Trailers: Condução e Manutenção
- Este tópico contém 67 respostas, 21 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 2 meses atrás por GustavoN.
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20 de setembro de 2011 às 03:08 #46783AnônimoInativo
Ô pessoal, tanto o trailer como a safari ficaram show de bola…parabéns à turma. Óia aqui dr. Green, eu não tenho preconceito com ninguém, tá legal? Também ralei como engenheiro e sei como é a barra…..rsrsrsrs. Hoje sou um vagabundo aposentado que mal sabe digitar no teclado por causa dos cascos…kkkk
20 de setembro de 2011 às 11:01 #46785Stephan RiedererMembroQuando eu virar um vagabundo aposentado vou vender minha casa e morar no motorhome só rodando pela américa do sul!! kkkkk
21 de setembro de 2011 às 13:07 #46787AnônimoInativotópico bastante interessante, apropriado e muito oportuno. com a liberação da obrigatoriedade da letra E, é possível que algum maluco resolva sair com um roda quadrada pelas estradas. rebocar um trailer não é nenhum bicho de 7 cabeças, mas requer prudência e bom senso. quando tiro o meu beija-flor da garagem (devo fazê-lo em breve, novamente), minha primeira parada é no posto para verificar a lubrificação do eixo/bequilha, calibragem dos pneus e aperto das porcas das rodas. a segunda parada é na oficina, para verificar pastilhas/óleo de freio e lanternas. nessa saidinha aproveito para instalar os retrovisores auxiliares, pois a minha ranger é mais estreita que meu trailer, então os espelhos originais não são suficientes para uma condução segura. só depois dessa via sacra é que saio para a viagem. na estrada, faróis acesos mesmo durante o dia, velocidade de 80km/h, cuidado triplicado para uma eventual ultrapassagem, e muita atenção quanto a distância do veiculo da frente, afinal, frear com esse adicional de peso leva muito mais tempo. outro ponto a ser cuidado é com o desnível entre a pista e o acostamento, pois se sair uma roda do trailer fora da pista, o risco dele dançar é considerável. durante a viagem, paro com muito mais frequência para descansar e verificar se está tudo bem com engate, tomada de força, corrente, e se dentro do trailer não tem nada solto que possa comprometer a estabilidade. certa vez, indo para Piratuba, peguei um trecho da BR-153 no sul do PR, divisa com SC que tinha tanta trepidação no asfalto que a porta de correr do banheiro se soltou do trilho, sorte que a parada na primeiro posto foi providencial para evitar um prejuízo maior. tive um único pendulo, numa ultrapassagem na Castelo Branco, por conta do deslocamento de ar de uma carreta aliado ao meu excesso de velocidade. desisti da ultrapassagem tirando o pé do acelerador sem frear e com a redução da velocidade o trailer se estabilizou. pura inexperiência. espero agora que, com essa nova regulamentação, o mercado receba novos equipamentos e que eles tenham melhorias significativas no chassi e estrutura. entendo que rebocar um trailer exige muito mais do motorista que dirigir um motorhome. entendo também que um motorhome é muito mais confortável em trânsito que um trailer, mas penso que um trailer requer muito menos manutenção, que tem um investimento menor e que no camping oferece o mesmo serviço que um motorhome. então, para o meu estilo de vida, o trailer (ainda que seja velho e quase que uma carreta com teto) me oferece mais, até enquanto eu possa arrastar o bicho até o engate….. abraços, gilberto tietê/sp
25 de setembro de 2011 às 00:47 #46794AnônimoInativoAmigo Gilberto, sua colocação foi providencial. Agora com a liberação da lei, vamos torcer para que a turma tome as mesmas precauções que voce tem na condução do trailer. O problema do pendulo é real e pouca gente saberia como contornar esse efeito. Muita gente pode se assustar e a primeira reação é calcar no freio e a situação se complica. Como ficaram anos parados, uma revisão mecanica é imprescindível. O pessoal tem que se lembrar que os trailers no Brasil estão com mais de 15 anos de uso, daí para mais e a tecnologia avançou muito. Já vi vídeos no youtube sobre dispositivos para compensar pendulo e obviamente não existem por aqui. Sua condução a 80 km/h é condizente com o seu trailer. Ele foi feito numa época em que as estradas e os carros não voavam como hoje. Mesmo as picapes eram mais lentas que as atuais. Hoje todas elas tem turbo intercooler e disputam cara a cara com carros a gasolina. Se voce estiver rebocando um trailer destes e esquecer, está arriscado a chegar no camping só rebocando o eixo, o resto se ddesmantelou na estrada…..rsrsr
12 de novembro de 2012 às 22:10 #47458Carlo PeccaParticipanteRevitalizando o tema “Trailers: Condução e Manutenção”, eu sou novo na condução de trailer, pois até o momento só andei 1.200Km entre a cidade do Rio de Janeiro e Campos dos Goytacazes, já foram 4 viagens e a BR101 tem muitas carretas e caminhões graneleiros de três eixos. Tenho um jepp Bandeirante ano 90, motor mercedes e um trailer colibri, é o pequeneninho da Karmanguia, e olha que a minha velocidade máxima na estrada é de 70 Km/h devido ao trafego dos caminhões ser muito intenso e as carretas de 40Ton é que ditam a velocidada, principalmente nas subidas. Como “jeppeiro” vivo reapertando os parafusos e porcas do jepp, é…o bicho vibra um pouquinho e tem que estar sempre de olho na suspensão e etc, etc. O meu trailer foi reformado recentemente, é ficou mais de 4 meses no desmonta e remonta, troca, ajusta, cola, impermeabiliza e finalmente pintura. Xí, já me estendi demais e quase esqueçi do proposito inicial, assim aos que irão iniciar na condução em estradas, lembre-se: o importante é chegar com segurança e sem pressa, afinal a tartaruga anda a séculos e quem morre cedo é o coelho. Abraço a todos.
12 de novembro de 2012 às 22:19 #47459Odair TeixeiraParticipanteCarlo Poste fotos do conjunto par nós. Sds Odair
13 de novembro de 2012 às 21:04 #47461Carlo PeccaParticipanteBlz Odair. Como é que eu coloco as fotos aqui no forum?
14 de novembro de 2012 às 12:17 #47462leandrovarandaParticipanteCarlo Pecca wrote:Blz Odair. Como é que eu coloco as fotos aqui no forum?Quando clica em citar aparece em cima da caixa de texto algumas opções, como negrito, tabulação, etc. do lado disso tem uma fotinha é la que clica para inserir uma imagem. Só clicando em responder não vi essas opções.
14 de novembro de 2012 às 13:25 #47464Carlo PeccaParticipanteOK, vou tentar. O meu trailer externamente já ta todo pintado e dei uma reforma na parte estrutural reforçando o conjunto próximo ao engate. Coloquei a cx de trecos (bujão de gas e etc) e atualmente estou mexendo por dentro: nova instalação elétrica Ac e rede de 12Vdc para sistema de iluminação de emergência e ventilação. Quando terminar coloco fotos, OK?
14 de novembro de 2012 às 17:56 #47468Stephan RiedererMembrota lindão o trailer por fora hein, vou ficar acompanhando o tópico pra ver as fotos de dentro!
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