Trailers: Condução e Manutenção
- Este tópico contém 67 respostas, 21 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 1 mês atrás por GustavoN.
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23 de novembro de 2010 às 00:54 #45017AnônimoInativo
Pessoal, estou preocupado com os problemas que estão ocorrendo com trailers e, apesar de não ter um destes, estou postando este tópico para alertar e chamar à discussão os procedimentos de condução e manutenção desses equipamentos. Não tenho a menor intenção de criticar quem quer que seja. A minha proposta é pedir a quem tenha experiência no assunto, colocar aqui as técnicas corretas que devam ser aplicadas na direção e conservação dos trailers. Recentemente tivemos 3 ocorrências: com nosso amigo Delfim, que estava rebocando seu trailer em São Cristóvão e ao passar por um desnível ou buraco, teve o trailer danificado. O segundo, há menos de um mês, aconteceu com o Leonardo Lerback, cujo trailer teve um “pêndulo”(sway) ao ultrapassar um veículo na Via Dutra. O terceiro aconteceu perto de Ubatuba e foi presenciado pelo safarista João Manuel. Um trailer Turiscar grande, tombou na pista e ao ser rebocado pela equipe de resgate, foi arrastado e no processo foi se desintegrando na pista. Por enquanto só danos materiais, apesar de desagradáveis, mas o intervalo entre eles está se tornando menor e a gravidade tende a aumentar. Por isso faço a pergunta: o que está ocorrendo? Estamos realmente dirigindo da maneira correta? Estamos negligenciando algum procedimento de conservação? Os trailers no Brasil estão envelhecendo e é uma constatação irrefutável. Pintar, polir e calafetar são serviços de conservação ,é claro. Mas quem já entrou embaixo de um trailer para ver se não existe corrosão ou engraxou os rolamentos. Apesar de não ter motorização, não quer dizer que são livres de defeitos. O sistema inercial de freios está atuando, o óleo de freio está sendo trocado? Óleo de freio é higroscópico, isto quer dizer que absorve água (umidade) e perde a propriedade de incompressibilidade, ficando borrachudo. Imagine puxar um quinta roda num declive sem freio inercial eficiente?Adivinhe quem vai ter que segurar o peso todo? Não tem picape que vá aguentar esse tranco…. Sei que posso ser criticado. Poderá aparecer alguém que diga que faz tudo isso e neste caso eu peço que compartilhe com os outros o seu conhecimento. Isso poderá salvar vidas e patrimônio no futuro. Obrigado
23 de novembro de 2010 às 09:50 #46511Stephan RiedererMembroSinceramente, acho que os trailers estão ficando velhos, apesar de acampar em outros campings com minha barraca, eu sou roda quadrada lá em ubatuba, tenho um turiscar parado lá a mais de 15 anos, acho que ele até criou raízes por lá, andar com ele é suicídio. Quando será que a maldita lei da habilitação de trailers vai ser corrigida e alguma empresa internacional virá ao Brasil revender seus trailers e motorhomes? Será que até a copa do mundo? Até as olimpíadas? se estes 2 eventos acontecerem e o campismo passar em branco, podem esquecer.
23 de novembro de 2010 às 22:10 #46512AnônimoInativoÉ por isso amigo Alexandre, que fico cada vez mais de orelha em pé com esse tal de trailer, gostaria muito de ter um, mas como a maioria é antiga e a conservação nem sempre vai ser a adequada, fica fácil pegar uma bucha de canhão e aí vai sobrar pra quem gosta de tudo muito bem acertadinho e funcionando em dia. Conheço pessoas que entram no seu carro ligam e saem, sem nem olhar o óleo ou a água, imagina se eles fossem donos de um trailer que é rebocado.
29 de novembro de 2010 às 23:29 #46514AnônimoInativoPara quem ainda tem vontade de adquirir um trailer novo, ainda teríamos a opção da Motortrailer, a Rodytrailer e a Delka Reboques que fazem modelos novos. A legislação retificadora da carteira de habilitação ainda está em alguma gaveta do Senado, só faltando ser apresentada em plenário para aprovação. A senadora responsável recomendou a aprovação da mesma sem alterações. Só nos resta rezar. Concordo com dr. Green, se nada acontecer até a copa do mundo vai ficar muito difícil. E ainda acho muito improvável que alguma emprea lá de fora se interesse em fabricar alguma coisa aqui no Brasil, ainda mais com esses impostos malucos.
24 de janeiro de 2011 às 23:54 #46498Daniel LarroqueParticipanteÉ amigo Tarcitano, seu questionamento é pertinente. Meu projeto é adquirir um trailer em breve, mas fico de cabelo em pé ao pensar que são raras no Brasil as empresas de manutenção desses equipamentos, que dirá aqui em Goiânia onde moro atualmente. É preocupante verificar que a cada dia que passa os trailers estão ficando cada vez mais raros e obsoletos. Não fosse pelo fato de ser brasileiro e não desistir nunca, já teria sedido às forças ocultas e desistido dessa empreitada. Um forte abraço!
