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Trailer do Naza

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  • #63781
    nazafks
    Participante

    Opa, que bom que ajudei Paulo, disponha!

    #63803
    Edintruder
    Participante

    Manda bala Naza! Eu optei pelas chapas de compensado naval, mas pelo tanto de pintura e trabalho extra que está me dando, acredito que deveria ter optado pelo revestimento de fibra também, até porque se fizeres os cantos redondos terás muito menos recortes. Talvez, o próximo eu faça todo em metalon com a dianteira e traseira curvados com calandra e o revestimento todo fixado por fita dupla face. Os cantos fechados com fibra que completaria a fixação. Parafusos só por baixo nas extremidades. Esse é o processo mais moderno usado na fabricação dos trailers. O acabamento do balão do Gustavo foi feito dessa forma. Isso será para o próximo, quem sabe, bem maior.

    #63862
    nazafks
    Participante

    Pois eh Ed, eu tb to considerando revestir o exterior em naval, porem iria te perguntar sobre a experiencia… Qt ao revestimento em fibra, to pensando como vou fazer pra fixar as placas sem precisar parafusa-las no meio. Sera que dupla face aguenta? No meu caso to pensando em fazer a armacao de madeira, que nao tem boa aderencia na dupla face. Pensei em talvez fixar o isopor na parede interna e colar a fibra no isopor com dupla face ou cola tipo de sapateiro mesmo, o que acha? Dai parafusaria a placa nas extremidades e usaria algum acabamento pra esconder os parafusos. Queria ver se fazia de forma a nao ter que pintar todo o trailer, pra reduzir o custo, ja que a chapa de fibra ja vem com acabamento branco brilhante e com tratamento uv. Dai so faria umas faixas em outra cor com plotagem pra nao ficar td branco.

    #63863
    Daniel Felisbino
    Participante

    Acho q cola de contato segura heim, passar em toda a superfície, vai lembrar as velhas formicas coladas com cola de contato. Ou melhor veja com o Gustavo como foi feito no trailer dele que acabou de ser finalizado.

    #63865
    Allex W Farias
    Participante

    Passando a informação. Usamos cola de contato para fixar a fibra no compensado naval. Não precisa parafusar as bordas e sim o perfil que faz o acabamento. Tantos fabricantes e ninguém disposto a ajudar.

    #63885
    Edintruder
    Participante

    Taí o Allex salvando mais uma vez e que não me deixa mentir. Eu ia dar também uma sugestão de resinar o madeiramento, que dessa forma a dupla face teria aderência. Mas sobre o compensado, tem que pintar muito bem pra garantir que não dê infiltração. Hoje passei a manhã inteira lixando as massas que recobriram a laminação das juntas dos compensados. Ainda tenho mais uma manhã inteira com lixadeira na mão, depois preciso repintar tudo de novo e dar mais uma demão fina de massa para o acabamento final. Esse detalhe é interessante, a massa que eu uso é mais macia que a tinta, então em vez de passar 3 demãos de massa e lixar, é melhor passar uma demão boa de massa, lixar bem e pintar. A tinta realça os defeitos. Daí ao passar novamente a massa, no momento de lixar ela fica bem melhor de chegar no acabamento necessário pois a tinta não se desgasta tão facilmente como a massa pura. Atualmente tenho 4 demãos gerais de tinta e ainda irão mais 2. Se fosse de fibra branca, talvez nem precisasse de pintura… Se colocar na ponta do lápis, só em tinta tenho mais de 200,00 e irão mais 100, porém em resina e massa, tenho mais 200. Se eu tivesse essa noção de 500,00 em tintas e similares, mais 150,00 em parafusos, talvez somados aos 700,00 das madeiras de revestimento, a fibra já estaria paga e não teria me dado 1/5 do trabalho que estou tendo no momento… Ainda mais sabendo que pode colar com cola de contato!!!! Naza, o meu trailer tem uma área total de cobertura de cerca de 60m², x 42,00 = 2520,00. Em compensado e pintura gastei quase 1400,00. Porém só o trabalho que estou tendo, esses 1100,00 estão parecendo muito baratos atualmente. Vale apontar que o nível de acabamento da fibra é muito superior.

    #63892
    nazafks
    Participante

    Ola Alex, obrigado por nos socorrer… No caso de colar no compensado naval, teria que revestir com compensado 5,5mm e depois colar em cima correto? Ou poderia deixar o isopor bem alinhado com o madeiramento, passar cola em td e simplesmente colar? Claro que o isopor seria previamente colado na outra face interna da parede… E aquela calha de acabamento estilo a que foi usada no trailer do Gustavo, tem que fazer sob medida neh? Penso que se tivesse uma opcao de usar um outro tipo de acabamento sobreposto sem a necessidade de resinar seria melhor pois nao precisaria de pintura. Algum acabamento que permitisse resinar a juncao das placas para impermeabilizar e esconder essa juncao. Alguma ideia Ed? Pelo trabalho que vc disse que ta passando na pintura das placas acho que vou partir pra fibra mesmo…

    #63896
    Allex W Farias
    Participante

    Naza. Tem que revestir parte externa em compensado naval e não aplicar diretamente no isopor Em relação a dita calha, vc pode usar perfil de alumínio em L. Existe uns modelos que são utilizados em fábricas de ônibus.

    #63913
    Edintruder
    Participante

    Naza, o maior problema do compensado é que compramos ele de um tamanho, e após instalarmos, a madeira segue secando e curando, reduzindo um pouco o tamanho. Assim, toda a colagem será afetada. No meu caso, como meti muitos parafusos o único problema foi a aberturas de pequenas frestas nas emendas. Coisa de 1mm entre cada placa, mas é essa a origem do meu retrabalho atual… Por fora usa apenas a lâmina de fibra colando o máximo que puderes. Quanto mais rígido ficar melhor será.

    #63923
    Allex W Farias
    Participante

    Edi vc tem que parafusar o compensado naval na extrutura do trailer. Após isso será aplicado a cola tanto no naval quanto na lâmina, colando de forma uniforme como se fosse um adesivo pois senão pode ocorrer bolhas de ar. Não pode haver falhas ou espaços entre os compensados.

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