TARA – LOTAÇÃO – PESO BRUTO TOTAL – PESO BRUTO COMBINADO
- Este tópico contém 1 resposta, 1 voz e foi atualizado pela última vez 6 anos, 11 meses atrás por riobike.
-
AutorPosts
-
8 de dezembro de 2017 às 11:48 #100517riobikeParticipante
DEFINIÇÕES :
De acordo com a Resolução Nº 290, de 29 de agosto de 2008, que disciplina a inscrição de pesos e capacidades em veículos de tração, de carga e de transporte coletivo de passageiros, de acordo com os artigos 117, 230- XXI, 231-V e X, do Código de Trânsito Brasileiro, devem-se observar no TRC, as seguintes definições:
PESOS E CAPACIDADES INDICADOS – pesos máximos e capacidades máximas informados pelo fabricante ou importador como limites técnicos do veículo;
PESOS E CAPACIDADES AUTORIZADOS – o menor valor entre os pesos e capacidades máximos estabelecidos pelos regulamentos vigentes (valores legais) e os pesos e capacidades indicados pelo fabricante ou importador (valores técnicos);
TARA – peso próprio do veículo, acrescido dos pesos da carroçaria e equipamento, do combustível – pelo menos 90% da capacidade do(s) tanque(s), das ferramentas e dos acessórios, da roda sobressalente, do extintor de incêndio e do fluido de arrefecimento, expresso em quilogramas;
LOTAÇÃO – carga útil máxima, expressa em quilogramas, incluindo o condutor e os passageiros que o veículo pode transportar, para os veículos de carga e tração ou número de pessoas para os veículos de transporte coletivo de passageiros;
PESO BRUTO TOTAL (PBT) – o peso máximo (autorizado) que o veículo pode transmitir ao pavimento, constituído da soma da tara mais a lotação;
PESO BRUTO TOTAL COMBINADO (PBTC) – Peso máximo que pode ser transmitido ao pavimento pela combinação de um veículo de tração ou de carga, mais seu(s) semi-reboque(s), reboque(s), respeitada a relação potência/peso, estabelecida pelo INMETRO – Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, a Capacidade Máxima de Tração da unidade de tração, conforme definida no item 2.7 do anexo dessa Resolução e o limite máximo estabelecido na Resolução CONTRAN nº 211/06, e suas sucedâneas. 2.7 –
CAPACIDADE MÁXIMA DE TRAÇÃO (CMT) – máximo peso que a unidade de tração é capaz de tracionar, incluído o PBT da unidade de tração, limitado pelas suas condições de geração e multiplicação do momento de força, resistência dos elementos que compõem a transmissão.
—-
Qual carro preciso para rebocar um trailer?
O CMT (Capacidade Máxima de Tração) do veículo automotor deverá ser igual ou superior ao PBT (Peso Bruto Total) do trailer, consulte o manual do seu veículo a capacidade máxima de tração para reboques sem freio e com freio. O engate do veículo também deve ser homologado e possui Capacidade Máxima acima do PBT do trailer.
Em geral carros de passeio de menor porte conseguem rebocar apenas os modelos menores e mais leves, para modelos de médio a grande porte geralmente são utilizados veículos 4×4 com engates adequados para uma carga maior.(ainda estou atualizando essas informações)
8 de dezembro de 2017 às 12:46 #100519riobikeParticipanteAlguns links interessantes, com a legislação?
http://www1.dnit.gov.br/Pesagem/sis_sgpv/manual_de_legislacao/manual_de_legislacao_2008.pdf
http://www.pastre.com.br/uploads/17082011030853resolucao29008.pdf
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.