30 de agosto de 2011 às 04:36 #46734AnônimoInativoPessoal, vou reativar este tópico com uma postagem em que corro o risco de ser amaldiçoado com todas as pragas do Egito. A minha intenção não é “tirar a azeitona da empada de ninguém” mas sim um motivo de preocupação com a segurança de quem vai usar ou voltar a usar o trailer após a correção da lei da carteira B. Acho que todos ou a maioria viu a reportagem do site da Carsale em que um especialista em direção (?) colocou suas opiniões e gerou um efeito de metralhadora, em que eu mesmo na época, também assestei minhas baterias contra o dito cujo. Agora me voltou à memória este episódio e parei para pensar no assunto e mesmo não concordando com a entrevista, já que o fulano falou como se todos os que fossem dirigir trailer fossem assasinos em potencial, uma pergunta me incomoda: quantos de nós, habilitados a rebocar um trailer, sabemos ou fomos informados de como rebocar um trailer e como contornar um problema tipo pêndulo numa estrada? Muitos talvez até se esqueceram de como proceder, após tanto tempo de “roda quadrada” e os futuros motoristas que comprarem trailer, será que serão informados das técnicas? Acho que seria de bom alvitre, as pessoas que detem conhecimento gerarem um manual ou procedimentos para serem divulgados a todos que pretendem dirigir ou voltar a dirigir rebocando trailers. Eu dirijo um motorhome de 11 metros. Quando o comprei, apesar de já ter carteira D, no pouco tempo em que pude dirigir até o problema da transferencia, tive que praticar a direção até dominar o veículo. Após 3 anos parado, ao voltar a dirigir, quase que cometo os erros que fiz quando peguei o MH pela primeira vez. Um carro e um MH são veículos totalmente diferentes na forma de guiar. Como se portar no transito e como fazer curvas sem subir na calçada e não arrancar postes ou passar por cima dos outros são procedimentos diferentes de se guiar um carro. Dirigir um carro rebocando um trailer também apresenta aspectos diferentes e mesmo como manobrar, ultrapassar e dar marcha a ré com o trailer exigem cuidados constantes. Muito pouca gente se aventurou a rebocar trailer nesse período de 1997 a 2011 e eles detem conhecimento para ensinar aos outros ou faze-los relembrar. O que acham da idéia? Repito: a minha preocupação é com a vida e segurança das pessoas envolvidas. Não me preocupo se quiserem me crucificar e nem sou candidato a nada…..[hr] Um outro ponto que gostaria de abordar é que tenho visto nos e-mails de grupos de campismo, comentários sobre uma nova lei que proíbe carregar bebidas alcoólicas dentro dos veículos. Acho até interessante se evitar que a turma se embriague e cause acidentes, que ainda acontecem mesmo com as blitzes da Lei Seca. O questionamento é como se enquadram os veículos tipo motorhome que não possuem porta-malas como os carros comuns e seria o local de transporte permitido pela nova lei. Sei que isso vigora nos EUA há muitos anos, não sei como é na Europa. Mas nos EUA, se tiver uma garrafa ou lata de cerveja dentro do carro, mesmo esquecida há séculos, se o policial pegar a multa e a cana são certos. se tiver que levar bebida, tem que ser no porta-malas. Eu faço parte do RV.Net, um forum de campismo americano e para pegar informações coloquei um post pedindo ajuda a eles de como a legislação american age nesses casos. Vamos ver o que a turma responde.
31 de agosto de 2011 às 23:32 #46735Stephan RiedererMembroHmmmm eu acho legal esse tipo de manual, por exemplo, no meu caso se eu quiser puxar meu trailer é só pedir umas dicas pro meu pai e pronto, mas e quem não tem pai campista igual eu ia agradecer e muito um manualzinho básico mesmo que seja pela net né
1 de setembro de 2011 às 18:22 #46743AnônimoInativoBoa idéia Alexandre, tenho interesse em adquirir um trailer para mim, mas não tenho a experiência de rebocar um, se tivessemos um manual de condução, e por que não um de manutenção básica, isso ajudaria e muito. Parabéns pelo tópico, e quem puder ajudar que nos faça.
5 de setembro de 2011 às 01:47 #46748AnônimoInativoPessoal, vou tentar falar com a turma que não deixou de rebocar trailer nesse período e ver o que pode ser feito. Estive ausente por um tempo devido a problemas de acesso ao forum.O Marcão e o Dr. Green devem ter comido fogo para manter a coisa funcionando mas ainda assim fui banido duas vezes…Espero que agora não me expulsem mais. Prometo ser bonzinho daqui para frente…
5 de setembro de 2011 às 13:03 #46752Marcos PivariMestrefica sossegado tarça… agora estamos em porto seguro no novo servidor….. com tempo para dar os próximos passos.
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