para efeito de planejamentos, foi esta a conta: https://goo.gl/maps/143TK http://www.shell.cl/app-index.html http://ww2.copec.cl/stations Sendo conservador, a Triton fazia uma media de 10 km. litro na estrada, sem passar de 100 km/h (na realidade, fazia mais km/litro, mas para efeito de calculo, considerando subidas, muitas curvas, tipo de estrada, etc., era este meu consumo assumido) Fazendo um calculo rápido, a 10km/litro, para 490 kms.= 49 litros necessários, o que me deixava em San Juan, capital de Província, cidade grande, com 26 lts., com um tanque de 75 litros (75-49=26 litros) Claro, se estivesse com um Trailer engatado, o consumo seria maior, pelo que levaria comb. num galão, e abasteceria na fronteira, se for o caso. Bem, podem notar que um bom planejamento considera todas as variáveis possíveis, coisa que trato, modestamente, de fazer, para não me “apertar” com falta de combustível. Bem, de tarde continuo com as fotos; grande abraço! Dardo.

    #62552
    Edintruder
    Participante

    Com o Guanaquito engatado, qual é o consumo real da Triton? Viajar som com a picape não tem muito mistério, mas esse planejamento deve mudar bastante quando está rebocando, correto? Quando morei no MS, viajava para o RS e vice-versa sempre de madrugada, e a noite é complicado achar postas de combustível abertos, então a cada oportunidade eu parava e tanqueava. De dia poderia rodar até o limite do tanque, mas a noite nem pensar. Creio que numa viajem dessas a coisa seja bem similar.

    #62555
    Capt.A330
    Participante

    Buenas Edin! Com o Guanaquito em ordem de marcha, ou seja, com toda a carga a bordo para uma viagem de um mês, a Triton fazia aproximadamente 8 km/litro, sem vento, nivelada, e a 80/85 km/h de GPS. A Frontier, nas mesmas condições, faz 8,5/8,7 km./litro, e sim, o planejamento rebocando um Trailer muda na relação inversa consumo/autonomia., e tem razão, a ideia a ter em mente era a mesma que você tinha dirigindo de noite, e provavelmente, você também planejava com critério ao respeito, o que te deixava bem mais sossegado e evitava aborrecimentos; da minha parte, não gosto de dirigir de noite com o Trailer, acho bem menos seguro na minha modesta opinião, e somente o faço se for muito necessário, mas, repito, e’ a minha opinião. Grande abraço Edin! Dardo.

    #62564
    Junior ABC
    Participante

    Já respondeu mais uma Sr. Dardo!!! Precisamos elaborar uma pergunta mais difícil, mas é complicado pegar o Dardo, extremamente calculista e organizado, melhor deixar para a próxima e esperar mais um belo par de fotos dessa fantástica viagem! Capitão oh meu Capitão!!! 1.jpg

    #62571

    só passei pra continuar lendo o relato do meu idolo :D

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